A evasão escolar em questão no Brasil (nota pfvr)

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De acordo com dados divulgados pelo IBGE, 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. Esses números demonstram que o problema da evasão escola está presente de forma complexa na realidade brasileira.Nesse contexto, a evasão escolar é um desafio e persiste devido, não só à falta de condição econômica dos alunos, mas também à falta de escolas.

Convém ressaltar, a princípio, que a condição econômica dos alunos é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menos nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão da condição econômica dos alunos é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange o problema, sua erradicação tem sido complicada.

Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, a falta de escolas não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema.

Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema.Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino das verbas brasileiras, a fim de remanejá-las a áreas que mais necessitam.Para que tal distinção seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas a população interaja e aponte as questões como a evasão escolar, que precisam ser resolvidos com urgência.

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2 Correções

  1. Bom dia!!!!!!!!

    De acordo com dados divulgados pelo IBGE, [1]2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. Esses números demonstram que o problema da evasão escola está presente de forma complexa na realidade brasileira.Nesse contexto, a evasão escolar é um desafio e persiste devido, *não só à falta de condição econômica dos alunos, mas também à falta de escolas.*

    [1] SEMPRE coloque data, ano do dado, para parecer mais verídico, e conseguir mais credibilidade com o leitor.

    ** creio que essa seja sua tese eu vou me basear nela para corrigir os outros 2 parag.

    Convém ressaltar, a princípio,[1] que a condição econômica dos alunos é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil[2], somando setores públicos e privados, está no seu menos[3] nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão da condição econômica dos alunos é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange o problema, sua erradicação tem sido complicada.

    [1] Poderia ter usado invertido, ficaria melhor. A princípio, convém ressaltar que…
    [2] de novo os dados, use datas
    [3] Use “está em seu menor” ao invés de “no seu”

    Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, a falta de escolas não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema.[1]

    [1] Você PECOU nesse parágrafo, vc usou uma citação para desenvolver seu parag. lembre-se NUNCA faça isso, dados e citações são sempre para complementar e não serem usada dessa forma. Outro ponto vc escreveu muito pouco, sempre tente manter um padrão de linhas 5 ou 6 por cada parag. o maior paragrafo deve ser o ultimo onde vc apresenta suas propostas de intervenção.

    Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema.Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino das verbas brasileiras, a fim de remanejá-las a áreas que mais necessitam.Para que tal distinção seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas a população interaja e aponte as questões como a evasão escolar, que precisam ser resolvidos com urgência.[1]

    [1] Sua forma de intervenção não tem nada a ver com a tese apresentada, use formas de resolver o problema citado no desenvolvimento do seu texto.
    E lembre-se que é como se vc quisesse resolver esse problema então coloque um orgão responsavel, o dever dele, o modo como ele vai fzr isso, para quem e qual será o resultado.

    C1: 120
    C2: 80
    C3: 80
    C4: 160
    C5: 120
    TOTAL: 560

    BOA SORTE!

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  2. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. Esses números demonstram que o problema da evasão escola(1) está presente de forma complexa na realidade brasileira.Nesse contexto, a evasão escolar é um desafio e persiste devido,(2) não só à falta de condição econômica dos alunos, mas também à falta(3) de escolas. (4)

    1 – escolar
    2 – sem vírgula

    3 – repetição da palavra ‘falta’ próximas.

    4 – tese por causas: ausência de condição econômica e de escolas.
    Convém ressaltar, a princípio, que a condição econômica(5) dos alunos é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menos(6) nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão da condição econômica dos alunos(10) é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange o problema, sua erradicação tem sido complicada.
    5 – repetição de palavras: “condição econômica, alunos, problema” procure diversificar com sinônimos ou vai te prejudicar na competência 4.
    6 – menor
    10 – vírgula

    Observação: Você começa afirmando que a condição econômica é determinante para a evasão escolar e logo depois apresenta dados do FGV sobre um menor investimento em setores públicos. Então, o repertório não tem relação direta com o tema e nem mesmo com o seu argumento, então faltou uma explicação que trouxesse exemplos concretos da condição econômica dos alunos e a forma pela qual a falta de investimento estatal afeta tal condição.
    Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, a falta de escolas não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema.

    Observação: parágrafo curto demais. Lembra que a competência 3 cobra exatamente o desenvolvimento dos argumentos, então valorize escrever mais no desenvolvimento os argumentos que você selecionou na tese.
    Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União(agente) devem fiscalizar o destino das verbas brasileiras(ação), a fim (finalidade) de remanejá-las a(7) áreas que mais necessitam. Para que tal distinção seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas(ação 2), nas (8)a população interaja e aponte as questões como a evasão escolar, que precisam ser resolvidos(9) com urgência.

    7 – à
    8 – nas quais
    9 – resolvidas

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120
    640

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