No início do século XXI é perceptível no território brasileiro a desigualdade entre as regiões existentes no país. Dessa forma, esta ausência de igualdade é percebida não somente através de fatores econômicos, como se vê na superioridade dos Estados do Sul sobre o Norte, mas também no Indice de Desenvolvimento Humano. Nesse sentido, é imprescindível observar que o individualismo em conjunto com a insuficiência do incentivo governamental contribuem para esta problemática.
Em primeiro lugar, é necessário ressaltar o modo pelo qual o egocentrismo do ser humano impede a redução da conjuntura que é a desigualdade regional no Brasil. Para isso, é importante compreender que a superioridade de algumas regiões do Brasil sobre as demais advém da tardia industrialização nas regiões do Norte com a consequente evolução do capitalismo nos Estados do Sul e Centro-Oeste. Por isso, o fortalecimento de algumas áreas fez com que a maioria de seus habitantes não se importassem com o desenvolvimento do restante do território brasileiro, o que caracteriza o egoísmo, o qual segundo o filósofo Zygmunt Bauman é uma característica da sociedade contemporânea e apresenta-se como uma causa, que deve ser transformada, da falta de equidade regional no Brasil.
Ademais, é válido igualmente recordar que o impasse tem como uma de suas causas a insufiência de políticas públicas. Destarte, não existe por parte do Governo brasileiro um investimento que vise dinamizar as áreas do Nordeste e Norte, as quais apresentam uma discrepância em relação às demais no concernente a alfabetização, visto que segundo o IBGE 3,6% da Região Sul conta com analfabetos enquanto na Região Norte e Nordeste contabilizam-se 8% e 14,5%, respectivamente. Em contraste, o Governo Federal possui a capacidade de diminuir a desigualdade em tais áreas, mediante projetos semelhantes aos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, os quais tem a missão de promover o desenvolvimento desta região menos dinâmica.
Depreende-se, portanto, que é um fator positivo a proposição de alternativas capazes de dissolver o entrave da desigualdade entre as regiões brasileiras. Com esse intuito, cabe ao Poder Executivo propor a intensificação do desenvolvimento das regiões mais necessitadas através dos incentivos fiscais. Sob essa perspectiva, o IBGE deverá levantar dados que assegurem que os incentivos serão concretizados nas regiões que de fato precisam.
cartola682Regente
A desigualdade entre as regiões no Brasil
Compartilhar
raynecrs
Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!
C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
C2- Compreensão da proposta de redação. (180
C3-Seleção e organização das informações. (180)
C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
NOTA FINAL (860)
Aliny007
Sua redação ficou praticamente perfeita, só alguns erros evidentes como faltou o detalhamento no final não se esqueça que só a conclusão vale 200 pontos .
Mas no resto você foi realmente muito bom, continue assim , e bons estudos .
…………………………………………………………………….
leticiacauane
redação magnífica,uma das melhore introduções que já li fez a contextualização e inseriu tema e tese,faltou detalhamento em alguns pontos da argumentação ,sua conclusão ficou ótima ,apesar das faltas de detalhamento ,porém com o tempo melhora,parabéns continue assim.
C1-200
C2-160
C3-200
C4-160
C5-200
nota -920
SHOW DE REDAÇÃO
Matheus Mello
Introdução: você contextualizou e explicou o tema demonstrando como ele é evidente no cenário atual. Apresentou seus argumentos e sua tese, assim, não há erro estrutural.
Desenvolvimentos: estão bem estruturados. Minha dica para tornar seus repertórios produtivos é você sempre pensar neles como uma forma de explicar o problema, o contrário de apenas exemplificar.
Conclusão: a proposta de intervenção serve para “resolver” o problema – que você demonstrou ele pelo individualismo e passividade governamental. Portanto, faça a proposta pensando em resolver esses dois tópicos apresentados. O detalhamento pode ser feito explicando a função do agente, ou exemplificando a ação, meio ou finalidade. Pense que ele é uma exemplificação de 1 dos outros 4 elementos da proposta de intervenção.
Ademais, seu texto está muito bom! Há apenas alguns erros de acentuação e vírgula, mas alguns devem ser decorrentes da própria digitação.
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 160
Nota: 880
Parabéns!! Espero ter te ajudado a evoluir e que você possa alcançar seus objetivos ;)
Sucesso pra você!
Kleberrrrrrr
A introdução ficou ÓTIMA! Fez a contextualização e inseriu tema e tese.
Os dois parágrafos de argumentação estão EXCELENTES. Tópico frasal, citação e desenvolveu muito bem o argumento.
Na proposta de intervenção conseguir identificar apenas 4 elementos, sendo eles, Agente, Ação, meio e finalidade. Faltou o Detalhamento.