A notória obra literária “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de problemas e conflitos sociais. Fora da ficção, a sociedade brasileira denota-se contraditória à obra supracitada, uma vez que a inacessibilidade, interligada à inércia governamental, realça o alto índice de evasão escolar no Brasil. Logo, faz-se necessária a atuação de subterfúgios eficientes, a fim de mitigar esse infortúnio social brasileiro.
Vale salientar, a princípio, as diretrizes que viabilizam, no que tange o corpo social, a ocorrência da evasão escolar. Nesse contexto, é imprescindível elencar a péssima distribuição de renda e infraestrutura, que acomete grande parte da população brasileira, como impulsionadora da problemática em questão. Paralelamente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o índice de abandono escolar é, aproximadamente, oito vezes maior frente aos indivíduos de baixa renda, bem como aqueles que vivem em regiões rurais, tendo como principal vínculo a falta de acessibilidade à escola. Eventualmente, quando negligenciada, a evasão escolar é capaz de gerar uma série de complicações, elevando-se a níveis catastróficos e trazendo consigo vários impactos negativos.
Ademais, deve-se ressaltar a ausência, em sua grande maioria, de medidas governamentais adequadas, as quais visem combater esses obstáculos. Nesse sentido, constata-se que a comunidade nacional tenderá a sofrer com o crescente índice de evasão escolar no Brasil, ficando à mercê da inércia governamental. Tal conjuntura, de acordo com o filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre com o seu papel de garantir a todos os cidadãos brasileiros seus indubitáveis direitos sociais, como o direito à educação. Sendo assim, tais fatores transcendem a necessidade de alternativas que busquem a melhoria dessa realidade distópica.
Desta forma, infere-se que ações devem ser tomadas para resolver essa situação. Portanto, é necessária a intervenção do Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade – através do Ministério da Educação, a fim de estabelecer mecanismos eficientes para o combate de problemática supramencionada. Para tal, esse agente deve criar programas sociais, os quais auxiliem os cidadãos de baixa renda, como também aqueles que vivem em regiões rurais, frente à plena acessibilidade escolar e, consequentemente, atenue o alto índice de evasão escolar. Desta forma, tencionar-se-á, através dessas medidas, que a comunidade brasileira se aproxime da utopia retratada por More em sua obra.
Camile
Parágrafo 1: muito boa a sua introdução, abordou bem o tema.
Parágrafo 2 e 3: sem palavras, ficaram bem argumentados.
Parágrafo 4: ótima proposta de intervenção e muito completa.
Geral: conseguiu repassar o que realmente quis dizer de forma clara e objetiva com um vocabulário magnífico.
Nota
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
natan_rosa
Bom dia, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Gostei da sua introdução.
2- Falta de acento em “eficiente”
3- Ótima introdução.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1-Boa argumentação.
2-Bom uso dos dados.
3- Ótimo parágrafo.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 2:
1- ótima segunda argumentação.
2-Sem erros.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise da Conclusão:
1- Boa conclusão.
2- proposta perfeita.
3- Boa retomada final.
Total: 980
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
obs: Provavelmente, algum corretor te daria 1000, mas outro daria 960 pelo erro de Português, então tem-se 980.
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :)