No filme “A invenção de Hugo Cabret”, conta a história de um garoto órfão e pobre conhecendo a sétima arte, o cinema, isso transforma a vida do mesmo de maneira arrebatadora. Hodiernamente, no Brasil, a ausência da democratização do acesso ao cinema é uma problemática deveras negligenciada, o que resulta, infelizmente, em um grande parcela da população não tendo a experiência das grandes telas. Tal situação prejudica o corpo social, promovendo desigualdades, e deve ser extirpada.
Primeiramente, nota-se que a localização é um obstáculo contundente para a resolução da problemática, uma vez que existem povoados e cidades distantes dos grandes polos urbanos, onde se concentram as instalações das salas de cinema. Segundo o filósofo contratualista, John Locke, cabe ao Estado prover ao cidadão o lazer, propiciando as condições necessárias para o bem-estar do mesmo. Nesse contexto, é responsabilidade do Estado desenvolver medidas que desvencilhem o intempérie supracitado.
Em segunda instância, é necessário ressaltar a importância de proporcionar tal acessibilidade e enfatizar que o direito a arte é universal. No século XX, o Movimento Modernista defendia uma arte popularizada, rompendo com os conceitos retrógrados das elites europeias, as obras desse período são caracterizadas pelo regionalismo, linguagem coloquial e de retratar sentimentos intimistas comuns a qualquer ser humano. A arte é parte essencial na construção da psiquê humana, pois gera sentimentos de identificação e alteridade que contribui para a construção de relações sociais saudáveis. Diante disso, conclui-se que produtores e a espectadores de obras cinematográficas devem independer da classe social ou locação do indivíduo.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o exposto. Faz-se mister que o Ministério da Cidadania em concerne com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), desenvolva o projeto “A sétima Arte A Todos”, que mapeará cidades e povoados do interior dos estados brasileiros, e levará, através de uma estrutura automotora, a experiência das telonas, exibindo filmes clássicos do cinema nacional e internacional. Ademais, o Ministério da Educação deve incluir obrigatoriamente o estudo da história, atributos e produções do cinema, na grade curricular do ensino médio, através da exibição de filmes, distribuição de cartelas e produção de curta metragens. Assim, promover-se-á a democratização do cinema ao povo canarinho.
[email protected]
sua redação esta muito boa ,
a introdução esta bem designada, uma introdução bem elaborada.
argumentação perfeita, com exemplos, você argumentou de uma forma que atrai a curiosidade do leitor.
o que me chamou foi a conclusão do texto, foi uma proposta de solução perfeita, parabéns.
os parágrafos estão bem interligados.
nota: 1000 ( mil)
samybbarros
Boa tarde, a sua redação ficou muito boa, porém uma dica é não retomar ou substituir nomes e pronomes com “o mesmo” para retomadas.
Contextos para aplicação adequada do termo “mesmo/mesma”. Pode significar próprio, própria.
Ao defender a proposta, Ana Amélia disse que ela mesma (ela própria) já se deparou com dificuldades por causa da atual restrição.
Tem o sentido de realmente, de fato.
Ele precisa mesmo desse dinheiro.
Marca oposição, quando representa uma conjunção
Mesmo confuso, respondeu aos questionamentos.
Ao invés disso, utilize: isso transforma a vida DELE de maneira arrebatadora.
[email protected]
Parabéns, logo de início vejo a citação de um filme, uma boa. Teve uma tese consistente, bons argumentos ao seu redor. Citou um filósofo e usou dados estatísticos, isso mostra que você realmente sabe o que está escrevendo.
UMA DICA: na conclusão tente retomar a alusão do filme que você usou na introdução ;)
Boa sorte! Precisando de mais correções mande mensagem para mim pelo e-mail: [email protected]
rafaelasantinodasilva
Boa tarde sua redação ficou mt boa usou bons argumentos usou areas de conhecimentos que se encaixou mt bem com a sua tese falou de john locke,usou dados estatísticos dá pra perceber que vc tem conhecimento de mundo parabens continue assim nota 800 ficou mt boa sua conclusão a redação ficou excelente