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A democratização do acesso à cultura em questão no Brasil

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A Constituição brasileira de 1988 garante a todos os brasileiros direitos culturais e livre acesso à fontes de cultura. Entretanto, o que se constata atualmente é que a cultura no país não é distribuída regularmente. Isso é resultado dos interesses econômicos da indústria cultural, ocasionando uma privação de raciocínio crítico e desenvolvimento intelectual.

Em primeiro lugar, a concentração de meios culturais em áreas economicamente ativas é resultado da mercantilização da cultura. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, regiões metropolitanas concentram a grande parte de museus, teatros e cinemas. Essa disparidade pode ser explicada pelo conceito de indústria cultural, desenvolvido pelos pensadores da Escola de Frankfurt, o qual afirma que a cultura tornou-se um produto voltado ao lucro. Portanto, a localização de equipamentos culturais em centros economicamente favoráveis são reflexos dessa cultura, levando em consideração os interesses econômicos das empresas culturais.

Consequentemente, a má distribuição cultural pode prejudicar o desenvolvimento crítico e intelectual da população. O conceito de “mimesis”, desenvolvido na Antiguidade, define que a arte imita a realidade. Logo, ao transmitir aspectos cotidianos, pode ser usada para críticas e denúncias sociais, proporcionando àqueles que entram em contato com ela um senso crítico maior. A título de exemplo, a canção “Cálice”, de Chico Buarque – hoje estudada como um dos grandes símbolos artísticos contra a opressiva ditadura militar brasileira – representa como a arte é importante para o desenvolvimento crítico.

Portanto, o Ministério da Cidadania deve, por meio de diretrizes governamentais, financiar a construção de equipamentos culturais em regiões carecidas, também incentivando artistas locais para o desenvolvimento próprio da população. Nesse sentido, a finalidade de tal ação é levar um acesso justo à esse direito humano fundamental garantido pela Constituição.

 

OBS.: Peço que corrijam, por favor, apontando erros que percebidos ao longo da leitura (coesão, falta de coerência) para que eu possa aprimorar a minha escrita. Abraços.

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3 Correções

  1. Olá, Boa noite.
    • Procurar evitar redundância.
    • Quando iniciar um período é essencial que coloque conectivo.
    •Relacionar os argumentos melhor.
    • Quando for colocar alguma citação é bom colocar o autor, ou seja o Filósofo Platão do conceito mimesis.
    •Na conclusão quando for usar o detalhamento usa a preposição COM (EX: Com o auxílio de fiscais.)
    •É preciso iniciar a conclusão citando os argumentos, digo, reafirmar os argumentos que foram apresentados na introdução.
    Você argumenta bem, continue que é sucesso.👏👏

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  2. Olá, boa noite.
    Irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são:
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
    No geral, você escreve bem, mas eu percebi alguns erros, principalmente no que se refere ao uso da crase, que acabam por tirar muitos pontos, em função de serem erros recorrentes.EX: justo à(AQUI SÓ EXISTE PREPOSIÇÃO, NÃO ARTIGO) esse direito humano.livre acesso à(AQUI TEMOS PREPOSIÇÃO ”a” COM ARTIGO ”as”, logo seria às) fontes de cultura.(160)
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Você compreendeu a proposta da redação(temática que eu acho que está sendo abordada), e abordou um dos aspectos principais do tema.Muito legal a citação à Escola de Frankfurt, e citação de conhecimentos como o da ”mimesis” e a música do Chico Buarque, evidenciam um vasto repertório sociocultural.(200)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Muito consistente a sua argumentação, fluiu muito bem.Não há nenhum tipo de engasgo no que se refere a linha de raciocínio, e argumentos diretos ao ponto.(200)
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Há um uso vasto de conectivos, o que mantém a ligação entre os diversos pontos do desenvolvimento.No geral, o texto flui muito bem em função disso.A cada ponto houve uma retomada do conteúdo anterior, dando assim uma continuidade para o texto.(200)
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    A sua proposta se encontra de acordo com toda a discussão, mas eu acho que faltou um pouco de detalhe, principalmente no modo como estas políticas afetariam a vida da população.(160)
    Nota:920

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  3. Olá, boa noite!
    C1:180
    C2:180
    C3:180
    C4:160
    C5:120. Nessa competência para elaborar uma proposta de solução melhor tente responder essas questões:
    1) Construção de quais equipamentos culturais? Sala de cinema, teatro…
    2) Incentivar como os artistas locais?
    Além disso o Ministério da cidadania é um orgão muito grande, tente pensar e alguma parceria ou algo do tipo.
    Não achei nenhum erro de concordância muito. Adorei seu texto :)
    840

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