O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é medido com base na qualidade de vida de um determinado país, varia de 0 a 1, normalmente influenciada por questões sanitárias, bem como à disposição de recursos naturais, por exemplo, a água. Entretanto, no contexto contemporâneo brasileiro, há adversidades sócio-políticas que estimulam crises hídricas, cujas interferem no IDH da população. Destarde, faz-se imperioso analisar a conduta governamental na distribuição hídrica e o consumo exacerbado de água em atividades industriais.
Nesse sentido, nota-se que a busca pela manutenção do poder político é uma causa para esse problema. Em “MadMax”, a estrada da fúria”, o espectador é apresentado a um futuro pós-apocalíptico em que a água é a ferramenta utilizada pelo vilão, Immortan Joe, para controlar os pobres e sedentos. No Brasil, a ficção se assemelha à realidade, já que a dificuldade de acesso à água em muitos lugares não decorre de sua escassez, mas da omissão do Poder Público em promover a distribuição. A Indústria da Seca no Nordeste prova exatamente o desejo de governantes em manter essa situação para se elegerem por meio de suas promessas. A obra que concorreu ao Oscar, assim, é também um alerta aos brasileiros que têm sede.
Ademais, convém ressaltar o manuseio descabido dos recursos hídricos na sociedade industrial brasileira. Na era contemporânea da industrialização, conforme a produção de automóveis ou alimentos aumenta, gastam-se diariamente milhares de litros de água nos processos fabris, além do setor agropecuarista. Nesse sentido, a insaciável demanda do capitalismo provoca o gasto substancial das reservas hídricas, em muitos casos, sem considerar o uso coletivo. Sob esse viés, faz-se similar a “Modernidade Líquida”, de Zygmunt Bauman, ao explicar a queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores de empatia social, aumentando o individualismo. Com isso, tal premissa de Bauman relaciona o contexto de crise hídrica delimitado pela sobreposição dos interesses financeiros.
Portanto, a fim de garantir a disposição efetiva dos recursos hídricos à população verde e amarela, os Indivíduos, por meio de petições públicas e movimentos reais de acompanhamento das discussões, devem cobrar posturas coerentes dos líderes e responsáveis em proporcionar o recurso hídrico de qualidade, que a população não se restrinja às promessas, mas transborde na luta em prol das ações dos políticos. Paralelo a isso, urge ao RH das empresas, avaliar medidas de racionamento com limite do gasto hídrico, desempenhado através de estudos quantitativos ao longo do tempo. Dessa forma, o Brasil molda-se ao parâmetro numérico do desenvolvimento humano.
cartola682
O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é medido com base na qualidade de vida de um determinado país, varia de 0 a 1, normalmente influenciada por questões sanitárias, bem como à(1) disposição de recursos naturais, por exemplo, a água. Entretanto, no contexto contemporâneo brasileiro, há adversidades sócio-políticas(2) que estimulam crises hídricas, cujas interferem no IDH da população. Destarde(3), faz-se imperioso analisar a conduta governamental na distribuição hídrica e o consumo exacerbado de água em atividades industriais.
1 – não tem crase
2 – sociopolíticas
3 – Destarte
Nesse sentido(5), nota-se que a busca pela manutenção do poder político é uma causa para esse problema. Em “MadMax”, a estrada da fúria”, o espectador é apresentado a um futuro pós-apocalíptico em que a água é a ferramenta utilizada pelo vilão, Immortan Joe, para controlar os pobres e sedentos. No Brasil, a ficção se(7) assemelha à realidade, já que a dificuldade de acesso à água(4) em muitos lugares não decorre de sua escassez, mas da omissão do Poder Público em promover a distribuição. A Indústria da Seca no Nordeste (8)prova exatamente o desejo de governantes em manter essa situação para se elegerem por meio de suas promessas. A obra que concorreu ao Oscar, assim, é também um alerta aos brasileiros que têm sede.
4 – evitar repetir palavras iguais no mesmo parágrafo
7 – assemelha-se(estudar colocação pronominal)
8 – Explique o que é a Indústria da Seca no Nordeste e de que forma ela prova o desejo dos governantes em manter a seca.
Ademais, convém ressaltar o manuseio descabido dos recursos hídricos na sociedade industrial brasileira. Na era contemporânea da industrialização, conforme a produção de automóveis ou alimentos aumenta, gastam-se diariamente milhares de litros de água nos processos fabris, além do setor agropecuarista.(6) Nesse sentido(5), a insaciável demanda do capitalismo provoca o gasto substancial das reservas hídricas, em muitos casos, sem considerar o uso coletivo. Sob esse viés, faz-se similar a “Modernidade Líquida”, de Zygmunt Bauman, ao explicar a queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores de empatia social, aumentando o individualismo. Com isso, tal premissa de Bauman relaciona o contexto de crise hídrica delimitado pela sobreposição dos interesses financeiros.
5 – Evitar repetir mecanismos de coesão
6 – Explique por que o desenvolvimento industrial está atrelado ao desperdício da água.
Portanto, (finalidade)a fim de garantir a disposição efetiva dos recursos hídricos à população verde e amarela, os Indivíduos(agente), por meio de petições públicas e movimentos reais de acompanhamento(meio) das discussões, devem cobrar posturas coerentes dos líderes(ação) e responsáveis em proporcionar o recurso hídrico de qualidade, que a população não se restrinja às promessas, mas transborde na luta em prol das ações dos políticos. Paralelo a isso, urge ao RH das empresas, avaliar medidas de racionamento com limite do gasto hídrico, desempenhado através de estudos quantitativos ao longo do tempo. Dessa forma, o Brasil molda-se ao parâmetro numérico do desenvolvimento humano.
Fialho
Nota: 880
INTRODUÇÃO
– Gostei do uso dos dados
– Gostei da tese
– Boa argumentação
D1
– Deveria ser ”é também um alerta aos brasileiros com sede.”
– ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou ”através de”
– Amei a citação do filme
D2
– Paragrafo sem erros
– Boa argumentação
– Gostei do repertorio
CONCLUSÃO
– ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou ”através de”
– ‘ao longo do tempo’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer ”temporal” ou ”temporalmente”
– Deveria ser ”Portanto, de modo a garantir”
– Boa proposta
– Gostei da parte ”urge ao RH das empresas”