Segundo Nelson Mandela, o principal líder político da história da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada como ferramenta de transformação social. No entanto, o atual contexto brasileiro diverge da ideologia proposta por Mandela, uma vez que há descaso nessa área, o que acaba por impedir o progresso na sociedade. Sob tal ótica, o sistema educacional age como colaborador para a diminuição das desigualdades, bem como a mitigação de discursos anticientificistas.
De início vale citar que a educação pode diminuir as desigualdades socioeconômicas. A respeito disso, o professor Paulo Freire expõe que só tem como haver mudança na sociedade se a nuance educacional for prioridade do Estado. Além disso, países que têm avanço econômico e científico destinam, prioritariamente, suas verbas à educação, a exemplo do Japão. Isso porque já sabiam que haveria um retorno expandido para outras áreas e assim fazer com que tal nação progrida. Nesse viés, enquanto houver o mau direcionamento de verbas, a população não desfrutará de uma sociedade livre de desigualdades, pois não existirá avanço social.
Ademais, as oratórias que contrariam a ciência seriam mitigadas com o uso da educação como ferramenta de transformação. Nesse contexto, o atual cenário mundial de pandemia apresenta grandes entraves, haja vista que surgiram grandes mentiras sobre a vacina. Ocorre que líderes políticos e pessoas de influência estão disseminando notícias irreais acerca do assunto. A respeito disso, a informação falsa que está circulando pelos veículos midiáticos é que a vacina pode alterar seu material genético ou até corroborar a alteração de gênero. Embora isso pareça cômico, muitas pessoas acabam por acreditar nessas divulgações as quais divergem do pensamento científico e se aproximam de falácias, uma vez que não há fundamentação teórica. Sendo assim, o investimento em educação diminuiria a propagação de discursos negacionistas.
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação, por meio do investimento em tal área, direcione a verba às instituições de ensino públicoa que mais apresentam problemas, tanto estruturais quanto de ensino. Tal direcionamento será feito com o objetivo de melhorar as didáticas de professores, aumentar a possibilidade do uso de tecnologias na aprendizagem, por intermédio da instauração de tablets, computadores e “datashows” com fins de beneficiar os alunos no processo de aprender. Essa iniciativa terá como fim diminuir as desigualdades e mitigar a perpetuação de discursos negacionistas. Assim, com essa medida aplicada, o corpo civil brasileiro poderá desfrutar da transformação social proposta por Paulo Freire.
saletewalter
Excelente temática escolhida que é a grande área da educação. Além disso os argumentos apresentados e forma que você escreveu ficou de fácil compreensão do texto. Parabééns!!! Não tenho contribuições/ajustes para sugerir pois ao meu ver ficou excelente! Espero conseguir escrever e organizar as ideias assim como você!!!
Gabriel Hiroaki
Segundo Nelson Mandela, o principal líder político da história da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada como ferramenta de transformação social. No entanto, o atual contexto brasileiro diverge da ideologia proposta por Mandela, uma vez que há descaso nessa área, o que acaba por impedir o progresso na sociedade. Sob tal ótica, o sistema educacional age como colaborador para a diminuição das desigualdades, bem como a mitigação de discursos anticientificistas.
De início vale citar que a educação pode diminuir as desigualdades socioeconômicas. A respeito disso, o professor Paulo Freire expõe que só tem como haver mudança na sociedade se a nuance educacional for prioridade do Estado. Além disso, países que têm avanço econômico e científico destinam, prioritariamente, suas verbas à educação, a exemplo do Japão. Isso porque já sabiam que haveria um retorno expandido para outras áreas e assim fazer com que tal nação progrida. Nesse viés, enquanto houver o mau direcionamento de verbas, a população não desfrutará de uma sociedade livre de desigualdades, pois não existirá avanço social.
Ademais, as oratórias que contrariam a ciência seriam mitigadas com o uso da educação como ferramenta de transformação. Nesse contexto, o atual cenário mundial de pandemia apresenta grandes entraves, haja vista que surgiram grandes mentiras sobre a vacina. Ocorre que líderes políticos e pessoas de influência estão disseminando notícias irreais acerca do assunto. A respeito disso, a informação falsa que está circulando pelos veículos midiáticos é que a vacina pode alterar seu material genético ou até corroborar a alteração de gênero. Embora isso pareça cômico, muitas pessoas acabam por acreditar nessas divulgações as quais divergem do pensamento científico e se aproximam de falácias, uma vez que não há fundamentação teórica. Sendo assim, o investimento em educação diminuiria a propagação de discursos negacionistas.
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação, por meio do investimento em tal área, direcione a verba às instituições de ensino públicoa que mais apresentam problemas, tanto estruturais quanto de ensino. Tal direcionamento será feito com o objetivo de melhorar as didáticas de professores, aumentar a possibilidade do uso de tecnologias na aprendizagem, por intermédio da instauração de tablets, computadores e “datashows” com fins de beneficiar os alunos no processo de aprender. Essa iniciativa terá como fim diminuir as desigualdades e mitigar a perpetuação de discursos negacionistas. Assim, com essa medida aplicada, o corpo civil brasileiro poderá desfrutar da transformação social proposta por Paulo Freire.
Ana Clara Sampaio
*INTRODUÇÃO- Na parte do “nessa área” sugiro que você coloque área educacional, a fim de que fique mais claro. Além disso, o segundo período não se relaciona com o terceiro, uma vez que foi afirmado que o sistema educacional brasileiro não cumpre com o ideal e logo após você coloca benefícios da educação no Brasil.
*D1- ” De início”, sugiro que seja trocado por algo mais formal como: Em primeiro viés, Em primeira análise….( sempre acompanhado de vírgula após o conectivo).
Reveja o 3 período sobre a ideia do Japão, argumente sobre isso e não se detenha ao senso comum. No mais, ele está bem estruturado e gostei da presença de 4 períodos.
*D2- “Atual, atualmente, no presente…” fica muito redundante em uma argumentação.
Há períodos em excesso no texto, o ideal é que sejam 4 por parágrafos, ok ?
Também não há necessidade tantas informações e detalhes sobre as fake news a respeito da vacina, o enfoque não é esse.
*Conclusão- ok
teria cuidado apenas com o tanto de períodos, o ideal é que sejam entre 2-3.
*NOTA DO CORRETOR:
Você mostra ter um conhecimento estrutural sobre a redação, mas ainda sim precisa revisar detalhes básicos que contarão muito na hora da produção.
Espero que a correção esteja satisfeita, Deus abençoe e bons estudos !!
Wallace_30
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 900 pontos.
beryl063
suas citações se encaixaram corretamente no tema e seu texto estava organizado. não sou especialista, afinal estamos todos aqui para treinar e aprender, mas no segundo desenvolvimento parece que vc tocou em um tópico meio arriscado já que se mal colocado pode parecer uma fuga do tema
mas tirando isso ficou boa
Kailane_luiza
Sua redação está incrível, de fácil compreensão e muito bem escrita. Sua proposta de intervenção também está excelente. A única coisa que acho que poderia melhorar no seu texto é ser um pouco mais objetiva na ideia que quer passar. De resto o seu texto está perfeito na minha visão. Boa sorte para você !!
MariaHeloisaKavilhuka
A educação como ferramenta de mudança na sociedade brasileira
Segundo Nelson Mandela, o principal líder político da história da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada como ferramenta de transformação social. No entanto, o atual contexto brasileiro contrasta a ideologia proposta por Mandela, uma vez que há descaso nessa área, impedindo o progresso na sociedade. Sob tal ótica, o sistema educacional age como colaborador para a diminuição das desigualdades, bem como a atenuação de discursos anticientificistas, que afetam toda a visão da sociedade.
De início vale citar que a educação pode diminuir as desigualdades socioeconômicas. A respeito disso, o professor Paulo Freire expõe que só tem como haver mudança na sociedade se a nuance educacional for prioridade do Estado. Além disso, países que têm avanço econômico e científico destinam, prioritariamente, suas verbas à educação, a exemplo do Japão. Isso porque tinham em mente que haveria um retorno expandido para outras áreas e assim fazer com que tal nação progrida. Nesse caso, enquanto houver o mau direcionamento de verbas, a população não desfrutará de uma sociedade livre de desigualdades, pois não existirá avanço social.
Ademais, as oratórias que contrariam a ciência seriam mitigadas com o uso da educação como ferramenta de transformação. Nesse contexto, o atual cenário mundial de pandemia apresenta grandes entraves, haja vista que surgiram grandes mentiras sobre a vacina. Ocorre que líderes políticos e pessoas de influência estão disseminando notícias irreais acerca do assunto. A respeito disso, a informação falsa que está circulando pelos veículos midiáticos é que a vacina pode alterar seu material genético ou até corroborar a alteração de gênero. Embora isso pareça cômico, muitas pessoas acabam por acreditar nessas divulgações as quais divergem do pensamento científico e se aproximam de falácias, uma vez que não há fundamentação teórica. Sendo assim, o investimento em educação diminuiria a propagação de discursos negacionistas.
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação, por meio do investimento em tal área, direcione a verba às instituições de ensino público que mais apresentam problemas, tanto estruturais quanto de ensino. Tal direcionamento será feito com o objetivo de melhorar as didáticas de professores, aumentar a possibilidade do uso de tecnologias na aprendizagem, por intermédio da instauração de equipamentos eletrônicos com fins de beneficiar os alunos no processo de aprender. Essa iniciativa terá como fim diminuir as desigualdades e mitigar a perpetuação de discursos negacionistas. Assim, com essa medida aplicada, o corpo civil brasileiro poderá desfrutar da transformação social proposta por Paulo Freire.