A Desigualdade Social, Um Problema que Afeta o Brasil e o Mundo.

  • 1

Segundo o filósofo Karl Marx, o capital não tem a menor consideração pela saúde ou duração da vida do trabalhador, a não ser quando a sociedade o força a respeita-lo. Dessa forma podemos refletir sobre quais são as raízes e as consequências da desigualdade social presente no Brasil e no mundo inteiro, trazendo o grande desafio de como superar esse agravante problema. Nesse sentido vemos que apesar de ser um tema atual e presente em nosso dia a dia, é um problema antigo que afeta várias regiões, dentre suas causas, podemos citar a distribuição de renda que é realizada de forma desigual e a marginalização de classes sociais inferiores que sofrem com a falta de acesso ao essencial a sua sobrevivência como a saúde.

Pode-se observar que 30% da renda do Brasil está concentrado nas mãos de 1% dos habitantes, já Oriente Médio vemos que número diminui para 26,3% segundo a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, o alto número em lugares tão distantes, mostra que este não é um problema local, mas mundial e que países subdesenvolvidos são mais afetados com essa disparidade de renda. Este fator gera classes sociais abaixo da linha da linha de pobreza.

Com isso dentre as consequências que este problema gera a um país podemos citar, a falta de saúde e saneamento básico a regiões mais pobres. Segundo um estudo publicado pela revista The Lancet, a falta de acesso a condições básicas é um dos maiores causadores de morte prematura, sendo um grave problema mundial. Além disso gera uma clara marginalização e preconceito com essas pessoas.

Para que haja uma diminuição deste grave problema é necessário programas de voluntariado de médicos para cuidar e atender regiões indigentes e assim dar o acesso a essas pessoas de terem saúde e cuidados médicos necessários. Da mesma forma programas governamentais de redistribuição de terras inutilizadas e cobrança de tributos maiores a pessoas com maior condição financeira e com maiores posses, são necessário para que de certa uma igualdade substancial seja gerada no país e em todo mundo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite anapaulaa13! 1. Ao citar algum repertório sociocultural coloque-o em aspas: “o capital não tem a menor consideração pela saúde ou duração da vida do trabalhador, a não ser quando a sociedade o força a respeita-lo”. Ademais, seu repertório não é explicado adiante, lembre-se que os repertórios são para enriquecer sua redação, mas quando não são relacionados e explicados perdem o sentido e desfavorecem sua tese.
    2. “Dessa forma podemos refletir” – o “podemos” indica o pronome “nós” e não deve ser utilizado no modelo de redação estilo Enem, visto que, a redação deve ser escrita em 3° pessoa. Além disso, sua introdução está maior do que os demais parágrafos, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e a introdução e conclusão devem obter o mesmo número de linhas.
    3. ” Dessa forma podemos refletir sobre quais são as raízes e as consequências da desigualdade social presente no Brasil e no mundo inteiro” – Quais são as raízes e consequências da desigualdade? Não coloque pontas soltas na sua redação, mesmo que seja para desenvolve-las nos próximos parágrafos, as mesmas devem estão claras e objetivas.
    4. Seus dados foram bem utilizados no 1° desenvolvimento, mas estão expositivos e não argumentativos, ou seja, você expôs os dados mas não argumentou sobre eles. Por que a distribuição de renda é um fator tão desigual? Quais são os frutos dessa má distribuição?
    5. Sua conclusão deve apresentar os cinco passos: Agente (quem vai realizar a ação), modo (de que modo a ação será feita), meio (por qual meio ela será feita), detalhamento (detalhe sua proposta), finalidade (o que se espera com essa ação).
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações possam melhorar muito mais!

    • 0
  2. Olá, segue abaixo os pontos que identifiquei como erros ou que podem ser melhorados:
    – Erro de acentuação: “respeita-lo” > “respeitá-lo”; >> menos pontos na competência 1
    – Após uso de conectivos coesivos usa-se vírgula: “dessa forma, …”; “nesse sentido,…”; “com isso, …”; “além disso,…”; “da mesma forma,…” >>> menos pontos na competência 1
    – Em 2 dos 4 parágrafos, você não seguiu a estrutura básica de um parágrafo dissertativo, que é composto de introdução, desenvolvimento e conclusão; >>> menos pontos na competência 2
    – Falta uso de pontuação, como ponto, vírgula >>> menos pontos na competência 1
    – Penso que seria mais sensato centralizar melhor esse tema, como focar só no Brasil, pois assim você pode usar agentes interventores que atuam aqui;
    – Tente equilibrar a quantidade de linhas em cada parágrafo, sugiro que primeiro escreva em uma folha estilo Enem e, depois, mandar aqui;
    – Erro de concordância verbal: “está concentrado…” > “está concentrada…” pois está se referindo à renda;
    – Pouco uso de recursos coesivos entre parágrafos >>> menos pontos na competência 3
    – Na conclusão falta um dos elementos essenciais, o agente >>> bem menos pontos na competência 5
    – Proposta de intervenção vaga;
    – há muitos erros no meio dos períodos que deixam o texto confuso >>> menos pontos na competência 3
    – Repertório razoável;
    SUGESTÕES:
    – Aumente seu hábito de leitura >>> melhor vocabulário, ortografia, repertório sociocultural
    – Estude a estrutura dissertativa-argumentativa;
    – Estude a estrutura de uma conclusão padrão Enem.
    NOTAS:
    C1: 80
    C2: 80
    C3: 80
    C4: 120
    C5: 80
    TOTAL = 440
    Espero ter ajudado de alguma forma, bons treinos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.