Após a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria a tecnologia passou a evoluir progressivamente, trazendo diversos benefícios para o corpo social. Por outro lado, comitantemente ao avanço surge a produção em grandes proporções de resíduos eletroeletrônicos, o que é um entrave para a sociedade devido ao potencial nocivo ao meio ambiente e ao ser humano quando descartado incorretamente. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que a destinação do lixo eletrônico é algo a ser tratado com seriedade no contexto brasileiro, haja vista que é o sétimo produtor mundial de e-lixo.
A priori, de acordo com o estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil produz anualmente cerca de 1,5 toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) e apenas 3% são coletados de maneira adequada para descarte ou reciclagem. Sob essa ótica, não é aceitável tal postura negligente, pois esses equipamentos normalmente são constituídos por substâncias químicas, contendo metais pesados, o que pode ocasionar a poluição dos lençóis freáticos e ao solo, mas também causar efeitos graves ao organismo, por exemplo, câncer. Sendo assim, é imprescindível discutir a temática em âmbito nacional .
Adicionalmente, a Constituição Federal de 1988, no artigo 225, afirma que todos têm o direito ao meio ambiente equilibrado, e isso é responsabilidade do poder público e da coletividade. Entretanto, na prática, a ausência de educação ambiental nas escolas propicia a continuidade do problema, porque não possibilita o conhecimento de forma correta de descarte do REEE e nem explica a importância para os indivíduos e ao ambiente. Nesse sentido, o educador pernambucano Paulo Freire, afirma: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, demonstrando a importância dessa esfera como ferramenta de transformação.
Infere-se, portanto, a existência de vários efeitos negativos que pode ser causado pela destinação incorreta do lixo eletrônico na coletividade . Desse modo, cabe ao Ministério da Educação (MEC) adicionar educação ambiental como componente obrigatório da disciplina de ciências, para que os discentes dotem do conhecimento das questões ambientais e possam atuar na melhoria do contexto social. Ademais, o MEC juntamente ao Ministério do Meio Ambiente deve possibilitar a difusão, nacionalmente, sobre a temática por meio de propagandas nas redes sociais e mídias televisivas, expondo o efeitos do descarte inadequado, endereços para coleta e o que fazer. Assim, causará o bem-estar social descrito na Constituição Federal.
Dhamarys Lorrayne
Parabéns, sua redação está boa. Sua introdução apresentou um boa alusão histórica e suas teses foram bem claras. No entanto, nos seus parágrafos de desenvolvimento tente seguir essa estrutura (tópico frasal, explicação e consequência), essa estruturação vai de ajudar a deixar seus argumentos mais claros e coerentes. Você apresenta um vasto repertório de elementos coesivos, parabéns, isso ajudou na progressão textual do seu texto. Por fim, sua conclusão. Bom, ela está completa, mas faltou o detalhamento.
I-160
II-160
III-160
IV-200
V-160
Total= 840
Continue praticando e lembre-se que a prática leva a excelentes resultados!!! Caso seja de seu interesse aprofundar seus conhecimentos sobre as competências e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Se você puder me ajudar corrigindo minha última redação eu ficaria lisonjeada, desde já muito obrigada! Você vai longe e tenho certeza que alcançará ótimos resultados. Bons estudos!!!
Rafael8031
Olá bom dia….
No primeiro parágrafo vc desenvolveu a sua tese, mas não colocou os argumentos para fundamenta-la. E não explicou o que seria o termo “e-lixo”.
o que seria “descarte do REEE”?
A retomado da CF no ultimo parágrafo foi legal, mas ficaria melhor ainda se a CF fosse citada no parágrafo de introdução,vc citou no terceiro parágrafo, pois daria aquela ideia de fechamento e retomada de ideias.
Quase nenhum erro gramatical, isso é ótimo.
Bom número de linhas e bem distribuídos entre os parágrafos.
Não sou especialista em corrigir redações,mas eu te daria um 850.
cartola682
Após a Segunda Guerra Mundial e (1)Guerra Fria(2) a tecnologia passou a evoluir progressivamente, trazendo diversos benefícios para o corpo social. Por outro lado, comitantemente(3) ao avanço(4) surge a produção em grandes proporções de resíduos eletroeletrônicos, o que é um entrave para a sociedade devido ao potencial nocivo ao meio ambiente e ao ser humano quando descartado incorretamente. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que a destinação do lixo eletrônico é algo a ser tratado com seriedade no contexto brasileiro, haja vista que é o sétimo produtor mundial de e-lixo.
1 – e a Guerra Fria
2 – vírgula
3 – concomitantemente
4 – vírgula
A priori, de acordo com o estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil produz anualmente cerca de 1,5 toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) e apenas 3% são coletados de maneira adequada para descarte ou reciclagem. Sob essa ótica, não é aceitável tal postura negligente, pois esses equipamentos normalmente são constituídos por substâncias químicas, contendo metais pesados, o que pode ocasionar a poluição dos lençóis freáticos e ao(5) solo, mas também causar efeitos graves ao organismo, por exemplo, câncer. Sendo assim, é imprescindível discutir a temática em âmbito nacional .
5 – do solo
Adicionalmente, a Constituição Federal de 1988, no artigo 225, afirma que todos têm o direito ao meio ambiente equilibrado, e isso é responsabilidade do poder público e da coletividade. Entretanto, na prática, a ausência de educação ambiental nas escolas propicia a continuidade do problema, porque não possibilita o conhecimento de forma correta de descarte do REEE e nem explica a importância para os indivíduos e ao(6) ambiente. Nesse sentido, o educador pernambucano Paulo Freire, afirma: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, demonstrando a importância dessa esfera como ferramenta de transformação.
6 – para o ambiente(paralelismo)
Infere-se, portanto, a existência de vários efeitos negativos que pode(7) ser causado(7) pela destinação incorreta do lixo eletrônico na coletividade . Desse modo, cabe ao Ministério da Educação (MEC) adicionar educação ambiental como componente obrigatório da disciplina de ciências, para que os discentes dotem do conhecimento das questões ambientais e possam atuar na melhoria do contexto social. Ademais, o MEC juntamente ao Ministério do Meio Ambiente deve possibilitar a difusão, nacionalmente, sobre a temática por meio de propagandas nas redes sociais e mídias televisivas, expondo o efeitos do descarte inadequado, endereços para coleta e o que fazer. Assim, causará o bem-estar social descrito na Constituição Federal.
7 – podem/causados