Iniciante

A crise do desemprego no Brasil

  • 0

No filme “O corte” é retratada a situação em que um engenheiro perde o emprego na indústria em que trabalhava devido a mesma aderir à terceirização. Partindo dessa ficção, torna-se claro como a crise do desemprego no Brasil encontra-se diretamente relacionada ao fenômeno da terceirização e à exigência da qualificação profissional, ambos característicos da globalização na qual o país está inserido.

Acerca da terceirização, visto que ela consiste na contratação de terceiros por parte de uma empresa a fim de obter maior produtividade e menores custos, é perceptível como ela é uma das principais causas da demissão de funcionários e, consequentemente, do aumento do desemprego. Tal situação encontra-se atrelada ao fenômeno da globalização, que interfere intensamente no mercado de trabalho, e aos avanços das tecnologias, uma vez que a mecanização tem substituído gradativamente a mão de obra humana. Dessa forma, a intensificação da crise do desemprego no Brasil torna-se uma inevitável consequência.

Por outro lado, quando a terceirização não é o principal fator da problemática em questão, a exigência da qualificação profissional contribui para tal. Isso porque a seleção de indivíduos dentro do mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais intensa, já que uma boa formação profissional tem sido uma característica fundamental nesse campo. No entanto, esse cenário encontra-se antagônico à realidade brasileira, pois a ineficácia do sistema educacional e a aristocracia da inserção no nível superior – setores indispensáveis para tal qualificação – tem sido grandes impecilhos para diversos brasileiros. Assim, tem-se como resultado dessa situação a constância no nível de desemprego.

Portanto, percebe-se a relevância desse revés e a necessidade de medidas que visem uma solução. Cabe então, ao Ministério do Trabalho, a elaboração de um estudo sobre o cenário do desemprego no Brasil, por meio de pesquisas econômicas, e com ele a conclusão acerca do melhor caminho para conciliar a produtividade com a oferta de emprego e a garantia do mesmo, a fim de diminuir os índices de desemprego no Brasil. Desse modo, situações como a retratada em “O corte” serão menos frequentes.

 

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi Nathalya, td bem? Não sou nenhuma especialista, mas corrigi sua redação de acordo com o meu grau de conhecimento.
    1° parágrafo: Alusão OK; comparação com o Brasil OK; introdução a tese OK
    2° parágrafo: Você soube argumentar muito bem, retomando o argumento citado na introdução que deu ligação no texto, mas não colocou da onde você tirou essa ideia sabe, ( um mediador de pesquisa com dados do cotidiano que podem ser retirados do texto de apoio, ou uma citação de um autor), fora isso, você usou muito bem os conectivos no segundo e no terceiro parágrafo.
    3° parágrafo: Outro argumento que teve a sua devida introdução Ok, só faltou também uma citação pra dar mais veracidade ao seu argumento.
    4° Parágrafo: Você estava no caminho certo, porém no trecho: “…por meio de pesquisas econômicas, e com ele a conclusão acerca do melhor caminho para conciliar a produtividade com a oferta de emprego…” Eles querem que você indique esse caminho. Você colocou tudo o que é necessário: Agente, ação, meio, detalhamento, finalidade, só faltou mesmo a solução ser mais concreta. Retomou sua alusão na conclusão também isso é muito bom.
    Você escreve muito bem, parábens! Continue praticando você vai longe.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Olá, Nathalya! Irei levantas alguns pontos em relação à sua redação, lembrando que não sou especialista no assunto.
    -Introdução: Muito boa, tu fizestes uma alusão e logo em seguida trouxe a mesma para o contexto a ser discutido. Sua tese e o seu posicionamento também estão claros.
    -Desenvolvimento1 e 2: Parabéns pela a conjunção no inicio, os parágrafos estão bem construído, contudo senti falta de dados/estatísticas e outros. Para compensar, você usou a relação causa e consequência. Obs: Escreve-se Empecilho e não Impecilho.
    -Conclusão: Bem feito, porém a intervenção está vaga.
    Parabéns, continue treinando!

    • 1
  3. oi tudo bem ? bem vou dar a minha opinião sobre a tua redação:
    – tua ideia foi muito boa o vocabulário foi bastante abrangente e não fugiu do assunto, porem no teu desenvolvimento tu falou de varias problemas porem sem provas entende ? o que prova que o que você falou e verdade ? não estou dizendo que você esta inventado ok ? estou falando que quando for falar de algum problema mostre algo que prove que o que foi dito foi comprovado através de pesquisas em geral

    • 1
  4. Oi tudo bem ? Bom eu praticamente começei a estudar redação agora, portanto não vou poder fazer uma correção mais ampla. entretanto eu gostei muito da sua redação e ela vai me ajudar a desenvolver um modelo de redação boa no futuro obrigado .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.