As disparidades no contexto escolar entre escolas privadas e públicas são evidentes, uma vez que as propostas pedagógicas de ambas são distintas e as respectivas verbas recebidas por cada uma distoam em direcionamento e proporção. A maior problemática, então, partindo desse ponto de vista, é a defasagem educacional nas escolas estaduais devido a problemas estruturais, como a falta de materiais e tecnologias necessários para um pleno aprendizado e também, posteriormente, como desdobramento de tais disparidades, na grande dificuldade de ingresso e permanência destes estudantes em instituições de ensino superior.
Em primeiro plano, vale citar influenciadoras digitais como Nataly Néri e Gabi Oliveira que, por meio de seus respectivos canais de comunicação, comentam e relatam suas vivências enquanto pessoas que estudaram em escolas públicas e que, em dado momento, ingressaram, com relativa ou integral dificuldade, em universidades. A partir de tais relatos, pode-se perceber que há enormes falhas no sistema educacional brasileiro por não haver uma preparação adequada dos estudantes para processos seletivos e vestibulares, contribuindo para a permanência de ciclos viciosos prejudiciais à modificação da realidade vigente.
Desta forma, nota-se a necessidade, provisoriamente, da adoção do sistema de ações afirmativas para estudantes de escolas públicas, possibilitando um processo minimamente justo entre tais competidores no contexto dos vestibulares, como afirmado pela canção “Cota não é esmola”, de autoria da cantora Bia Ferreira. Observando-se, contudo, o surgimento de ondas “Anticotistas” e movimentos de contestação quanto à utilização deste direito civil, faz-se relevante uma intervenção governamental a fim de não só convocar a sociedade ao comportamento empático, mas também de desenvolver o ambiente escolar.
Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação e Cultura e à Secretaria da Educação, a função de promover palestras e debates em escolas e universidades públicas, ministradas por antropólogos e cientistas sociais, objetivando esclarecer e apontar à sociedade a importância da utilização do sistema de ações afirmativas e de um ambiente estruturado e planejado para uma boa formação educacional de estudantes. E cabe, ainda, à Secretaria da Educação, a urgência do processo de redação de materiais didáticos aprofundados e completos aos estudantes para que haja a possibilidade de uma imersão segura e pertinente nos estudos.
Gustavo Lemes Ribeiro
🎈Sua conclusão tem boas ideias, porém acho que poderia ter foco em apenas algumas pra deixar ela mais completa e clara de se entender
“Com finalidade nisso, o Ministério da educação e cultura, deve promover mais ações de incentivo a leitura,
mediante a criação de mais bibliotecas públicas, DETALHAMENTO… 💭
AFIM ….💭
PROPOSTA 2 AQUI. 💭
CONSLUSÃO DA SUA REDAÇÃO.💭
ESSA PATE CREIO QUE JA SERIA OUTRA INTERVENÇÃO
projetos de reforços na área de ciências exatas e humanas, utilizando entretenimentos divertidos que estimule a curiosidade, saindo da zona de conforto, investindo em projetos inovadores, para que o cidadão possa adquirir o hábito de apenas não estudar por obrigação.
entretenimentos divertidos – Esse termo ficou estranho no texto
🎈 Obs: Acho que é somente Ministério da Educação, pelos sempre pesquiso e só acho assim
você precisa usar conectivos.
Meios – Por meio de, por intermédio de, mediante etc.
Finalidade – Com intuito de, com o objetivo de, para que etc
ESPERO QUE TENHA AJUDADO EM ALGO, TUDO DE BOM PRA TI!
marirosa
Bom dia, tudo bem?
Gostei muito da sua redação! Teve um bom desenvolvimento e não fugiu do tema proposto!
Tente sempre apresentar no primeiro parágrafo o que você irá tratar nos dois parágrafos de desenvolvimento, pois assim há a retomada do que foi dito.
Procure também trazer mais dados estatísticos ou repertório sociocultural!
Parabéns!!!!!
Dudaanovaes
Olá sou nova aqui e vou falar o que eu achei da sua redação!!!
Vc apresentou o tema muito bem, gostei da sua tese, porém senti falta de conectivos….
Fez bem fazer argumentos com base nas influenciadoras no seu desenvolvimento do texto.
Sua problematização está boa, só tome cuidado com o tamanho dos parágrafos, não sei se a sua letra coube certinha em 30 linhas…
Sua conclusão está ótima, pois trabalhou bem nos 5 fatores!!!
Continue praticando…