A obra “Vidas secas” de Graciliano Ramos retrata a luta de uma família pobre por sobrevivência no período de secas no sertão nordestino. Não distante da ficção, no Brasil, a crise hídrica é um dos maiores problemas enfrentados nos últimos anos, apesar de o mesmo ser um dos países mais ricos em recursos hídricos no mundo, abrigando 12% da água potável mundial. Tais fatores são decorrentes da poluição de reservatórios e do desvio de recursos hídricos.
Em primeira análise, o documentário “Oceanos de plástico” mostra o quanto o descarte indevido de lixo pode ser prejudicial à população, visto que os mesmos vão parar em rios,represas e até mesmo no mar. Sob este viés, a poluição dos afluentes é um fator recorrente, visto que há diversos rios e açudes que não podem ser utilizados pelo povo em virtude de serem depósito de lixo e esgoto, como, por exemplo, o rio Tietê em São Paulo. Isso, por sua vez agrava a questão da crise hídrica, além de ser prejudicial à saúde dos cidadãos.
Segundamente, o documentário “Água: fonte de vida” mostra as consequências que o desvio indevido da água pode trazer ao meio ambiente e a população que ali vive. Analogamente, no Brasil o desvio de recursos hídricos influencia diretamente na crise hídrica, acarretando problemas como a seca de reservatórios antes abastecidos por esses rios e dificultando a vida de pessoas que dependiam do mesmo para seu sustento. Há exemplo da companhia hidrelétrica do São Francisco, que afetou a vida de diversos ribeirinhos que dependiam do rio São Francisco para sua sobrevivência.
Levando-se em conta esses aspectos, é mister que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação promova campanhas nas mídias sociais sobre a importância de preservar os recursos hídricos, visando incentivar a população a não poluir as fontes de água. Destarte, os reservatórios poderão ser utilizados de maneira à beneficiar a população e reduzir os problemas hídricos do país.
A crise hídrica brasileira
Compartilhar
natanzera
Oi, massa de mais tua redação, o repertório dela bem elaborado, na competência 2 provavelmente iria ficar com os 200 pontos, a estrutura talvez não chegasse aos 200 por conta do desenvolvimento, é melhor tu colocar tuas alusões no meio do parágrafo, ex: como tu usou a tese de poluição o parágrafo poderia ser, Em primeira análise a poluição dos rios no Brasil é um grave problema que impede o total desenvolvimento dos recursos hídricos. De acordo com o documentário…, tipo no início dos parágrafos de desenvolvimento recolocar tuas teses com outras palavras eu coloquei as mesmas só como exemplo, e na conclusão usar 2 agentes, tu usou o governo e um ministério que contam apenas como 1.Chegaria a 880 fácil na minha opnião. Abraço espero ter ajudado.
Edinaildo2020
Primeiramente parabéns pela redação, ficou legal. Entretanto, você precisa ter mais cuidado com a seleção do vocabulário e com repetições de palavras como, por exemplo, ” o mesmo” que você acaba citando algumas vezes. Também, aconselho estudar mais um pouco a proposta de intervenção, deixando-a mais detalhada e com uma proposta mais clara.
C1- 160
C2- 160
C3- 160
C4-160
C5- 160
NOTA FINAL: 800
Maria Do Carmo
Oi, gostei muito da sua redação! É leve e flui muito bem!
Atente-se ao uso de conectivos, por exemplo, “Levando-se” não é conectivo para inicio de conclusão. Ótimos dados e citações. Acho que faltou apenas um pouco do seu posicionamento ao longo do texto, só para não ficar muito expositivo. Na conclusão acho que só a ação deixou um pouco a desejar, mas no geral eu gostei.
Ótimo texto, você tem muito potencial!