Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a democratização do acesso ao cinema na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da urbanização acelerada, quanto das mudanças tecnológicas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, vale ressaltar, que a urbanização acelerada corrobora a problemática. Nesse cenário, conforme a Ancine, Agência Nacional do cinema, havia quase 3300 salas em 1975, 80% em cidades do interior. No entanto, percebe- se a falta de investimentos em infraestrutura urbana no descaso do Poder Público como, por exemplo, o fato de que o Brasil é apenas o sexagésimo pais na relação habitantes por sala comparado a outros países. Logo, evidência-se a necessidade do desenvolvimento de medidas mais eficazes, pelo Governo, que mitiguem esses desafios.
Além disso, as mudanças tecnológicas têm sido uma constante na sociedade contemporânea. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século xxi. Diante de tal contexto, surgem novas necessidades e, por consequência, novas formas de supri-las através das inovações e descobertas. Essas mudanças alteraram a geografia do cinema, privilegiando as áreas de renda mais alta e excluindo populações inteiras, como: o Norte e o Nordeste, as cidades do interior e as periferias. Com isso, demonstra- se a essencialidade do conhecimento no combate à acessibilidade ao cinema em igualdade para todos.
Portanto, a democratização do acesso ao cinema é um problema que aflige a sociedade brasileira e precisa ser mais bem combatido. Para isso, faz- se imprescindível que o Ministério da Educação e da Cultura, por intermédio do investimento em infraestrutura urbana e da redução dos custos para o consumidor de baixa renda, incentivando, então, a cultura mais democrática. Além disso é responsabilidade da Ancine, estabelecer um canal de comunicação mais afetiva com o telespectador, por intermédio de aplicativos e redes sociais interativas, para que denúncias e reclamações possam ser ouvidas e atendidas. Como efeito social, a democratização do acesso ao cinema no Brasil, será uma realidade. Assim, a sociedade perfeita, como relata a obra “Utopia” de Thomas More, será concretizada.
OBS: Está grande porque eu escrevi na folha de redação e passei para o bloco de notas, pois aqui não aceita fotos. E não irei mudar o repertório, pois já me adaptei a ele.
rddrig_
Sou apenas um aluno, não sou expert em redações. Entretanto, essa sua introdução tá meio “passada”, tente fazer uma original, ou pegue outra menos conhecida, porém, não deixa de ser boa, mas eu não consegui ver bem qual é a sua tese. Contudo, uma redação boa, e diminua um pouco sua proposta de intervenção.
BeatrizMartins01
Boa tarde Larissa, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar.
Então vamos lá!
Introdução: bom, mas eu não consegui ver bem qual é a sua tese
Desenvolvimento1: Bom argumento.
Desenvolvimento2: Ótimos argumentos
Obs: Você tem um ótimo repertório cultural.
Conclusão: Muito extensa. procure fazer só 6 linhas
Estercar
Boa tarde,
Eu já vi esse modelo de introdução umas 5 vezes só hoje. Tente escrever um modelo próprio ou usar outro que não seja tão “famoso”.
A argumentação está ok.
Agora, a PI:
agente1- Ministérios da Educação (o que a educação tem a ver com cinema?) e da Cultura
ação1- incentivar uma cultura democrática (isso daria mais certo para a finalidade)
meio1- investimento (isso daria mais certo para a ação)
finalidade1- não tem
detalhamento1- não tem
agente2- Ancine
ação2- estabelecer um canal comunicativo para o telespectador (o que significa isso?)
meio2- aplicativos e redes sociais
finalidade2- ouvir denuncias e reclamações
detalhamento2- não tem
Eu aconselho você a fazer apenas uma PI mais detalhada e tal, seria melhor que fazer duas meio incompletas.
Outra dica é tomar cuidado com os gerúndios (verbos terminados em -ndo), não sei se eles tem o poder de diminuir a sua nota mas alguém me falou que é preferível não usa-los.
C1: 200
C2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 160
total: 880