A cultura de aplicativos em questão no Brasil

  • 0

Desde o advento da Revolução Industrial em meados do século XIX, a humanidade tem sido beneficiada com inúmeros avanços tecnológicos, o que permitiu, por exemplo, a criação de aplicativos para smartphones que auxiliam seus usuários nas mais diversas atividades cotidianas. Todavia, as facilitações proporcionadas por esses mecanismos podem resultar em consequências negativas para a sociedade, como sedentarismo e a ambição pelo imediato.
No filme de animação \”Wall-e\” (2008), os humanos vivem em uma nave no espaço por terem esgotado os recursos terrestres. Com isso, ficam submersos na tecnologia, dependendo dela para realizar simples tarefas, como comer e andar. Semelhante à narrativa, essa é a realidade da maioria dos brasileiros, visto que esses têm designado funções cruciais aos aplicativos, como os de transporte \”99 táxi\” e \”UBER\”, o que favorece o aumento do sedentarismo na população.
Já no episódio Hanging the DJ, da série de antologia \”Black Mirror\”, o indivíduo pode conhecer o futuro de um relacionamento, por meio de um software probabilístico, para saber se deve \”investir\” ou não em determinado parceiro. Assim como na ficção, o Brasil possui cidadãos ansiosos e imediatistas, o que é resultado de sua posição em terceiro lugar entre os países onde  as pessoas passam mais tempo usando recursos como esse, segundo a empresa de dados App Annie, o que requer medidas  governamentais urgentes.                                                                                                                                       Portanto, é mister que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para que haja diminuição do sedentarismo entre os brasileiros e para que gastem menos tempo em dispositivos móveis, urge que o Ministério de Tecnologia crie aplicativos interativos para ajudar a população a balancear os períodos de uso de smartphones. Além disso, em parceria com o Ministério de Transporte, deve disponibilizar bicicletas monitoradas e ciclofaixas nos centros urbanos. Assim, utilizar-se-ão os recursos tecnológicos em favor do bem comum.

Compartilhar

3 Correções

  1. Não sou profissional!
    Comentário geral: sua redação esta boa, mas tem alguns conceitos confusos, como o caso de os aplicativos substituir o transporte, app não transporta ninguém. sua redação tem que ser clara sem margem para ambiguidade.
    Continue firme. o erro é o trampolim para o aprendizado !

    • 1
  2. A sua redação está ótima, presença de dados históricos, seus argumentos estão bons, a citação do filme com certeza fez todo sentido com o tema. Porém algo que me incomodou foi a desordem do seu texto, não consigo distinguir a introducao, o desenvolvimento, a conclusão. Toma cuidado com isso pois pode passar a impressão de as suas ideias não são concretas, da próxima foque tbm na apresentação da redação. S2

    • 1
  3. Sua redação tem ótimo repertório sociocultural que foi bem relacionado e desenvolvido com o tema proposto.
    A proposta de intervenção é bem estruturada, faltando apenas o “Meio” que será usado (com qual dinheiro/verba).
    O tópico frasal foi bem feito e relacionado com os dois parágrafos de desenvolvimento.
    Continue assim!
    NOTA SUGERIDA: 920
    》Nota em cada Competência:
    1) 160 (alguns erros de pontuação)
    2) 200
    3) 200
    4) 200
    5) 160 (alguns detalhes faltando na proposta)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.