É de conhecimento geral que a desigualdade social é um grande fator presente na sociedade atual, diferenças discrepantes de qualidade e modo de vida. O livro “Desigualdade-o que pode ser feito?” escrito pelo professor Thomas Piketty, retrata como este é um dos problemas sociais mais urgentes que enfrentamos no mundo contemporâneo.
Em primeiro lugar, é necessário se atentar as razões pela tamanha desigualdade, a principal sendo a falta de investimento na educação, atualmente o Brasil ainda apresenta 11 milhões de analfabetos, aqueles que por falha do sistema não tiveram oportunidade acadêmica e profissional, o que por consequência favorece o crescimento da “pobreza”. A realidade é assustadora e injusta, de acordo com o IBGE 13,9 milhões de brasileiros estão desempregados, um número que vem crescendo a cada ano.
Além disso, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e imprevisível, e a remuneração não é suficiente. Aqueles que não possuem um conhecimento amplo, muitas vezes são vistos como não essenciais e por isto permanecem sem emprego. Segundo o pensador Thomas Hobbes, “o estado é responsável por garantir o bem estar da população”, porém é notável que esta afirmação é contraditória pois inúmeros brasileiros vivem em situações precárias e sem qualquer auxilio do estado.
Enfim, visa-se urgente a solução da problemática, é imprescindível que o governo por intermédio de investimentos á educação e alfabetização busque diminuir esta desigualdade,é necessário também que o ministério da educação desenvolva a criação de palestras sobre a importância do estudo, eventos educativos e promova o auxilio aquelas necessitados,e assim proporcionar melhores condições a todos os brasileiros.
OBS: FAVOR CORRIGIR BASEADO NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM.
mamoras
Olá Karol, Tudo bem? Achei sua redação muito bem escrita e bem desenvolvida, porém senti que sua redação esta com uma certa carência de conectivos vou deixar aqui alguns exemplos que você possa integrar em sua redação:
Primeiramente
em primeiro lugar
antes de mais nada
depois
após
logo depois
logo após
na sequência
imediatamente
em seguida
depois de
logo que
assim que
logo
então
tente trabalhar nisso, outra coisa notável é que você se esqueceu de colocar a fonte do seu repertorio, isso fez você perder pontos !!cuidado!!
Taisa Alves de Sousa
Olá, bom, primeiramente, na introdução senti a falta de conectivo e também das teses.
Mas tirando isso ela tá muito boa , ótimo argumentos.
Mas na sua conclusão senti a falta do detalhamento, seja de qualquer um dos elementos que compõe a conclusão : agente, meio /modo; ação; finalidade e detalhamento.
No final da conclusão acho que você poderia ter retomado ao tema.
Flavio Fraga
Olá Karol, Tudo bem?. Bom, primeiramente, a sua introdução está boa, mas eu senti falta da tese que é o seu ponto de vista sobre o assunto. No desenvolvimento 1 está bom com bastante dados, porém faltou você argumentar mais sobre eles. Além disso, notei alguns erros gramaticais que podem comprometer na competência 1 que são: Em primeiro lugar, é necessário se atentar as razões pela tamanha desigualdade , o uso do se está errado o certo seria “Em primeiro lugar, é necessário atentar-se as razões pela tamanha desigualdade” porque a palavra atrativa “as” atrai o se e também, alguns erros de vírgulas foram notados em: na educação, atualmente o Brasil. O certo seria na educação, atualmente, o Brasil porque o advérbio está deslocado para o meio da oração e,portanto, deverá ficar entre vírgulas e ainda um erro de acento em: “um número que vem crescendo a cada ano”. O certo seria “um número que vêm crescendo a cada ano”. pois, dá ideia de tempo contínuo
O seu desenvolvimento 2 está ótimo,mas houve alguns erros gramaticas use mais conectivos para o seu texto ter mais coerência. Gostei quando argumentou sobre a citação isso foi dava pra escrever mais e cuidado na hora de finalizar os períodos não é bom escrever apenas 2 linhas escreva entre 3 a 4.
A conclusão está muito boa, entretanto, cuidado com o uso da crase se estiver com dúvida na hora de colocar não coloque e outra você esqueceu de pôr o acento na palavra auxílio.
C1:120
C2:180
C3:140
C4:120
C5:200
Total:740
martaemilia8
sua redação está ótima, totalmente completa. Sua fundamentação está incrível e seus argumentos levantados são excelente !
Sua conclusão esta completa e muito bem desenvolvida ! Parabéns
OBS: você esqueceu de informar de onde tirou esse dado : ” atualmente o Brasil ainda apresenta 11 milhões de analfabetos,” , isso pode te fazer perder nota.