Iniciante

A educação como instrumento de modificação da sociedade

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A educação, em suma, pode ser compreendida como toda e qualquer prática pedagógica capaz de estimular a criticidade e o desenvolvimento da autonomia intelectual de um ser pensante. Partindo deste conceito, constata-se a relevância do processo educacional a seres humanos integrados à sociedade e, desta forma, evidenciando também a problemática atrelada à dificuldade ou impossibilidade de se obter acesso a uma educação adequada.      Em primeiro plano, vale-se citar o prestigiado pedagogo, Paulo Freire, por idealizar a máxima “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é tornar-se opressor”. Tal máxima tem sua veracidade comprovada, para além da realidade material, a partir do filme “Cidade de Deus”, em que o conceito do Determinismo Social mostra-se claro, uma vez que os indivíduos que nasciam em tal região marginalizada viam-se com poucas oportunidades de ascensão social, revelando uma negligência por parte do Estado e uma profunda problemática acerca dos impedimentos de obtenção de uma educação formal apropriada.
Concomitantemente, contudo, a este processo de tendência à aproximação da violência devido ao afastamento da educação, há uma imensa possibilidade de manutenção dos ciclos de pobreza e violência para a sociedade quando se recebe um adequado trabalho pedagógico, como demonstrado no filme “Sementes podres”. Desta forma, a educação mostra-se como o mais importante e eficaz instrumento de transformação da sociedade e redução das mazelas sociais e possibilitando aos cidadãos, como já dizia Immanuel Kant, atingirem seu estado de “Maioridade intelectual”, modificando e intervindo efetivamente nos problemas sociais.
Deste modo, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, juntamente com a Secretaria da Educação, fomentarem a inclusão dos cidadãos ao mundo acadêmico e cultural por meio da criação de ambientes que propiciem o desenvolvimento da criticidade, como teatros, escolas, universidades e cursos técnicos e profissionalizantes com acesso gratuito, sendo cada atividade ministrada por seus respectivos profissionais (Teatrólogos, pedagogos, professores, etc.)

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3 Correções

  1. Bom dia! Você tem um ótimo conhecimento gramatical e de texto dissertativo-argumentativo. Tem um bom repertório sociocultural. Contudo, como você colocou muita informação nos desenvolvimentos ficaram muito longos e um pouco bagunçado. Procure não deixar assim na próxima redação, fora isso a sua redação ficou muito boa.

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  2. Boa noite, parabéns pela redação!! percebe-se que você tem um bom conhecimento do texto dissertativo-argumentativo, sabe colocar bem as suas palavras no texto, tem um bom repertório sociocultural e uma problematização muito boa ao longo do texto, eu só posso te dar uma dica para tomar cuidado com as vírgulas e também não deixar o texto muito expositivo com muitas descrições. Fora isso, meus parabéns!!!

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  3. Obs. Gente houve um problema para transcrever a redação pra cá, mas quando a escrevi, o espaçamento dos parágrafos ficou certinho. ………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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