A desigualdade brasileira

  • 1

Tema: Desigualdade social, desafios e soluções

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a elas. Sob tal ótica, diante da desigualdade social é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora interesses individuais por parte dos governantes e, como efeito, emergem moradias em espaços inapropriados. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura a fim de promover reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático como ambições pessoais por parte do Estado colaboram para a perenização desse quadro deletério. Consoante às informações do G1, o Ministério do Meio Ambiente não investiu nem 1% do que era destinado ao seu setor de responsabilidade em 2020. Destarte, é mostrado com veemência uma pequena amostra da existente destinação incorreta de recursos, de modo a evidenciar que uma realidade que entre em voga os problemas de desigualdade ainda não é presente no Brasil.

Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação do surgimento de periferias, como consequência, com o supracitado. Conforme o matemático Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias. De maneira análoga, fica claro, infelizmente, o contexto de desiquilíbrio do país, aonde se encontra em um lado diversas habitações em locais inadequados à mercê de tragédias temporais; à medida que no outro, pessoas com objetivos individualistas. À luz dessa perspectiva, é imperiosa a necessidade de medidas com o fito de mitigar esse imbróglio.

Depreende-se, portanto, que há a premência de ações que visem liquidar esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, adicionar a disciplina de Educação Política, a qual visará lecionar a importância de eleger representantes competentes que visem diminuir a segregação social, de modo a desenvolver cidadãos mais críticos e motivados a esta causa, desde a tenra idade. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite, colega!

    Tudo bem?

    Ficou muito bom seu texto. Bons argumentos, repertório, Possui uma certa lógica argumentativa, boa estruturação dos parágrafos etc.

    Possui umas palavras não tão utilizadas.

    A avaliação é super positiva.

    Muito bom o texto.

    A nota penso que seria em torno de 850 a 950.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.