A crise do sistema penitenciário brasileiro

  • 0

A Constituição Federal Brasileira de 1988, garante a todos os cidadãos o direito à saúde e ao bem-estar social. Todavia, a crise penitenciária no Brasil impede que diversos detentos usufruam dessas garantias. Logo, é essencial analisar esse impasse ligado à ausência higiênica e negligência estatal. 

A princípio, destaca-se no filme brasileiro “Carandiru” as condições inóspitas que vivem os presidiários do país. Fora da ficção, essa conjuntura é notória, tendo em vista a falta de higiene nos presídios, o que propicia o advento de diversas doenças, como cólera, disenteria e leishmaniose. Nessa ótica, é inaceitável que em um Estado dito democrático, prerrogativas essenciais, como a saúde, estejam verificadas só na teoria e não, de fato, na prática.  

Outrossim, conforme Aristóteles, filósofo grego, “o papel da política é promover o bem-estar social”. No entanto, o que se observa é o contrário, visto que a ausência de recursos governamentais ocasiona a superlotação das prisões, o que dificulta a convívio dos presos. Desse modo, é inadmissível que essa situação hostil esteja presente nessas áreas, por causa da ineficiência estatal em exercer seu papel.  

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Fazenda deve promover melhorias nesses âmbitos mediante o direcionamento dos impostos pagos pelos cidadãos, com a contratação de profissionais especializados, como engenheiros civis e agentes de limpeza, e viabilização de materiais higiênicos suficientes. Essa ação terá o intuito de permitir a construção de mais presídios e disponibilizar meios mais limpos e saudáveis aos presidiários.  

Compartilhar

2 Correções

  1. A introdução está boa e direta. No inicio do segundo parágrafo, mude o seu primeiro conectivo para ligar o parágrafo com a introdução, falta conectivos no segundo e terceiro período.
    “essa conjuntura é notória, tendo em vista a falta de higiene nos presídios, o que propicia”, mude para: essa conjuntura é notória, tendo em vista, que a falta de higiene nos presídios propicia …
    No terceiro parágrafo, o texto repete muito sobre o estado não esta comprido com a sua obrigação e falta os seus argumentos. Fale quais são os recursos que faltam e aprofunde mais eles.
    Sua conclusão esta boa, só os períodos estão desproporcionais, e falta dizer qual é o cenário e quais âmbitos.
    No geral, acho que sua redação vale mais que 800.

    • 0
  2. Entendi perfeitamente a ideia do texto, a introdução bem desenvolvida com direcionamento para os argumentos.
    Acho legal antes de colocar o repertório colocar um tópico frasal para dar a “introdução” no paragrafo. Sugiro que aprofunde mais o seu paragrafo dizendo como isso se da na sociedade brasileira.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.