A Democratização do acesso ao cinema

  • 2

Segundo o filósofo grego, Aristóteles, todas as coisas possuem duas características, o ato e a potência. O ato se refere ao que se é agora, e a segunda se relaciona com aquilo que se pode vir a ser. Analogamente à sociedade hodierna brasileira, temos em ato condições para a criação de salas de cinema, o que nos da a potência de ter uma população ligada à 7ª arte. Contudo, existe alguns fatores que se tornam um entrave para a concretização disso, como a falta de investimento nacional e a falta de acesso da população menos favorecida.
A priori, é necessário entender que desde o período colonial o país recebe influências de diversas culturas, o que nos leva a acreditar que tudo o que vem de fora é superior às nossas obras. Sendo assim, o investimento no cinema nacional sempre foi precário e de difícil acesso para as classes mais carentes, aumentando cada vez mais a distância do conhecimento artístico.

Além disso, a maioria das cidades interioranas não tem infraestrutura para receber salas de cinema, e geralmente o único contato que a população tem com filmes é através da internet, por intermédio de aplicativos como a Netflix e o Youtube, entretanto essas plataformas oferecem serviços pagos, e mais uma vez são destinadas a classes elitizadas.

Sob esse prisma, o sociólogo Emillie Durkhéim discorre o modo como a cultura é responsável pela coesão social, e por conseguinte deve ser disponibilizada para todas as esferas da sociedade. Portanto, o governo nacional juntamente com a prefeitura de cada cidade deve investir na construção de centros culturais que contenham a presença de salas de cinema, além de fazer uma ponte com as instituições de ensino e desenvolver feiras de conhecimento cinematográfico nacional e internacional. E também, tornar a Lei Rouanet mais eficaz, para apoiar trabalhos locais. Dessa forma, chegaremos mais perto da coesão social apontada por Durkhéim.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dominio da norma culta expresso a problemática bem ao meu ver texto e bem fluindo . Apresentou bom dominio do repertório socio-cultura e científico.
    200 pontos chegaria neste parte
    Boa articulação de ideias.
    Contextualização no desenvolvimento fica bem explicito no decorrer do parágrafo a sua tese sobre o tema.

    • 0
  2. Oi, tudo bem?
    Está muito bom o texto, bem organizado, ótimas citações, ótima argumentação, apresenta apenas alguns erros ortográficos, nada muito difícil, estude mais acentuação, principalmente crase. Além disso, o início da sua conclusão ficaria melhor se estivesse no seu desenvolvimento.
    Espero ter ajudado!

    • 0
  3. Gostei muito da articulação argumentativa do texto. Minha unica negação é na conclusão em que vc comeca como se estivesse começando um novo parágrafo do desenvolvimento , enquanto deverias estar fechando suas ideias. So isto me incomodou, em relação a ortografia, so um pouquinho de atenção,apesar de os corretores ligarem mais para o conteúdo do que para a gramática, nao se esqueça q ela é importante

    • 0
  4. Análise do 1 parágrafo: Faltou crases, bastante aliás.
    Análise do 2 e 3: houve erros ortográficos, pequenos. Se algo está no plural então o “tem” deve-se ser “têm”. Ex: salas…têm…
    Análise do 4: Ótimo. Porém, a citação que você usou no começo da introdução poderia ter sido colocado em um dos desenvolvimentos, a meu ver, ficaria melhor ainda.
    Analisando tudo, o seu texto dissertativo-argumentativo, está muito bom, divido em 4 parágrafos, teve repertórios e uma boa intervenção.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.