A dependência digital dos jovens

  • 0

Durante a década de 1990, após o fim da União Soviética, houve um rápido processo de globalização tanto do modelo político neoliberal quanto das inovações técnico-científicas. Esse cenário contribuiu para a atual configuração social, especialmente quando se analisa o uso tecnológico pela população. Todavia, apesar de benéfico, esse uso também possibilita o desenvolvimento de transtornos, como a dependência digital, por exemplo, principalmente entre jovens – visto que constituem maioria dessa população e são mais indefesos psicologicamente, dada a baixa idade. Assim, espera-se medidas capazes de resolver tal problemática.
Em primeiro lugar, é válido observar a forma como a organização sociopolítica influencia nesse tema. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, o mundo neoliberal é caracterizado pela liquefação, a qual impossibilita a solificação das relações sociais. Assim, nota-se que a dependência digital é também fruto de um momento histórico no qual o desprendimento em relação à realidade líquida, representada nesse meio tecnológico, torna-se impossível.
Além disso, é válido observar as consequências psíquicas desse fenômeno. Como já mencionado, por possuírem baixa idade, jovens são mais afetados às mudanças externas que outros grupos sociais, visto que o cérebro e personalidade humana desenvolvem-se, segundo a neuropsicologia, até 20 anos ou mais. Desse maneira, observa-se que um transtorno como a dependência pode gerar efeitos negativos e duradouros a esses indivíduos.
Fica claro, portanto, que a dependência digital entre os jovens é um problema causado por fatores político-sociais e que pode representar consequências danosas a esse grupo. Por isso, é preciso que o Estado, especialmente os Ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com a sociedade civil, realize projetos em escolas, a fim de alertar, ensinar e debater sobre o uso tecnológico. Além disso, é válida a disponibilização de psicólogos responsáveis por acompanhar o desdobramento desses alunos a fim de averiguar o desenvolvimento psíquico destes. Espera-se, assim, utilizar somente os fatores benéficos desse processo de democratização digital outrora possibilitado pela globalização.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Ana! Estive lendo seu texto e encontrei alguns erros.
    Está frase ” impossibilita a solificação das relações sociais. A palavra “solificaçao” na verdade se chama solidificação e “Desse maneira, observa-se que um transtorno como a dependência pode gerar efeitos negativos e duradouros a esses indivíduos.. Desse maneira, seria , dessa maneira observa-se que o transtorno quanto a dependência pode gerar efeitos negativos e duradouros a esses indivíduos.
    Gostei de sua redação, seus argumentos são comprovados.
    Espero que eu tenha lhe ajudado

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.