A crise hídrica em questão do Brasil .

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Neste contexto, desde 1500 o Brasil sempre fora deslumbrante com a sua natureza, porém com a chegada portuguesa houve a extração irresponsável do riquíssimo pau-brasil; Isto foi o começo para a perda de valores ilastimáveis para o nosso país,como a excasses da água. Os brasileiros possuem 20% da água doce do mundo, sendo usada de maneira mal distribuída, pois, regiões como norte, nordeste e sudeste sofrem com a escasses de água fequentemente.

Ademais, a ANA agência nacional das águas, alegou em 2019 que a cada cem litros de água, setenta e dois eram usados na agricultura; isto ocorre, pois o Brasil atualmente é o segundo maior exportador de alimentos do mundo, fazendo uso excessivo então de água para o plantio,podemos observar que não há uma repartição para todo o país de maneira consciente deste líquido.

Ainda mais, outro fator que contribui para a escasses hídrica é o desperdício de  água, torneiras ligadas sem necessidade e lavagens de calçadas com mangueira, faz parte do cotidiano dos brasileiros que nunca tiveram que se preocupar com a água, pois sempre obteve em abundância, mas as coisas então mudando e a sociedade nunca fora educada para usar a água com consciência.

Portanto, para que os recursos hídricos do Brasil não acabem, é preciso que o governo nacional juntamente com a ANA, criem leis conscientes com relação a distribuição da água pelo Brasil,a ANA deve realizar campanhas nas escolas educando assim a sociedade, de como fazer uso moderado do nosso recurso, deste modo a água doce brasileira não vai esgotar.

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4 Correções

  1. Boa tarde!
    Vou corrigir por partes, apresentando os pontos positivos e negativos de cada segmento.Depois, tentarei colocar a pontuação de acordo com as competências.
    O.B.S:Não é nada garantido, porque não sou profissional, mas farei o possível!
    INTRODUÇÃO
    -ERROS:
    *Você não citou e explicou nada antes de “Nesse contexto”, por mais que o corretor tenha lido o tema da redação, você tem que fazer uma explicação antes.Além disso, a expressão “Nesse contexto”, exige que algo tenha sido apresentado anteriormente;
    *Não consegui achar sua tese, acredito que você precisa deixar ela mais clara, além de , se possível, tentar colocá-la na última linha desse parágrafo(é o aconselhado);
    *A grafia correta da palavra que você colocou que significa algo que está faltando é “escassez”;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Utilizou repertório externo, com alusão e dado estatístico, muito bem!!
    D1
    -ERROS:
    *Nesse parágrafo parece mais que você desenvolveu uma opinião e expôs outra informação/situação, mas não apresentou uma continuidade ou ligação direta com o parágrafo anterior, reveja;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Usou informações relevantes, assim como o bom uso de vírgulas e conectivos;
    D2
    -ERROS:
    *O conectivo que você usou nesse parágrafo sonoramente é bem parecido com o que você iniciou o parágrafo anterior, tente trocar por um sinônimo para diversificar;
    *Desenvolvimento foi muito curto, além de apresentar apenas um período no parágrafo inteiro.Não faça frase muito longas.O leitor precisa dar uma “respirada” e digerir, absorver as informações;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Diferentemente do que aconteceu com o D1,conseguiu desenvolver uma boa argumentação que possuiu ligação explícita com a sua introdução,BOAA!
    CONCLUSÃO:
    -ERROS:
    *Faltou o modo como isso seria feito na sua conclusão;
    *Período muito longo;
    *Acho que você pode ousar um pouco mais na sua proposta, isso conta bastante, e muita gente coloca alternativas gerais, então, tente detalhar e a deixar um pouco mais complexa;
    *Você repetiu “ANA” na linha seguinte, evite fazer isso. Se não tiver outro sinônimo para colocar, tente deixar um espaço de pelo menos três linhas antes de repetir uma palavra;
    -PONTOS POSITIVOS:
    *Usou agente, ação e finalidade (três dos quesitos da proposta);
    1-120
    2-160
    3-120
    4-160
    5-160
    TOTAL:720

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  2. Introdução: Nessa parte você utilizou uma alusão histórica ( que é algo que aconteceu antes e pode ser relacionado com os problemas de agora) a respeito da era da pré-colonização brasileira o que ficou bem legal, mas no inicio você colocou o conectivo “Neste Contexto” que faz uma ligação com o tema do texto, dessa forma, faz parecer como se eu já soubesse o que deveria ler quando, na verdade, deveria ser um texto destinado a quem não sabe nada do assunto, certo?
    Outra coisa que quero destacar ainda sobre esse parágrafo, é que ele deve ser um resumo do que vai acontecer no desenvolvimento e você tem de colocar sua opinião sobre o assunto, sua TESE, por exemplo: a culpa é dos políticos? isso reflete algum erro no passado? você tem de impor o que pensa. Na introdução deve ter isso aqui, nessa ordem:
    ALUSÃO (opcional, na verdade, mas ajuda muito na competência 2 e, caso você queira fazer, tem de relacioná-la com o TEMA que é a contextualização); CONTEXTUALIZAÇÃO (aqui você fala resumidamente qual o problema, no caso você fez que é a crise hídrica no Brasil [uma dica para não erra nessa parte é reescrever o tema para não se perder, okay?]); TESE (é o que você acha do assunto, por exemplo, você pode dizer que a crise hídrica é fruto da irresponsabilidade dos governantes) e, por ultimo, os ARGUMENTOS ( esses são o porquê de você achar que sua TESE está correta, você vai apresentar só uma resumão deles na introdução e vai aprofundá-los no desenvolvimento, blz?)
    Então fica mais ou menos assim:
    Na época da pré-colonização brasileira, em 1500, o Brasil fora explorado por estrangeiros que buscavam o benefício próprio às custas dos nativos que aqui habitavam (ALUSÂO). De mesmo modo, no contexto atual, os recursos continuam sendo mal administrados, como é visto na crise hídrica brasileira (Contextualização). De certo, o governo é responsável pela problemática (TESE – o que eu acho) o que é visto tanto no desmatamento no norte do país (argumento 1) quanto na mal planejamento da distribuição de água à população (argumento 2).
    .
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    Desenvolvimento: Aqui, tanto no segundo quanto no terceiro parágrafo, você deveria pegar o resumo dos argumentos que deveriam estar na INTRODUÇÂO e aprofundá-los. Cada argumento deve ter seu próprio parágrafo e é legal que esteja na ordem que você colocou lá na introdução . Funciona assim:
    TÒPICO FRASAL (é a menção dos argumentos que estão na introdução); APROFUNDAMENTO dos argumentos (aqui você vai explicá-los); NO QUE VOCÊ SE BASEOU (aqui você apresenta citações filosóficas, dados, estatísticas, ciência no geral) e, por último, você RELACIONA tudo que você falou com sua TESE.
    .
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    Conclusão: Aqui você parece estar já habituado aos conceitos de QUEM deve fazer, O QUE fazer, COMO fazer, DETALHES (do COMO ou do QUE) e FINALIDADE ( que é onde vc quer chegar). Tudo isso TEM de estar aqui, blz? Fora isso, é importantíssimo que você retome a sua TESE antes de fazer tudo isso que eu falei acima na conclusão, isso ajuda na competência 3, que pede que os seus parágrafos dialoguem entre si.
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    Bom é isso, boa sorte nas próximas e vai caminhando aos poucos. Uma dica minha é: dá uma olhada na ESTRUTURA DA REDAÇÃO, dá uma lida de leve nas COMPETÊNCIAS do ENEM e caso tenha alguma dúvida com alguma palavra minha tenta entendê-las no google, pois antes de você praticar é importante que vc entenda o que está praticando, xerto?

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  3. Olá Thaissa tudo bem?
    • “Neste contexto, desde 1500 o Brasil sempre fora deslumbrante com a sua natureza”…
    O pronome “neste” é utilizado quando o objeto ou a pessoa referidos se encontra próximo da pessoa que fala, ou então no tempo presente em relação ao interlocutor. Houve uma incongruência no emprego de tal pronome, pois você já inicia a introdução com a ideia de passado, mas usando um pronome que sugere um lapso temporal recente. (Poderia ter usado por exemplo; Há época, No século tal, Naquela época, um conectivo que demonstrasse a ideia de tempo decorrdo.
    • A introdução deixou a desejar no que tange aos temas que serão abordados no texto -ou problema – de modo a situar o interlocutor.
    Uma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos :
    1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
    2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
    3. Apresentação dos argumentos.
    •No desenvolvimento do texto atentar-se quanto ao uso de conectivos que retomam algum ponto que precisa ser abordado você pode obter ao usar o advérbio “ademais” numa oração, pois a intenção do locutor é voltar a uma informação anterior e acrescentar algo a ela.
    200 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    150 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    150 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    140 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    200 – Competência 5: Proposta de intervenção
    TOTAL: 840
    Parabéns!!

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  4. Há alguns erros de pontuação e gramatíca, e principalmente do uso dos pronomes, lembre-se: isto antecede, isso remete.
    Atenção para a ortografia também. O que ficou mais evidente foi a palavra “escassez”.
    Além disso, eu, sinceramente, achei a abordagem sem sentido, uma vez que a relação da colonização do Brasil e a extração do pau-Brasil, não tem muita ligação à crise hídrica. Ademais, a região norte não sofre tanto da escassez d’água quanto o nordeste, mas isso é por conta das condições climáticas, fator que um órgão, como a ANA, não possui influência.
    Numa avaliação ENEM, creio que sua nota, infelizmente, não passaria dos 500 pontos nesse texto.
    Visando aperfeiçoamento, aconselharia a leitura de notícias, editoriais de jornais e outras redações. Apesar de qualquer leitura ser efetiva.

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