Em sua obra “sociedade em rede”, o sociólogo espanhol Manuel Castells expõe o quanto a sociedade tornou-se interconectada e dependente das novas tecnologias, como por exemplo a internet. Nessa nova organização social, cita o autor, os indivíduos que não se adaptarem a tais novidades serão excluídos, perdendo sua representatividade. No Brasil hodierno, essa exclusão digital é um problema que afeta dentre tantos setores da população, os idosos, que devido a dificuldades físicas e ao preconceito, são marginalizados, não usufruindo dos benefícios proporcionados pelos aprimoramentos tecnológicos.
Primeiramente, destaca-se que uma das causas do afastamento da população mais velha dos aparatos da tecnologia são os prejulgamentos por parte dos mais novos. No livro “A velhice”, a escritora francesa Simone de Beauvoir disserta uma perspectiva sociocultural através dos idosos, que relata como esses são subjugados como sendo inválidos. Em âmbito nacional também existe tal preceito, no qual, comumente, não há interesse em agregar os anciãos, já que há uma visão equivocada que considera-os ultrapassados, seja por parte dos fabricantes dos produtos quanto pelos demais cidadãos.
Ademais, em conjunto com tais julgamentos, cabe ressaltar a falta de adaptações eletrônicas aos brasileiros com idade avençada. Ao longo dos anos, há uma incidência comum de diversas patologias limitantes, como a artrite, que prejudica os movimentos das mãos, além das deficiências auditivas e visuais. Esses problemas acarretam na dificuldade de manipular e compreender os aparelhos, que usualmente não possuem adequações de fácil acesso, desestimulando seu uso no cotidiano dos idosos.
Diante dos fatos apresentados, evidencia-se a relação entre o preconceito, o descaso das indústrias de tecnologia e a exclusão digital dos idosos no Brasil. Por conseguinte, é de responsabilidade do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos oferecer programas de inclusão aos eletrônicos, tais como aulas de informatica nos centros de convivência social. Também é de suma importância que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação estimule o comércio de aparelhos com adaptações, como teclas aumentadas e funções simplificadas. Esse estímulo deve prover de benefícios fiscais ás empresas que aderirem a essas adequações. Essas medidas em conjunto, atenuarão a problemática e contribuirão para a isonomia social, prevista na Constituição Federal.
Jeremiass
Tudo bem Barbara? Não sou especialista, mas vou tentar dar uma nota baseado pela minhas redações.
Primeiro ponto: excelente redação, você de início faz uma citação que encaixa perfeitamente com o panorama do texto.
Agora vamos aos “erros”.
_ Suas teses foram bem embasadas, no entanto, faltou detalhamento, apenas colocar que tal fato é prejudicial não é detalhar.
_ Sua T.I não retomou o contexto do filósofo apresentado no início, isso é uma pena pq além de tirar ponto no quesito coesão, não dá um fechamento pro texto que estava muito bom.
Pontos positivos: Suas OAC são Excelentes, conhecidas e bem argumentadas(só falta detalhar mais a tese)
Parabéns, você está no caminho certo
1° Tema: 200 (soube discorrer bem)
2° norma culta: 200(não houve problemas)
3° argumentação: 180 (divido às teses pouco debatidas)
4° Coesão e coerência: 180(Fechado do texto na T.I)
5° Conclusão:180(retomada)
almirmenezes
Olá, Barbará. Não sou nenhum profissional mas irei comentar sobre sua redação.
Vou comentar por partes.
1°- Parágrafo de introdução:
Em sua obra “sociedade em rede”, o sociólogo espanhol Manuel Castells expõe o quanto a sociedade tornou-se interconectada e dependente das novas tecnologias, como por exemplo a internet. Nessa nova organização social, cita o autor, os indivíduos que não se adaptarem a tais novidades serão excluídos, perdendo sua representatividade. No Brasil hodierno, essa exclusão digital é um problema que afeta dentre tantos setores da população, os idosos, que devido a dificuldades físicas e ao preconceito, são marginalizados, não usufruindo dos benefícios proporcionados pelos aprimoramentos tecnológicos.Em sua obra “sociedade em rede”, o sociólogo espanhol Manuel Castells expõe o quanto a sociedade tornou-se interconectada e dependente das novas tecnologias, como por exemplo a internet. Nessa nova organização social, cita o autor, os indivíduos que não se adaptarem a tais novidades serão excluídos, perdendo sua representatividade. No Brasil hodierno, essa exclusão digital é um problema que afeta dentre tantos setores da população, os idosos, que devido a dificuldades físicas e ao preconceito, são marginalizados, não usufruindo dos benefícios proporcionados pelos aprimoramentos tecnológicos.
—- Ficou perfeita a introdução, conseguiu interligar as citações do autor com o texto e apresenta a contextualização, fica explicita a tese e os 2 argumentos propostos. (dificuldades físicas dos idosos e o preconceito sofrido por estes)—-
2°- Parágrafo de Desenvolvimento:
Primeiramente, destaca-se que uma das causas do afastamento da população mais velha dos aparatos da tecnologia são os prejulgamentos por parte dos mais novos. No livro “A velhice”, a escritora francesa Simone de Beauvoir disserta uma perspectiva sociocultural através dos idosos, que relata como esses são subjugados como sendo inválidos. Em âmbito nacional também existe tal preceito, no qual, comumente, não há interesse em agregar os anciãos, já que há uma visão equivocada que considera-os ultrapassados, seja por parte dos fabricantes dos produtos quanto pelos demais cidadãos.
—-Gostei muito do segundo parágrafo de desenvolvimento, explora a parte do preconceito sofrido. Fiquei um pouco me questionando em relação quando cita os fabricantes de produtos, achei um pouco vago, mas nada que atrapalhe muito—-
3°- parágrafo de Desenvolvimento:
Ademais, em conjunto com tais julgamentos, cabe ressaltar a falta de adaptações eletrônicas aos brasileiros com idade avençada. Ao longo dos anos, há uma incidência comum de diversas patologias limitantes, como a artrite, que prejudica os movimentos das mãos, além das deficiências auditivas e visuais. Esses problemas acarretam na dificuldade de manipular e compreender os aparelhos, que usualmente não possuem adequações de fácil acesso, desestimulando seu uso no cotidiano dos idosos.
—– Muito bom também, ficou faltando apenas um repertório legitimado, para comprovar os fatos expostos.—-
4°- Parágrafo de conclusão:
Diante dos fatos apresentados, evidencia-se a relação entre o preconceito, o descaso das indústrias de tecnologia e a exclusão digital dos idosos no Brasil. Por conseguinte, é de responsabilidade do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos oferecer programas de inclusão aos eletrônicos, tais como aulas de informatica nos centros de convivência social. Também é de suma importância que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação estimule o comércio de aparelhos com adaptações, como teclas aumentadas e funções simplificadas. Esse estímulo deve prover de benefícios fiscais ás empresas que aderirem a essas adequações. Essas medidas em conjunto, atenuarão a problemática e contribuirão para a isonomia social, prevista na Constituição Federal.
—- Ficou show! Restou apenas detalhar a primeira proposta de intervenção.
Espero que goste! Essa foi a minha primeira correção:)
vilmapereiradasilva
Na sua introdução faltou o seu ponto de vista defendendo a sua tese. em vez disso você colocou o ponto de vista do o sociólogo espanhol Manuel, que poderia ser citados como fatos de argumentos.
No Brasil hodierno, essa exclusão digital é um problema que afeta dentre tantos setores da população idosa. ( esta escrita sua poderia ser o tópico frasal ou seja sua tese de opinião em defesa dos idosos.
Primeiramente, destaca-se que uma das causas( faltou a segunda causa)
você tem bastante conhecimento de leitura, mas tem que defender mais a sua opinião, e só colocar como exemplos as citações. Boa noite também estou aprendendo, Esta correção e construtiva ena~destrutiva fica a dica.
Barbara Klaus
Oi vilma, tudo bem? Meu ponto de vista é defendido logo após a citação do sociólogo, referenciando que o problema também ocorre no Brasil e afeta os idosos. A segunda causa está explicita ali no 3 parágrafo, após o conectivo de adição “Ademais”. A primeira causa, que deixei claro no primeiro parágrafo foi o preconceito, na qual citei uma obra da filosofa Simone de Beauvoir, e a segunda causa, explicita no próximo parágrafo é a falta de adaptações. Existem duas referências no texto.
Yago42409
Olá Barbara,eu não sou um especialista em redação e acredito que nesse momento você escreve bem melhor que eu,o que eu queria apontar é na questão dos exemplos nos desenvolvimentos,a mim foi aconselhado fazer o tópico frasal,argumentar e só depois de argumentar colocar algum exemplo pq o exemplo é que vai comprovar sua ideia.Mas acho que é isso,foi uma dica que me deram,mas desse jeito também deve funcionar,eu senti falta de outras áreas do conhecimento que dê mais engajamento como filmes,séries,citações,mas é só minha opinião,sua redação ficou muito boa
Barbara Klaus
Olá Yago, tudo bem? Muito obrigada pela sua atenção e por sua correção. Eu acredito que há um certo equivoco em exemplificar e depois argumentar, tornando a redação sistematizada, de uma forma que não gosto. Além disso, não concordo com seu apontamento, pois há a referência de duas obras escritas por sociólogos, além da citação à constituição federal. Na redação, além de citações, costumo prezar pelo meu conhecimento de mundo.
Marcos_M
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (160)
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (160)
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA. (160)
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (200)
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (120)
TOTAL (800)
almirmenezes
Olá Marcos. Acho que você está completamente equivocado!
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA- Não sou bom na parte gramatical, porém ainda estou a procura de algum erro… poderia me apontar ?
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO- A redação inclui tudo que está nessa competência, não fugiu do tema hora nenhuma e trouxe conhecimento literário e filosófico.
(200)
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.- Não tem nem o que falara (200)
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (200)
OMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (120) 120??? A proposta dela foi perfeita, citou os ministérios de ponta a ponta corretos! (200)
tiraria no mínimo 940
Barbara Klaus
Olá Marcos, tudo bem? Desde já agradeço a sua correção. No entanto, gostaria de saber: Em quais erros e acertos foi baseada essa sua pontuação? Onde estão os erros ortográficos, a falta de compreensão? Qual é o problema com a P.I para justificar essa pontuação tão baixa que você sugeriu?