Iniciante

A disseminação da violência urbana no Brasil.

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Embora a Constituição Federal de 1988 assegure a livre locomoção no território nacional em tempo de paz como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia. Com isso, vê-se na contemporaneidade, uma violência urbana corriqueira, sendo resultado ora de uma falha atuação do corpo policial, ora reflexo de uma desigualdade social evidente.

É relevante abordar, primeiramente, que a ineficaz atuação das forças de segurança e um número insuficiente de agentes fazem com que o crescimento de tal violência seja sempre exponencial. Logo, sem que haja um eficaz combate ao crime organizado -visto principalmente em grandes e médias cidades-, responsável por diversos crimes urbanos, como o assalto, a população brasileira continuará vivendo com um sentimento de insegurança.

Outrossim, segundo Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, a indiferença do poder público para com aqueles que residem em áreas periféricas, deixando de os proporcionar direitos civis básicos como os de moradia, educação e trabalho, faz com que seja observado uma tendência dessas pessoas buscarem sua subsistência através do crime. Mostrando então que uma sociedade estratificada tende a “produzir” criminosos.

Portanto, é fundamental que aconteça uma reformulação das corporações policiais de todo o país, contratando mais profissionais para atender a alta demanda, além de modificar o treinamento dos mesmos, para que tais gentes sejam capazes de frear a violência urbana. Ademais, segundo Milton Santos, no texto “Cidadanias Mutiladas”, a democracia, necessária para a fundamentação cultural do indivíduo, só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. Assim sendo, é dever do Governo Federal destinar verbas para propiciar, em áreas periféricas, a garantia de direitos como os de moradia e educação, além de atuar em parceria com o Ministério do Trabalho para, através de propagandas publicitárias, fomentar a contratação dessas pessoas, ampliando seus olhares para além da margem do crime.

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3 Correções

  1. Você trouxe informações bem relevantes, sua estrutura está boa, poderia trazer mais conectivos ao longos dos parágrafos e não so no começo deles, a sua conclusão ficou grande, maior do que o desenvolvimento e isso é ruim, visto que na conclusão é mais para você trazer uma solução e não tem muita informação, porque se torna algo cansativo de ler, fora isso, ta muito bem escrito.

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  2. C1 – 160
    “que, na atual realidade brasileira, não há o (pleno) cumprimento dessa garantia. Com isso, vê-se na contemporaneidade, (vírgula incorreta) uma violência urbana corriqueira,”
    “deixando de os proporcionar direitos”, prefira “deixando de lhes proporcionar os direitos..”
    “através do crime. Mostrando..” você cortou o período, prefira: “através do crime, mostrando..”
    C2 – 120
    Seu segundo parágrafo foi feito por suposições, você não apresentou um dado que mostre a ineficaz ação policial.
    Sua segunda citação sobre Kant não foi bem utilizada pois parece que você ia falar especificamente da educação, mas não fez isso. Se ia falar da desigualdade e da falta de direitos em geral (não só educação), traga uma citação que trate disso (como as de Zygmunt Bauman).
    C3 – 120
    Uma dica: as linhas importam muito no ENEM. Sua conclusão ficou muito grande comparada ao desenvolvimento, e estes devem ser maiores que a introdução e conclusão. Seu desenvolvimento, se for pequeno, é considerado pelo corretor como “embrionário” e você perde pontos.
    Seu terceiro parágrafo foi bom mas faltou o tópico frasal. Não comece o parágrafo com uma citação, mas sim com uma introdução. Um exemplo de começo: “Outro ponto conveniente (em segundo plano, em segunda análise, etc..) é que a gritante desigualdade social tende a agravar a problemática.” Depois você explica por que.
    Faltou uma generalização também, uma vez que o tema é um problema de todas as regiões do Brasil.
    C4 – 180
    Você utilizou “outrassim” incorretamente, pois parece que você vai continuar falando do mesmo assunto do primeiro parágrafo. Prefira: além disso, em segundo plano…
    Acho que fora isso seu texto foi coeso.
    C5 – 160
    Uma dica para diminuir sua conclusão e não deixá-la maior que o desenvolvimento é retirar a citação de Milton Santos. Você não precisa mais se justificar no último parágrafo, apenas apresentar a proposta. E não precisa apresentar tantas propostas, o ENEM avalia apenas uma; é melhor deixar apenas uma completa do que 3 incompletas.
    Na primeira proposta, você não responde ‘quem’, e nem dá o detalhamento.
    “Portanto, é fundamental que aconteça uma reformulação das corporações policiais de todo o país, contratando (quem vai contratar?) mais profissionais para atender a alta demanda, além de modificar o treinamento dos mesmos, (modificar o que? como?) para que tais gentes sejam capazes de frear a violência urbana.”
    Na segunda faltou detalhamento:
    “é dever do Governo Federal destinar verbas para propiciar, em áreas periféricas, a garantia de direitos como os de moradia e educação, (como? Você deixou muito superficial)” Aqui parece outra proposta:
    “além de atuar em parceria com o Ministério do Trabalho para, através de propagandas publicitárias, fomentar a contratação dessas pessoas, ampliando seus olhares para além da margem do crime.” Não vejo como propagandas diminuem o desemprego. Você poderia trazer a criação de cursos profissionalizantes por exemplo, que é uma medida bem mais efetiva.
    Você escreve muito bem, só aconselho que treine o que eu citei. Valeu!

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  3. Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

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