A demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígena

  • 0

Por Favor avalie como no Enem!

Em 1500, os primeiros colono europeu chegavam ao Brasil, que já era habitada  pelos indígenas. Com o passar do anos os indígenas brasileiros vivenciaram em sua história  violência, brutalidade, escravidão , doenças e genocídios. Uma vez que, sofreram preconceito praticado pelos colonos europeus. Hodiernamente, no Brasil, verifica-se que, com a demarcação de terras indígenas e a sobrevivência de sua cultura a problemática persiste ligada a realidade do país, seja pela dificuldade de acesso aos seus direitos, seja pela exclusão social.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em virtude da escassez de recursos básicos de sobrevivência, e o desmatamento desenfreado causado por forasteiros, contribuiu para que indígenas deixassem seu lar, e migrassem para as áreas urbanas. Apesar, de buscarem melhores condições de vida enfrentam mais e  mais dificuldades. E com o complicado acesso aos seus direitos, as coisas só pioram. Prova dessa realidade é o filme “Xingu”, lançado no Brasil, o qual mostra o quão difícil é defender a cultura indígena. Mas, ao final conseguem, com a ajuda dos irmãos Villas-Bôas. Fora da ficção, tal cenário também é complexo, visto que,  muitos deles ou não tem acesso ou nem sabe d existência de seus direitos, e deixam de desfruta-lo.

Ademais, destaca-se a exclusão social como um impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social, é uma maneira coletiva de agir e de pensar , dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento observa-se que o percurso para conseguir um emprego ou uma formação acadêmica é inacessível ao indígena, e que ambos se devem ao preconceito, a discriminação social e a negligência governamental para combater esses obstáculos.

Portanto, é preciso que o Estado tome medidas para amenizar o quadro atual. Para promover a admissão e a valorização da cultura indígena na sociedade brasileira, urge que o Poder Legislativo, por meio de uma nova lei que proteja os seus direitos á terra , a memória de seu povo e a sua cultura , com a finalidade de preservar e resguardas o índio brasileiro. Somente assim, será possível que a inacessibilidade vista em “Xingu” fique apenas na ficção.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá. Vou fazer algumas observações sobre o seu texto.

    Em 1500, os primeiros colono europeu(1) chegavam ao Brasil, que já era habitada pelos indígenas. Com o passar do anos(2) os indígenas brasileiros vivenciaram em sua história violência, brutalidade, escravidão , doenças e genocídios. Uma vez que, sofreram preconceito praticado pelos colonos europeus. Hodiernamente, no Brasil, verifica-se que, com a demarcação de terras indígenas e a sobrevivência de sua cultura(3) a problemática persiste ligada a realidade do país, seja pela dificuldade de acesso aos seus direitos, seja pela exclusão social.
    (1) Plural. Os primeiros colonoS europeuS.
    (2) Vírgula.
    (3) Vírgula.
    *Fora esses erros, sua introdução está muito boa. Soube relacionar muito bem com o contexto, e introduziu muito bem os argumentos que você vai desenvolver no segundo e terceiro parágrafo.

    Em primeiro lugar, é importante destacar que, em virtude da escassez de recursos básicos de sobrevivência, e o desmatamento desenfreado causado por forasteiros, contribuiu para que indígenas deixassem seu lar, e migrassem para as áreas urbanas. Apesar(1), de buscarem melhores condições de vida(2) enfrentam mais e mais dificuldades.(3) E com o complicado acesso aos seus direitos, as coisas só pioram. Prova dessa realidade é o filme “Xingu”, lançado no Brasil, o qual mostra o quão difícil é defender a cultura indígena. Mas, ao final(4) conseguem,(4*) com a ajuda dos irmãos Villas-Bôas. Fora da ficção, tal cenário também é complexo, visto que, muitos deles ou não tem acesso ou nem sabe d(5) existência de seus direitos, e deixam de desfruta-lo.
    (1) Aqui não viria vírgula.
    (2) Vírgula.
    (3) Aqui seria melhor ter colocado uma vírgula e continuado.
    (4) A vírgula viria onde eu marquei o 4, e não ali no (4*).
    (5) Erro de digitação provavelmente.
    *Desenvolvimento produtivo e trouxe repertório (conhecimento interdisciplinar) para o argumento. Uma ressalva que preciso apontar: faltou conectivos no seu texto. O ENEM ama isso, e você precisa procurar colocá-los no começo de cada frase. Por esse motivo, aponto outra coisa: cuidado com essas frases curtinhas. Não daria para colocar conectivos no começo de cada uma delas kkkk. Não é para fazer frases gigantescas, mas algo ali no “mais ou menos”.

    Ademais, destaca-se a exclusão social como um impulsionador do problema. De acordo com Durkheim(1), o fato social, é uma maneira coletiva de agir e de pensar , dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento(2) observa-se que o percurso para conseguir um emprego ou uma formação acadêmica é inacessível ao indígena, e que ambos se devem ao preconceito, a discriminação social e a negligência governamental para combater esses obstáculos.
    (1) Não sei se o ENEM exige isso, mas vejo que todas redações nota mil tem isso: introduzir o pensador e colocar o nome dele por “extenso” (não o nome completo, apenas o primeiro e segundo). Ex.: “De acordo com o filósofo Émile Durkheim, o fato…”. Só uma sugestão.
    (2) Vírgula.
    *Bom repertório e argumentação, mas tem algumas linhas soltas aqui. Talvez fosse interessante detalhar um pouco mais essa discriminação e negligência por parte do governo. Perceba como o seu D2 ficou menor que o D1.

    Portanto, é preciso que o Estado tome medidas para amenizar o quadro atual. Para promover a admissão e a valorização da cultura indígena na sociedade brasileira, urge que o Poder Legislativo, por meio de uma nova lei que proteja os seus direitos á(1) terra , a memória de seu povo e a sua cultura , com a finalidade de preservar e resguardas o índio brasileiro. Somente assim, será possível que a inacessibilidade vista em “Xingu” fique apenas na ficção.
    (1) Aqui o “a” levaria crase.
    *Proposta de intervenção boa, mas senti a falta de um elemento: os detalhes. Não tenha receio de detalhar aqui, já que é para isso que serve a conclusão. Você poderia detalhar, por exemplo, de que maneira essa lei seria feita ou como protegeria tudo isso.

    Sua redação tá muito boa, só queria apontar essas observações que eu fiz mesmo pois isso acaba tirando os 200 nas competências. Errinhos de pontuação que acabam atrapalhando no entendimento também prejudicam. Minha sugestão para isso é você sempre reler algumas vezes aquelas frases, parágrafos e o texto inteiro para ver se está 100% entendível.

    Último ponto: sua redação tá um pouco longa. Se você fez a redação no papel e deu 30 linhas certinhos, ignore o que eu estou falando. Caso contrário, lembre-se que na hora tem que caber tudo lá kkkk.

    C1: 200 — Demonstrou domínio da escrita formal.
    C2: 160 — Aplicou conceitos de várias áreas do conhecimento, mas de uma maneira um pouco improdutiva no D2.
    C3: 160 — Um pouco de falta de organização no D2.
    C4: 160 — Aqui a falta de conectivos interparágrafos pesa.
    C5: 160 — Boa proposta de intervenção, mas a falta do detalhamento é a razão de eu não colocar os 200 aqui.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 0
  2. Competência 1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa) = 140 pontos.
    Competência 2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto) = 190 pontos.
    Competência 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) = 160 pontos.
    Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) = 180 pontos.
    Competência 5 (Respeito aos direitos humanos/proposta) = 200
    Nota final: 870 pontos

    • 0
  3. A introdução está boa, mas poderia falar de maneira mais específica as consequências dos fatos citados, pois está muito generalizada. ótimo repertório falando sobre o contexto histórico.
    O segundo parágrafo está muito bem escrito, com argumentos corretos e uma boa citação de filme para retratar o argumento. Cuidado com frases informais como “mais e mais dificuldades”.
    O terceiro parágrafo não vi nenhum problema, elucidou sua tese muito bem.
    No último, a intervenção está boa, mas precisa de mais detalhamento. Lembre-se sempre de responder quem, o quê, como e por que. detalhe mais como sua proposta deve ser feita e quais serão seus resultados.
    parabéns pela redação. nota 840

    • 0
  4. Olá amiga, Irei avaliar conforme cada competência. Competência 1: Dominar linguagens (DL) .—-160
    Competência 2: Compreender fenômenos (CF) —-200
    Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) .—200
    Competência 4: Construir argumentação (CA) —180
    Competência 5: Elaborar propostas (EP)—– 160 NOTA FINAL- 900

    • 1
  5. Olá! Boa tarde.
    A sua redação está muito boa, porém está muito grande, eu sei que é difícil reduzir, eu tenho a mesma dificuldade muitas vezes, mas tente reduzir um pouco.
    No segundo parágrafo, eu acredito que seja um erro de digitação, mas vou te alertar mesmo assim “Fora da ficção, tal cenário também é complexo, visto que, muitos deles ou não tem acesso ou nem sabe d existência de seus direitos, e deixam de desfruta-lo.” Há um erro em “sabe d existência”.

    Segue a nota:

    C1: 140 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 190 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 160 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 180 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 170 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 840.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.