Iniciante

A cultura da erotização infantil

  • 1

A série francesa, ‘’Lindinhas’’, foi acusada de erotização infantil ao retratar a história de uma menina de 11 anos que quer se libertar da criação conservadora e entra para um grupo de dança com outras três meninas, também menores de idade. De maneira análoga a obra cinematográfica, a erotização infantil pula etapas importantes de desenvolvimento e traz diversas consequências graves. Pode-se, portanto, analisar como efeitos de tal problemática o: a pressão estética e o reforço a cultura do estupro.

Em primeira análise, evidencia-se, que muitos conteúdos midiáticos, vestuários, desenhos e brinquedos voltados às meninas na ideia de cultivo à beleza como algo inerente ao feminino, são grandes responsáveis por esse conflito.  Pode-se citar como conteúdo direto da mídia as animações japonesas, que geralmente retratam garotas consideradas ‘’padrão’’ com traços infantis e comportamentos sexuais, logo, fica nítido que as estes meios não se atentam à vulnerabilidade dos seus espectadores, disponibilizando conteúdos impróprios e irrelevantes na constituição do sujeito que está em formação, em especial, as crianças, os quais, desde cedo, estão expostos às informações midiáticas. Uma vez que é leviano negar que as crianças não possuem senso crítico para avaliar o impacto de tal influencia em suas vidas, consequentemente, irão reproduzir ou se espelhar no que foi visto por elas. Em vista dos fatos apresentados, é preciso um esforço nacional para mudança desse quadro.

Em segunda análise, é imperativo pontuar que diariamente crianças e adolescentes são abusados sem qualquer chance de se defenderem, uma vez que o agressor demonstra força, fazendo com que a vítima venha se sentir inferior, ou seja, com total fragilidade. Além disso, sexualização precoce pode criar um desejo por meninas que forma um mercado para pornografia e exploração sexual de crianças. Isto é, ao retratar a infância como algo que pode ser ‘’sexy’’, a cultura acaba por naturalizar práticas como abuso, violência e comportamentos machistas, onde tais atos bulam as normas descritas no Código Penal e Estatuto da Criança e do adolescente. Nesse sentindo, observa-se o quão preocupante é a questão da erotização precoce e suas grandes consequências.

Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam serem tomadas para diminuir tamanha problemática. Posto isso, cabe ao Governo Federal – Esfera dos Três Poderes – elaborar leis que proíbam conteúdo de cunho impróprio ou que sexualizem as crianças em TVs abertas em todos os horários. Deve ainda, fiscalizar e aplicar punições severas na violação dessas leis, para que se tenha maior controle do que a massa de crianças está tendo contato. Ademais, é dever Ministério da Educação tornar realidade o debate e palestra sobre educação sexual nas instituições de ensinos, com o objetivo de que a criança conheça os limites do próprio corpo, uma vez que é fundamental para se defender contra o abuso sexual.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Não sou profissional mAs espero te ajudar.
    Sua redação tá boa, só tem alguns erros de concordância e de vírgula, poderia perde alguns pontos.
    Na sua conclusão eu não achei todos os 5 tópicos que precisa para concluir, agente, meio, ação, detalhamento e finalidade , utilize (por meio de ) fica mais fácil, para exemplificar o meio a ser feito a sua ação.
    Parabéns continue escrevendo, nunca desista.

    • 0
  2. Boa tarde!!! Tudo bem? Espero que sim ☺️
    Em relação ao seu texto não encontrei nenhum problema, mesmo lendo com bastante atenção, tenho apenas um detalhe para pontuar na sua conclusão acho que depois de “dever” deveria ter um “do”, tirante disso não encontrei nenhum erro, sua redação é excelente, muito bem estruturada e explicada utilizando repertórios variados para construção de uma excelente argumentação.

    • 1
  3. Boa tarde!!! Tudo bem? Espero que sim ☺️
    Em relação ao seu texto não encontrei nenhum problema, mesmo lendo com bastante atenção, tenho apenas um detalhe para pontuar na sua conclusão acho que depois de “dever” deveria ter um “do”, tirante disso não encontrei nenhum erro, sua redação é excelente, muito bem estruturada e explicada utilizando repertórios variados para construção de uma excelente argumentação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.