A democratização do direito à moradia no Brasil

  • 1

O lar é o local em que se passa a maior parte da vida, se constroem as relações familiares e onde é possível sentir-se seguro. Entretanto, diversas pessoas no Brasil se encontram desabrigadas ou vivendo em situações precárias. Dessa forma, para combater esta problemática, é necessário entender suas causas, tais como a urbanização precária do Brasil  e a violação de um direito de todo cidadão.

  Diante desse cenário, se vê que durante a urbanização do Brasil a busca pela qualidade desse processo foi negligenciada. O poeta chileno Pablo Neruda disse que todos são livres para fazer suas escolhas, porém serão prisioneiros das suas consequências. Na perspectiva brasileira, negligenciar um processo como a urbanização adequada faz com que consequências surjam e a parcela mais pobre é quem vai sofrer com as essas mazelas sociais. 

  Além disso, quando se vê cidadãos brasileiros sem uma moradia acaba se vendo também a violação de um direito o qual deveria estar assegurado. No artigo 5° da Constituição Federal de 1988 diz que a propriedade é um dos direitos da pessoa humana e à sua personalidade. Assim, muitos cidadãos ficam desonrados tendo seus direitos violados, gerando algo inaceitável e descredibilizando a constituição brasileira.

Portanto, para dar fim a esse empecilho na vida de muitos brasileiros, é necessário que o governo federal, órgão que rege o país, viabilize reformas nos locais mais prejudicados pela má urbanização e garanta o direito de todo cidadão, por meio de programas que garantam a moradia e estas reformas. Só dessa forma se poderá assegurar que todos tenham um lar.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii, Ale

    A sua redação de forma geral está bem escrita, ótimooo!!!!!
    Ale, é sempre bom você começar o parágrafo de introdução com algum dado, citação, alusão histórica, para defender aquilo que você irá falar.
    Atente-se a proposta de intervenção, nunca esqueça dos elementos principais (AÇÃO, MODO/MEIO, AGENTE, DETALHAMENTO, FINALIDADE)

    • 2
  2. oi ale! eu reparei que a sua redação demonstra domínio da norma padrão de escrita e que você tem uma boa estrutura pra desenvolver a temática, parabéns :-)

    tenho alguns apontamentos a fazer: o primeiro é o uso da expressão “se vê” que se repete algumas vezes, experimente trocá-las por sinônimos mais adequados ao conjunto do texto.

    a segunda é que você pode desenvolver mais o tema dentro da redação, utilizando exemplos (que vão servir como apoio de base ao seu argumento), retomadas mais ligadas ao tema escolhido e também aproveitar melhor o espaço em branco do texto, mencionando sempre as palavras-chave da temática para que não haja risco de tangenciamento.

    e a terceira é sobre a proposta de intervenção! você esqueceu do detalhamento e da finalidade no seu parágrafo… a competência que cuida da proposta de intervenção exige que você utilize cinco pontos para não perder ponto! são elas: agente (aqui, Governo Federal seria mais adequado pois utiliza-se letra maiúscula para se referir ao órgão0, ação, meio, finalidade (aqui você explica como isso vai solucionar alguma das duas causas que você pontuou no texto) e detalhamento. essa última pede que você explique ou endosse a sua ação!

    no caso, aqui você deveria encaixar, após a finalidade: Tal ação deve contar com… (aqui cabe uma cartilha, um programa, intervenção midiática, etc.)

    na finalidade, você poderia colocar depois do detalhamento: “A fim de democratizar o acesso à moradia e reverter o problema de urbanização precária no país.”

    espero que tenha gostado. :-)
    só ajustar algumas coisinhas e sucesso! não esqueça de buscar sinônimos..
    abraço <3

    • 2
  3. Oi ale!

    Você fez uma ótima redação, tendo nela a ação, o meio e a finalidade.
    Tendo como uma proposta de intervenção muito bem organizada e exemplificada.
    parabéns, foi uma excelente redação continue assim. Que vc ira conseguir 1.000 no Enem ou nos vestibulares
    Atente-se a proposta de intervenção, nunca esqueça dos elementos principais (AÇÃO, MODO/MEIO, AGENTE, DETALHAMENTO, FINALIDADE)

    • 1
  4. Oiiii

    Na introdução, é legal sempre começar com alguma alusão, pode ser filme, livro, citação, algum fato histórico, algo para contextualizar o tema.
    Os parágrafos de desenvolvimento estão beeem sintetizados! Poderia explicar mais os argumentos, talvez utilizar algum dado, ou até explicar como se deu a urbanização no Brasil, de forma mais detalhada.
    Quando é citada a Constituição, poderia ter algum dado para comprovar como esse direito não está sendo assegurado.
    Na proposta de intervenção, ” Governo Federal” é sempre escrito com letra maiúscula! Também faltou a finalidade! Se você tivesse citado algum filme, poderia retomar na conclusão para fazer o fechamento do parágrafo.

    Espero ter ajudado!

    • 1
  5. INTRODUÇÃO
    – Delimite o tema mais claramente, você não bem a ideia de “democratização”
    – Tese: na introdução é bom você mostrar ao leitor o por quê do problema ser um problema, por que esse tema precisa discutido? essa é sua tese
    DESENVOLVIMENTO I
    – A citação não mostra nenhuma pertinência com o assunto, a ideia apresentada pelo poeta não se conecta com o seu argumento, é colocado de forma solta no texto.
    – “consequências surjam” – quais consequências? é bom aprofundar
    – você não mostrou no parágrafo como a questão da urbanização se conecta com a democratização da moradia
    DESENVOLVIMENTO II
    – “cidadãos brasileiros sem uma moradia acaba” – acabam*
    – você repete muito o termos: “se vê”, “cidadãos”, “constituição” , utilize sinônimos
    – a Constituição federal, no artigo 5º diz que a propriedade é um direto da personalidade? – não faz sentido
    CONCLUSÃO
    – como os argumentos não foram muito sólidos a proposta acaba não sendo bem desenvolvida também
    – não houve detalhamento de nenhuma das partes da conclusão
    – lembrando, a conclusão deve ter um agente, uma ação, um meio, uma finalidade e um detalhamento

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.