A obra “Vidas Secas”, do escritor Graciliano Ramos, retrata a história de uma família de retirantes e suas dificuldades para encontrar água e alimento em meio à seca. Nesse sentido, percebe-se que no contexto hodierno ainda existem pessoas em situação análoga, tendo em vista que a crise hídrica faz-se presente no Brasil. Isso ocorre devido à corrupção e à negligência estatal.
Nessa lógica, vale ressaltar que a desonestidade colabora para o desenvolvimento da escassez de água. Segundo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, no Brasil há um “homem cordial”, isto é, que não é capaz de distinguir o público do privado, com o intuito de obter benefício próprio em detrimento da coletividade. Com base nisso, esse comportamento pode ser encontrado quando se observa que alguns macro produtores rurais desviam o curso dos rios para sua propriedade, enquanto os outros moradores sofrem com a falta de água. Desse modo, tal fato é comprovado pelo Correios Braziliense, o qual informa que 37% do desperdício advém da clandestinidade. Assim, é perceptível que a distribuição de água, que deveria ser equitativa, beneficia apenas os indivíduos de maior poderio econômico.
Ademais, convém ressaltar que a ineficiência do estado agrava o impasse. De acordo com a Constituição de 1988, a disponibilização de água é um direito indispensável ao cidadão. Embora haja essa determinação, nota-se a falha no cumprimento da legislação, uma vez que, apesar de ter sido realizada a Transposição do Rio São Francisco, algumas regiões ainda sofrem com a falta de infraestrutura oriunda das obras inacabadas. Nesse cenário, muitas adutoras permanecem inutilizáveis e não conseguem abastecer a totalidade do país. Dessa forma, sem um plano eficaz para continuar o projeto, dificilmente a concessão presente na Carta Magna será garantida, o que promove a continuidade da escassez de água.
Portanto, é necessário combater a escassez de água. Para que isso ocorra, a Agência Nacional das Águas (ANA), órgão responsável pelo controle dos recursos hídricos, deve fiscalizar o abastecimento hídrico, por meio de rondas diárias no curso dos rios, com o fito de dificultar o seu uso inadequado. Outrossim, o Ministério da Infraestrutura precisa disponibilizar verbas aos estados brasileiros, para que os projetos hídricos sejam concluídos. Por fim, o cenário desesperador vivido em “Vidas Secas” não será presenciado pela nação.
riquelmov
C1: não notei nenhum erro gramatical
C2: os repertórios foram bem colocados e totalmente relacionados à temática.
C3: achei que faltou falar mais um pouco em ambos os desenvolvimentos sobre os desdobramentos
C4: tudo certo
C5: completo
Se fosse dar uma nota acho que ficaria entre 960 e 940
Brunalouro
Sua redação está ótima, sua análise sobre o tema está muito boa, você usou citações, que é essencial para uma redação, fez muito bem a introdução, o argumento 1 e o argumento 2 e a conclusão, você apontou corretamente os problemas, e citou os agentes que podem solucionar os mesmo, continue assim, que você vai longe.
Mariazinhaescreve
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você colocou um exemplo do “homem cordial” e colocou dados, acho que você deveria balancear e colocar os dados em 1 parágrafo e o exemplo/citação/alusão em outro.
Sua conclusão começou bem, mas faltou mais detalhamento, mais soluções, mais agentes como o Governo Federal, Estado e Município.
melmelo123
Introdução: Repertório sensacional, ponte OK, tese OK.
Argumento 1 e 2: Repertórios OK e argumento show!! só toma cuidado com as repetições de palavras!!!
Conclusão: proposta de intervenção OK também!! Só não consegui achar o detalhamento e o meio…
Se eu fosse corretora, te daria mais de 900, parabéns!
Adlamilly
C1
DESVIOS 100
ESTRUTURA SINTÁTICA 100
C2
ABORDAGEM COMPLETA 40
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO 40
REPERTÓRIO LEGÍTIMO 40
PERTINENTE 40
PRODUTIVO 40
C3
PROJETO DE TEXTO 50
DEFESA DE UM PONTO DE VISTA 50
DESENVOLVIMENTO 50
AUTORIA 50
C4
CONECTIVOS INTERPARAGRAFAIS 40
ITRAPARAGRAFAIS 40
FUNÇÃO CORRETA 40
REPETIÇÃO CONECTIVOS 40
REPETIÇÃO PALAVRAS 20 “escassez da água”
C5
AGENTE40
AÇÃO 40
MEIO/MODO 20 não identifiquei o 2° meiomodo
FINALIDADE 40
DETALHAMENTO 20 não identifiquei
TOTAL: 940
ESSA REDAÇÃO TÁ LINDAAA VAMO PRA O MIL!!