A democratização do acesso à cultura no Brasil — Corrigir nos padrões enem, obrigada desde já!

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No seriado “Bridgertons”, disponível na Netflix, relata a história de uma família da alta sociedade inglesa, a qual diariamente é vista em eventos culturais. Fora da ficção, a realidade acaba por ser a mesma quando apenas cidadãos com melhores condições acabam por ter acesso a cultura. Isso se deve, sobretudo, á falta de acesso da cultura aos indivíduos menos favorecidos e a pouca remuneração de artistas. Frente a tal problemática, faz-se urgente a reversibilidade do cenário em questão.

Primeiramente, é relevante perceber que o acesso a cultura é extrememante ligado a monetização, isto é, a população sem grande remuneração acaba por não poder usufruir da cultura. Entretanto, a Constituição Federal assegura que o Estado deve garantir acesso as fontes de culturas nacionais. Contudo, isso não se aplica no contexto nacional atual. Dessa maneira, é importante compreender que nem toda a população tem acesso a cultura.

Ademais, é pertinente perceber que cada vez menos jovens decidem seguir pela carreira artística, tendo como principal motivo a falta de remuneração que a carreira traz. No entanto, a Lei Rouanet criada em 1991, tem como objetivo incentivar a produção cultural nacional. Porém, a lei não conseguiu se consolidar. Dessa maneira, mostra-se necessário que o governo amplie os fiscais para essa lei.

Torna-se imprescíndivel, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem a falta de acesso cultural no Brasil. Para isso, é papel do Ministério da Cultura – órgãos de grande abrangência – em colaboração com o governo investir no acesso a cultura para todos por meio de investimentos em eventos públicos, de modo que a sociedade brasileira tenha livre acesso. Além disso, é papel do Estado investir nas fiscalizações da lei Rouanet. Apenas assim, a realidade da família Bridgerton vai ser a mesma para a população brasileira.

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5 Correções

  1. Olá
    A sua introdução está excelente, porém o desenvolvimento nem tanto, pois você repetiu informações e faltou falar sobre o porque do acesso da cultura ser importante e quais são os efeitos dela na sociedade.Seria mas fácil você separar na tese o arg. 1 e 2, para desenvolvê-los e deixar seu texto mais coerente e mais didático.

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  2. Introdução:
    -“diariamente é vista” (erro/ levar em consideração o uso correto do advérbio/) . comp.1
    “é diariamente vista” (correção).
    -“acesso a cultura” (erro/ crase/). comp.1
    “acesso á cultura” (correção).

    Tirando esses desvios gramaticais, a introdução está muito bem estruturada.

    Desenvolvimento 1 e 2 :
    -“acesso a cultura” (erro/ crase/). comp.1
    “acesso á cultura” (correção).
    -“extremamente” (possível erro de digitação).
    “acesso a cultura” (erro/ crase/). comp.1
    “acesso á cultura” (correção).
    “acesso a cultura” (erro/ crase/). comp.1
    “acesso á cultura” (correção).

    Aconselharia evitar a repetição excessiva de termos dentro de um parágrafo.
    O desenvolvimento da argumentação poderia ser melhor explorado, ficaram muitas ideias soltas.
    ex: a população sem grande remuneração acaba por não poder usufruir da cultura”= E como isso afeta na vida dessas classes?
    “Contudo, isso não se aplica no contexto nacional atual”= E quais são as evidências dessa afirmação, coloque exemplos.
    O modo e a consequências, são pontos importantes de colocar na argumentação.

    Conclusão;
    -“imprescíndivel” (erro de acentuação)
    imprescindível (correção).
    Senti falta da finalidade da sua proposta de intervenção.

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  3. Ótima redação!
    Por favor corrija minha redação: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/favor-corrijam-minha-redacao-que-corrijo-de-volta-tema-discurso-de-odio-em-redes-sociais-modelo-de-redacao-de-concurso-instituto-aocp/

    Você soube estruturar corretamente sua redação e introduzir elementos críticos no corpo do texto.
    No parágrafo “Ademais, é pertinente perceber que cada vez menos jovens decidem seguir pela carreira artística, tendo como principal motivo a falta de remuneração que a carreira traz. No entanto, a Lei Rouanet criada em 1991, tem como objetivo incentivar a produção cultural nacional. Porém, a lei NÃO CONSEGUIU se consolidar. Dessa maneira, mostra-se necessário que o governo amplie os fiscais para essa lei” observei que você afirma que a lei não foi consolidada e posteriormente ressalta que precisa de fiscalização no tocante a lei. Tem algum dado estatístico ou da impressa nacional que corrobora tal afirmação sobre a lei? Sempre que for informar uma gargalo a nível nacional é interessante comprovar com noticiário de grande circulação ou dados estatísticos para não se reduzir ao senso comum.
    Continue praticando!

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  4. O texto acabou ficando redundante, você basicamente disse várias vezes que pobres têm menos acesso a cultura do que ricos e é trabalho do governo mudar isso, além da remuneração dos artistas. Faltou explicar: 1) como a falta de acesso à cultura é um problema, 2) o que isso causa, qual o resultado na sociedade?
    Na conclusão, você acabou fundindo a ação e o meio/modo numa coisa só, você só disse que precisa de mais investimentos, faltou, de novo, desenvolver, por exemplo, que eventos culturais públicos seriam esses? Qual efeito isso teria?
    Além disso, acho que tu acabou comendo algumas vírgulas aí kkkkk

    No geral, a estrutura ficou boa (introdução, desenvolvimento e conclusão), além do repertório, só precisa de mais desenvolvimento.

    ~ Boa sorte ^-^

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  5. A redação demonstra um ótimo domínio do texto dissertativo-argumentativo e do padrão exigido pela banca de correção do ENEM. Cuidados com a competência 01, que diz respeito aos desvios gramaticais e à norma culta, são necessário.

    Parágrafo 1, Linha 3 – Uso da crase
    Parágrafo 2, Linha 1 – Uso da crase
    Parágrafo 2, Linha 1 – Escrita incorreta (extrememante -> extremamente)
    Parágrafo 2, Linha 3 – Uso da crase
    Parágrafo 2, Linha 4 – Uso da crase
    Parágrafo 4, Linha 1 – Escrita incorreta (imprescíndivel -> imprescindível)
    Parágrafo 4, Linha 2 – Uso da crase
    Parágrafo 4, Linha 3 – Redundância (em colaboração com o governo investir no acesso a cultura para todos por meio de investimentos em eventos públicos -> em colaboração com o governo investir no acesso a cultura para todos por meio de eventos públicos )

    Contudo, é notório o domino das competências restantes, principalmente ao analisar o uso da intertextualidade e de conectivos. Porém, é necessário evitar o uso de “primeiramente”, visto que não a sequência posteriormente.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 200

    Nota final: 920

    Parabéns, continue buscando melhorar!

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