O ser humano, desde seu início, desenvolve suas capacidades não apenas para sobrevivência, mas também para a comunicação e linguagem. As configurações dos relacionamentos interpessoais evoluem conforme as gerações passam. Das pessoas sentadas lado-a-lado lendo jornais e livros diferentes, sem contato algum, chegando até o que se conhece hoje: mensagens e publicações a serem curtidas e comentadas.
É certo que o ser humano é um ser sociável, mas quando evoluí-se nossas tecnologias para comunicação e as carregamos no bolso a todo momento, as relações mudam de configuração, não necessariamente deixamos de ser sociáveis, apenas mudamos a forma. O amigo distante agora está a toques de distância, por exemplo. A preocupação se dá quando a atenção na notificação da tela virtual consegue transportar as pessoas do momento presente da realidade para um ponto virtual, onde supostamente ela estaria mais feliz.
Com a pandemia do COVID-19 obrigando todos ao isolamento social pelo mundo, percebeu-se que existem diversos tipos de pessoas: aquelas que precisam de um carinho e atenção real, toque físico e presença na realidade, enquanto outras apenas precisam de mensagens de texto, fotos e chamadas de voz e vídeo. O que culminou em diversas publicidades de empresas grandes, como Mc Donalds, Burger King, Boticário e Natura, comunicando como a distância pode aproximar também.
Da onde parte o sentimento de solidão? E por que se entende essa distância como algo ruim? Enquanto sociedade, o ser humano tende a padronizar tudo que conhece, desde corpos até relações. O que foge a essa norma é tido como errado e prejudicial, porém existem diversos tipos de pessoas e necessidades, a solidão física pode ser muito boa para alguns e muito prejudicial para outros, seja em doses extremas ou variadas, o que prejudica o ser é a relação da expectativa versus realidade.
Além do diferente, o que muitas vezes assusta o indivíduo é entrar em contato consigo mesmo. A autorreflexão. Faz-se necessário então que busquemos sempre nos conhecermos mais, procuremos ajuda especializada de psicólogos e psiquiatras e entendamos o que procuramos de fato no virtual e o que esperamos do real. A tecnologia deve ser ferramenta, não vício. Todo vício é autodestrutivo e deve ser analisado e cuidado, mas não podemos tender ao extremo oposto de rejeitar todo e qualquer tipo de nova configuração de relacionamento e tecnologia.
Katley
Boa tarde.
– Sua redação não está de acordo com as normas do ENEM, e sobre este padrão que estou analisando.
– Não pode utilizar o “nós” em nenhuma parte do texto, pois deve ser impessoal ” para que consigam retomar suas vidas sem grandes marcas de violência”, dentre outros exemplos..
– Você deve se posicionar a favor ou contra uma tese em seu texto, nunca utilize o meio termo.
– Você excedeu o número de linhas, só é possível escrever até 30.
Mas se a intenção foi não escrever de acordo com o ENEM, sua redação ficou excelente!
Camila de oliveira
Olá, tudo bem?
Sua introdução está boa, mas de acordo com as normas do Enem está faltando a tese, os argumentos que serão discutidos ao longo do texto…
Pesquise as redaçoes nota 1000 dos ultimos anos e analise as estruturas.
Seus desenvolvimentos estão muito bem escritos, mas precisa colocar de onde tirou a informação expostas no D1, qual foi a sua fonte? ela precisa está no texto.
Sua conclusão não está nada detalhada, não de acordo com o que é pedido no enem, trabalhe mais a cerca disso. Voce escreve muito bem.
[email protected]
Luan sua introdução está boa,mas de acordo com a norma do Enem que exige um texto dissertativo argumentativo,a sua redação precisa melhorar pq Esta muito vaga seus argumentos.
-Portanto invista mais em melhora-los.
-Mais Você domina muito bem a 1 competência.
-Sendo tbm um texto bem coesivo no caso aí temos a 3 e a 4 competência
-Porém sua conclusão”Eu como tal min perdi um pouco não identificando alguns elementos necessários “.
-Continue assim você trouxe a nos uma forma dinferente de induzir um texto!
mdodareis
Luan, parabéns pela redação.
– Muito boa sua introdução, e me vejo na necessidade ressaltar algo que tem acontecido muito na comunidade – as pessoas tendem a ter muitos problemas com um padrão de redação que eles pegam na internet e não conseguem enxergar que existem outros modos e quer que a redação de todos sejam nos seus padrões subjetivos. Parabéns por trazer uma forma diferente de introduzir o texto.
– Percebi que seu texto não está no padrão Enem. Por isso mesmo, não vou avaliar como tal.
– Quanto ao seu texto, perfeito, tudo muito bem estruturado, claro, objetivo.
– Foi ótimo ler um texto diferente aqui na comunidade.
– Continue escrevendo p/ gente. Abraços!