A constituição de 1988 assegura acesso à educação , alimentação, saneamento básico ,moradia , segurança , entre outros direitos, ao cidadão. Mas, na realidade em que vivemos nos dias atuais , uma grande parcela da sociedade não têm acesso a nenhum desses direitos .
Esse problema deve-se à corrupção, já que infelizmente a gestão do país preocupa-se mais em proporcionar conforto a grandes empresários ao garantir os direitos básicos que constam na lei. Esses bilionários nos mostram facilmente a “modernidade líquida”de Bauman, onde artigos de luxo são trocadas de acordo com uma moda fugaz, e até relações interpessoais são tratadas a partir do dinheiro .
O Brasil apresenta uma queda no percentual da pobreza , onde começamos com 34,28% em 1992 e em 2017 tínhamos 11,18% de pobreza no país. Entretanto , esse número ainda é muito significativo, tendo em vista que cerca de 104 milhões de brasileiros ainda vivem com pouco mais de 400,00 por mês, segundo o jornal El País .
Para combater este impasse , é necessário que o Ministério da Cidadania reformule o Bolsa Família , considerando as condições de extrema pobreza das populações da favela e do sertão. O programa deverá ser mais abrangente , alcançando mais camadas da população, principalmente moradores de rua e mães solo. O crime de corrupção deverá se tornar hediondo, já que aqueles que o praticam influenciam diretamente para a falta de educação, saúde, moradia etc , promovendo assim a miséria do povo .
YasminKunzler
Oi, boa tarde.
Sou iniciante ainda, porém concordo com os comentários acima.
Acredito que seja interessante retirar um dos termos utilizados na linha 2/3 do texto, onde: ” Mas, na realidade em que vivemos nos dias atuais”, acho que deixar somente na realidade em que vivemos ou nos dias atuais seja melhor, se não acaba redundante o texto.
Separar o desenvolvimento 2 da conclusão também é importante. E eu sintetizaria r a citação do El Pais e mostraria mais minha opinião.
Espero ter ajudado.
[email protected]
Olá, tudo bom?
Notei alguns detalhes na sua redação, vou pontuando linha a linha.
Obs: não sou professor, nem nada… Então pode ser que minha correção seja falha também!!
L1 – a Constituição Federal é um documento, e deve ser grafada com as iniciais em maiúsculo.
L5/6 – “preocupa-se mais em proporcionar conforto a grandes empresários ao garantir os direitos” acredito que seria correto escrever “[…] empresários a garantir […]”.
L8 – “[…] de Bauman, onde artigos de luxo […]” Aqui vc se refere a uma obra literária, e nao a um lugar físico, então o “onde” está incorreto. Substitua por “em que / na qual”
L10 – aqui você inicia um novo parágrafo sem um conectivo de conjunção. Não sei se isso é proibido, mas é bom colocar para estruturar melhor sua redação.
Imagino que na linha 14 inicia-se um novo parágrafo, seria interessante usar um conectivo conclusivo ali.
No mais, parabéns pela redação!!
Marcos Samuel
Olá, bom dia!
Não sou nenhum especialista em redação, mas vou fazer minha correção aqui.
Na introdução, você falou da constituição e o quê ele assegura a população, só que você não introduziu 2 tópicos que iria desenvolver na redação, e ainda colocou no final do parágrafo ” uma grande parcela da sociedade não têm acesso a nenhum desses direitos” se uma grande parcela da população não tem direito a ALIMENTAÇÃO por exemplo, então eles já estão mortos de fome, você poderia ter falado que ” UMA PARTE DA SOCIEDADE VIVE SEM ALGUNS DESSES DIREITOS EX: SANEAMENTO BÁSICO” .
No desenvolvimento do terceiro parágrafo você juntou ele com a conclusão, sendo que poderia desenvolver mais o assunto…
A conclusão você deu apenas uma solução para a pobreza e falta dos direitos citados na introdução, sendo o Bolsa família.
Você acha que dando o beneficio do Bolsa família para morador de rua vai tirar ele da pobreza, falta de saneamento básico e moradia?
Desculpa por qualquer coisa, apenas expressei meu ponto de vista, estou aqui para tentar ajudar e recomendo que você leia outra redações e corrija também, vai te ajudar bastante.
Parábens pela dedicação!
Bons Estudos!