Iniciante

A Depressão na Juventude Brasileira

  • 0

A série “Euphoria”, lançada em 2019, foca alguns de seus episódios na personagem Rue, que têm depressão, e ao decorrer da série o público consegue observar como a doença vai acabando com as expectativas da garota. No entanto, apesar do seriado ser fictício, muitos jovens brasileiros passam pela mesma situação de Rue, seja pela pressão escolar, seja pela falta de apoio familiar a depressão é uma das doenças mais comuns no Brasil do século XXI.

Primeiramente, vale destacar, que é no ambiente escolar que um número abundante de adolescentes desenvolvem depressão ou ansiedade. Isso porque, muitos estudantes acabam sentindo uma pressão ao tentar pensar no seu futuro. De acordo com o educador Rubem Alves, existem escolas que dão assas e escolas são gaiolas, tal frase faz sentido quando lembramos que muitos alunos sentem que estão em uma gaiola quando estão estudando.

Segundamente, cabe ressaltar, a falta do apoio familiar que muitos juvenis sofrem em casa. Tal cenário pode ser visto na série Skins, lançada em 2004, onde a personagem Effy, não tem um bom relacionamento com os pais, em que acaba sentindo-se sozinha e depressiva, decidindo, então, descontar suas frustrações em álcool e drogas. Logo, a atenção familiar é necessária, para que situações similares não aconteçam com tanta frequência.

 

Portanto, evidencia-se, a necessidade da mudança do cenário atual. O Ministério da Educação -principal órgão na defesa dos alunos- deve oferecer consultas psicológicas gratuitas nas escolas, a partir de investimentos em salas apenas para o aluno e o profissional terem uma consulta. Ademais, á família deve prestar mais atenção em seus filhos para saber se á algum sinal de depressão, a partir de uma conversa séria e responsável. Assim, casos como o de Rue, podem ser erradicados.

Compartilhar

7 Correções

  1. Redação muito bem feita
    Esta muito bemm elaborada
    Perfeira
    Vc tem um bom dominio no português
    Conseguil seguir as regras tudo perfeitamente
    Sua redaçao esta otima
    Nao fugiu do tema nem nd
    Parabéns.
    Creio que se vc continuar
    A se esforçando vc ira ter uma redaçao nota mil
    Crtz tera, parabéns vc escreve muito bem.

    • 0
  2. Oi, tudo bem com voce?
    Primeiramente, a introdução ficou bem complicada, senti dificuldades.
    Ouve um momento que você esqueceu de uma vírgula, ficou sem sentindo.
    “seja pela pressão escolar, seja pela falta de apoio familiar, a depressão é uma das doenças mais comuns no Brasil do século XXI.”
    Família (,)
    No segundo parágrafo também ficou bem confuso, não seja tão fieis a dados e a coisas que nem todos conhece, mas ficou bom, você só precisa de um pouco mais de prática.
    No restante do texto fiquei um pouco perdido. Mas não está tão ruim.
    espero que você fique bem <3 continue tentando.

    • 0
  3. Olá!

    INTRO
    citação + tese + problemas
    ……

    DESENVOL.
    frase de efeito + repertório + argumentos
    ……

    CONCLSÃO
    5 critérios

    Comentários:
    Sua redação está ótima, acredito que alguns erros foram apenas de digitação e nunca use a 1° pessoa do plural (nós0, seja sempre o observador e imparcial. Parabéns!

    • 1
  4. PRIMEIRO PARÁGRAFO-
    “a doença vai acabando”- linguagem figurada- não é interessante o uso de linguagem figurada em textos objetivos, principalmente com emprego de gerúndio.
    “No entanto, apesar do seriado ser fictício, muitos jovens brasileiros passam pela mesma situação de Rue, seja pela pressão escolar, seja pela falta de apoio familiar a depressão é uma das doenças mais comuns no Brasil do século XXI.”- a organização das ideias nesse trecho ficou confusa. Além disso, a repetição do nome Rue não é interessante. Sugiro o uso de conectivos, a inversão na exposição dos fatos e a substituição de Rue por protagonista, da seguinte forma: No entanto, apesar do seriado ser fictício, muitos jovens brasileiros passam pela mesma situação da protagonista, uma vez que a depressão é uma das doenças mais comuns no Brasil do século XXI. Essa condição está associada a diversas questões , como a pressão escolar e a falta de apoio familiar.

    SEGUNDO PARÁGRAFO-
    “quando lembramos”- uso de primeira pessoa
    “assas”-asas
    Sugiro a adição de mais informações, para melhor exploração do tema.

    TERCEIRO PARÁGRAFO-

    Este parágrafo está mal estruturado. As informações estão pouco desenvolvidas. Sugiro o detalhamento maior entre a relação do que é exemplificado e a depressão.
    Além disso, reforço a ideia de que o uso de gerúndio empobrece o texto, sendo melhor evitá-los.

    QUARTO PARÁGRAFO-

    Portanto, evidencia-se ( SEM A VÍRGULA) a necessidade da mudança do cenário atual. O Ministério da Educação (AGENTE- CERTO) -principal órgão na defesa dos alunos- deve oferecer consultas psicológicas gratuitas nas escolas (AÇÃO- CERTO), a partir de investimentos em salas apenas para o aluno e o profissional terem uma consulta (MODO- PRESENTE MAS SEM NEXO). Ademais, a ( sem acento) família (AGENTE- CORRETO) deve prestar mais atenção em seus filhos (AÇÃO- CORRETO) para ( conectivo fraco- sugiro a fim de ) saber se á (há de existir) algum sinal de depressão ( FIM – CORRETO), a partir de uma conversa séria e responsável( MEIO- CORRETO). Assim, casos como o de Rue, podem ser erradicados.
    Atualmente o ENEM não exige mais duas intervenções, o que permite a elaboração de apenas uma. Caso vc opte por duas, é necessário que pelo menos uma delas esteja completa, com AGENTE, AÇÃO, MODO E FINALIDADE.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS-
    A redação apresenta erros comuns de fácil correção. Sugiro que vc continue treinando. Acredito que num futuro próximo estará 100%.

    Parabéns! Acredite no seu potencial ;)

    • 1
  5. parabéns! o texto está claro e bem estruturado! as ideias foram organizadas de maneira com que a leitura se tornasse fácil,e os repertórios foram bem desenvolvidos e de grande valia para o texto. o tema não foi tangenciado e a estrutura requerida está ótima. continue escrevendo e trabalhando em seus erros e acertos. tu vai longeeeeeee. boa sorte!!!!!!

    • 1
  6. INTRODUÇÃO: Além da repetição da palavra ”série” o uso desse repertório ficou um pouco vago, pouco descritivo.
    Você apresentou tema e tese, mas o desfecho da sua introdução não ficou muito bom. Ao mencionar que a depressão é uma das doenças mais comuns do Brasil você deve também, usar um exemplo que mostre que isso é verdade. Logo, usar esse tipo de frase no fim da introdução não fica muito satisfatório.
    .
    I DESENVOLVIMENTO: Faltou bastante detalhamento nesse paragrafo. Por que os alunos se sentem em gaiolas quando estão estudando? Não basta apenas jogar essa informação no texto! você precisa detalha-la. O uso do repertório é muito bom, mas é necessário um maior aprofundamento;
    .
    II DESENVOLVIMENTO: O uso da palavra “segundamente” é muito incomum e pode não ser apropriado. Tente substitui-la por “Ademais”, “Outrossim”.
    Nesse paragrafo o uso da série ficou bem relacionado ao tema! Parabéns!
    .
    CONCLUSÃO: Não é apenas “Ministério da Educação”!!!! é “Ministério da Educação e Cultura”.
    Faltou detalhamento.
    .
    .
    .PARABÉNS!!!!

    • 1
  7. Bom dia!
    Boa redação, mas deve observar as informações que irei deixar aqui para você:

    INTRODUÇÃO:
    Na introdução tem que ter 3 ou 4 períodos e todos eles interligados por conectivos, com uma tese, e também deve ter um repertório sociocultural….

    DESENVOLVIMENTOS:
    Nos desenvolvimentos devem ter: um tópico frasal, repertório sociocultural, explicação do repertório e um desfecho bem crítico. Devem ser feito com 3 ou 4 períodos e todos interligados por conectivos.

    INTERVENÇÃO:
    Deve ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO….
    =============================================

    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 180 ================== 920 PONTOS

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.