A democratização do acesso a cultura em questão no Brasil

  • 0

Na Constituição Federal o artigo 215 fala que o Estado deve garantir a todos os cidadãos Brasileiros o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de cultura nacional. Porém, atualmente, na sociedade, não existe uma democratização do acesso à cultura em questão no Brasil. Cabe-se assim, analisar o que causa essa falta da democratização da acessibilidade cultural.

Em primeiro lugar, vale mencionar que cultura é todo sistema de símbolos. signos, ritos, crenças, hábitos e vivência que define um determinado grupo social. Mas, nem toda a população Brasileira têm acesso a determinados eventos culturais, como cinema e teatro, ocasionado pelos preços abusivos das entradas, fazendo assim com que pessoas de baixa renda não tenha acesso. Para ilustrar, uma pesquisa realizada em 2014 pela Folha de São Paulo, mostra que 42% da população Brasileira não consome cultura, isso demonstra que há falta do acesso democrático a cultura.

Em segundo lugar, cabe citar que a falta de planejamento, investimento e interesse público, com relação à cultura, faz com que não haja o acesso democratizado. Para exemplificar, no ano de 1895 no Governo Sarney foi criado o Ministério da Cultura, entretanto, em 2016 no Governo Temer o mesmo foi extinto, tal medida realizada enfatiza a ideia de que é inexistente o interesse público com a cultura no Brasil. Ademais, não ter o acesso a cultura vai de encontro com o que é garantido por lei na Constituição Federal, sendo assim, um direito intangível.

Portanto, com os fatos citados anteriormente, deve-se haver políticas públicas para combater essa problemática. Então, o Ministério Público deve criar medidas que garantam que toda a população tenha acesso a cultura, como cinemas e teatros públicos nas cidades, além de fiscalizar se o artigo 215 da Constituição Federal está de fato funcionando, promovendo dessa forma a democratização do acesso à cultura no Brasil.

 

 

Corrigir as competências de acordo com as regras, e com as notas, por favor, grata!

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, A_Clara! Tudo bem?
    De cara, gostaria de dizer que gostei muito do seu texto, e que com apenas alguns ajustes podemos deixá-lo 100%!
    Indo por partes, primeiro, gostaria de apontar algumas infrações de concordância e gramática em sua redação — por mais que possam parecer nem tão graves assim, com certeza haveria uma diminuição da sua nota na Competência 1 do Enem, por desvios da norma padrão da língua escrita. Aqui estão:
    > […] o Estado deve garantir a todos os cidadãos *Brasileiros* o pleno exercício dos direitos culturais…
    • Nesse caso, A_Clara, “brasileiros” é um adjetivo pátrio e, segundo a norma, é escrito em letra minúscula, mesmo! Os adjetivos pátrios são iniciados em letra maiúscula no inglês, e não no português ;)
    > […] Mas, nem toda a população Brasileira têm acesso a determinados eventos culturais, como cinema e teatro, ocasionado pelos preços abusivos das entradas, fazendo assim com que pessoas de baixa renda não tenha acesso.
    • Aqui, além de desvios da norma, achei seu período um tanto complicado, mas vamos discutir um de cada vez, ok?
    • A vírgula depois da conjunção “mas”, da forma que a colocou ali, é desnecessária e acabou por “quebrar” o ritmo do seu parágrafo. Utilize vírgula depois de “mas” em períodos como esse: “Nunca nos vimos antes, mas, apesar disso, senti como se já nos conhecêssemos!”
    • A palavra “têm” vem do verbo ter, e está conjugada na 3º pessoa do plural (Eles/Elas). Entretanto, o que acontece é que você colocou ela concordando com “a população Brasileira” (3 pessoa do SINGULAR). O verbo ter conjugado na 3º P.S. é “tem”, mesmo.

    • 0
  2. Oláá! Nossa, parabéns. Achei incrível como introduziu uma abordagem na introdução e tratou dela como prometeu, além do mais seu texto é de fácil entendimento e tem uma estrutura muito boa. Como apontamentos, eu diria que:
    •Na introdução, “Fala” poderia ser substituído por: “garante por meio do Estado o plano direito…”, para ficar mais culto.
    •No segundo parágrafo, você acabou repetindo duas vezes que parte da população brasileira não tem acesso aos meios culturais.
    •No terceiro parágrafo, acho que facilitaria a compreensão separar por ponto e vírgula a sua explicação depois da citação : “tal medida realizada…”
    As competências foram plenamente alcançadas com somente um erro na competência 1, e outro na 3… Espero ajudar, bons estudos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.