Iniciante

A democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 0

Promulgada em 1948 pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos indivíduos o direito à cultura e dignidade. Porém, a concentração do acesso ao cinema somente para parte da população, evidencia que esse direito não tem sido levado a todos, excluindo cidadãos e privilegiando outros. Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que agravam esse quadro.

Em primeira análise, vale ressaltar que o número de cinemas e de usuários do mesmo, têm aumentado no Brasil, mas de acordo com dados divulgados, apenas 17% da população frequenta o cinema. Essa exclusão de parte da sociedade, é um reflexo da má distribuição de renda presente no país, essa junto com a falta de investimentos, leva a uma precária infraestrutura em várias regiões.

Em segunda análise, é notável que o cinema se tornou uma ferramenta de consumo. Essa também é dada de forma concentrada. Segundo Zygmunt Bauman, a sociedade vive tempos líquidos, ou seja, nada é para durar. Em suma, essa questão também é vista no universo cinematográfico, onde o interesse acerca dos filmes têm se transformado num meio para registrar a existência humana de forma cultural e informativa. Porém, isso não chega ao acesso de todos, se tornando um problema que deve ser evidenciado.

Portanto, ainda existem entraves para que seja alcançada uma sociedade integrada. Urge, que o Estado crie estímulos para a vinda e criação de empresas exibidoras no ramo do cinema, por meio de investimentos no setor, isso com o intuito de levar o acesso a regiões menos favorecidas, e também a criação de novos empregos, levando mais oportunidade e qualidade de vida às pessoas. Logo, com essas mudanças oque está previsto na Declaração dos Direitos Humanos será alcançado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua introdução e o primeiro parágrafo de desenvolvimento foram bem elaborados, boa estrutura e sem nenhum erro gramatical.
    Entretanto, faltou citar a fonte dos dados citados no segundo parágrafo do texto, fazendo sua redação ficar desconexa. Ademais, os corretores podem considerar uma informação inventada, por não conter procedência.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento, houve um equívoco. Você menciona a problemática da grande concentração de pessoas e, em seguida, cita que isso é consequência do difícil acesso a esses meios. Contudo, faltou trabalhar de que maneira ela ocorre. Além disso, a citação usada ficou ilógica, em relação aos problemas citados.
    Na conclusão, pude perceber erros gramaticais e falha na desenvolvimento de soluções. Por apresentar duas propostas distintas, você conseguiu trabalhar bem a primeira, mas deixa em escasso o segunda. Sugiro trabalhar mais no detalhamento da proposta de intervenção.
    Em suma, avaliaria sua redação com: 820.
    C1: 160
    C2: 140
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

    • 1
  2. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (160)
    SUJEITO PASSIVO (POR PARTE DA POLULAÇÃO)
    ESSA – ESTA (ESTA, JUNTO A(…))
    CONCORDÂNCIA VERBAL (O INTERESSE (…) TEM)
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (180)
    DICA: CONTINUE COM A BOA ESTRUTURAÇÃO
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (160)
    DICA: CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO
    CUIDADO COM A ARGUMENTAÇÃO (AUMENTE A RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO LÍQUIDO DESCRITO POR BAUMAN COM A DEFESA DO PONTO DE VISTA)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (180)
    DICA: CONTINUE COM O EMBASAMENTO EM DADOS, EXEMPLOS E CITAÇÕES DE AUTORIDADE PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS ARGUMENTOS
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (120)
    DICA: AUMENTE O DETALHAMENTO DO QUEM, COMO E O QUE DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, O QUE RENDERÁ MAIOR NOTA
    TOTAL (800)

    • 1
  3. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (120)
    DICA: APRIMORE SEU USO DA VÍRGULA E CONCORDÂNCIA VERBAL.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (160)
    DICA: DISSERTE MAIS AS SUAS REFERÊNCIAS NO TEXTO, BUSCANDO APROFUNDAR TAL CONHECIMENTO
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (140)
    DICA: CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO (SIM OU NÃO, BOM OU RUIM)
    AUMENTE A CONSISTÊNCIA DOS ARGUMENTOS UTILIZANDO RECURSOS METALINGUÍSTICOS (EXEMPLOS, DADOS, NOTÍCIAS E FATOS CONCRETOS, CITAÇÕES DE AUTORIDADE RELACIONADAS AO TEMA (Ex: análise SWOT; Forças de Porter)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (170)
    DICA: CONTINUE COM A BOA ADEQUAÇÃO DOS TERMOS COESIVOS
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (190)
    DICA: EXPLORE MAIS ESSE RAMO DE INTERVENÇÃO, BUSQUE ALGO INOVADOR
    TOTAL(780)
    PARABÉNS, SUA REDAÇÃO ESTÁ MUITO BOA!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.