A crise hídrica encontra-se, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa constatação pode ser comprovada pelo portal Agencia Brasil, em 2019, os especialistas alertaram que os problemas poderão ser ainda mais graves se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção em relação aos recursos hídricos. Nesse contexto, a crise hídrica é um desafio no Brasil e persiste devido não só as questões políticas, mas também ao medo de denunciar.
Primeiramente, pode-se apontar como empecilho à consolidação de uma solução, às questões políticas. Conforme o filósofo Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contudo, no Brasil, a crise hídrica não encontra respaldo político precisos para ser revertido, o que dificulta a resolução do problema. Sendo assim, os governantes devem direcionar seu olhar a questão, com a finalidade de propor medidas que solucionam problema da valorização da água.
Em segunda análise, o receio de denunciar ainda é um grande impasse para a mudança dessa problemática. Nessa perspectiva, o imperativo categórico, de Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformar em lei universal. No entanto, no que tange a questão da crise hídrica, há uma falha no dever moral, quanto ao exercício da denúncia, já que as pessoas, ao invés de denunciar mais cedo a situação hídrica de sua cidade, ou algum fator que contribua para a continuidade desse problema.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Logo, e necessário que as famílias, em parceria com a liderança dos bairros, exijam do poder público o cumprimento dos direito constitucional de proteger os recursos hídricos. Essa exigência deve se dar por meio da produção coletivo de ofícios e cartas de denúncia sobre o mau uso dos recursos hídricos, com relatos de pessoas dos bairros que sofrem com a falta dos devidos cuidados com a agua, a serem entregues nas prefeituras, para que os direitos assegurados na Constituição Federal sejam cumpridos . Assim, espera-se promover uma melhoria no que tange à questão da crise hídrica brasileira.
Por favor, veja conforme as competência do Enem.
Luiz
A sua redação ta muito bem escrita, só tome cuidado com a repetição de palavras. Sinceramente não sei muito o que falar, você fez uma introdução muito boa, desenvolvimento com bons argumentos, e uma conclusão bem detalhada com todos os critérios que o enem pede. Você parece conhecer muito bem o modelo da redação, o texto ta bem estruturado. Parabéns
Nallanda_Victória
Gostei da introdução, cuidado com as repetições de palavras! Vc pode procurar usar sinônimos
Gostei bastante da sua argumentação
E o melhor sem dúvidas é sua proposta de intervenção, contem os 5 critérios pedidos pelo enem: agente, ação, modo, detalhamento e efeito!
Parabéns! (não fiz uma correção profunda pq concordo com as anteriores)
Daniel Barbosa
Olá, Bom dia!
Introdução:
Sua introdução está muito boa, cuidado com repetições de palavras só aqui você repetiu o nome Brasil e hídrica 3 vezes.
D1 e D2:
Os seus parágrafos de desenvolvimento, devem ter 4 períodos. O primeiro é o Tópico frasal, o segundo o Repertório Sociocultural, o terceiro deve apresentar a Contextualização do repertório, ou seja, argumentos que relacionam o repertório ou problema que se discute, por fim o último período você deve fazer um desfecho crítico. Pois bem, você fez tudo certinho, porém, sentir que falta de você fazer um desfecho final mais crítico.
Conclusão:
Sua intervenção está completa, parabéns!
=============================================================================
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Nota Final
920
Aprendiz_trainne
Olá, bom dia “Sabrina” ! Tudo bom?
Creio que em todo texto há pontos positivos e pontos que talvez possamos melhorar.
Sendo assim,…
Pontos positivos: Bons argumentos, repertório, uma certa técnica de escrita a qual organiza as frases nos parágrafos. Entendimento da estruturação do texto. argumentação.
Pontos que TALVEZ posso ser melhorado:
“A crise hídrica encontra-se, no Brasil, uma série de empecilhos…” É a crise hídrica que encontra empecilhos? … Ou é a solução da crise hídrica que encontra empecilhos? … Penso que talvez seja legal observar esse ponto porque ele é ponto chave da sua redação!
SEGUNDO POSSIBILIDADE: “…não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção em relação aos recursos hídricos…”
A mudança de percepção da sociedade seria uma consequência de uma medida? Ou já seria a medida?
Também senti falta do que é crise hídrica….
Talvez seria legal adotar uma estrutura semelhante a essa:
A Constituição Federal de 1988 definiu que o Poder Público tem o dever de administrar a utilização dos recursos hídricos. Entretanto, crises hídricas atingem muitas regiões brasileiras corriqueiramente e poucas ações efetivas são tomadas, segundo o portal Agência Brasil, em 2019, os níveis de seca e redução de oferta de água no País estão atingindo níveis preocupantes. Ademais, cabe mencionar que o problema persiste devido não só as questões políticas, mas também ao medo de denunciar.
Enfim, VOCÊ ESCREVE MUITO BEM. OS PONTOS POSITIVOS SUPERAM TODOS OS OUTROS ASPECTOS.
O TEXTO FICOU ÓTIMO.
ESSAS DICAS TEM O INTUITO DE TE AJUDAR A MELHORAR SE VOCÊ ACHAR QUE É NECESSÁRIO.
A AVALIAÇÃO É SUPER POSITIVA.
A NOTA SERIA ENTRE 850 A 900.
PARABÉNS :)