Na obra “Capitães de Areia” de Jorge Amado, se demonstra uma distopia, em que o personagem Pedro Bala que sendo preso vive em uma penitenciária precária e sem condições básicas de vida. Em uma análise contemporânea, tal fato se remete á vida da população carcerária atual, em que á superlotação e a falta de condições básicas de vida, expressam em máxima evidência o descaso com as pessoas em situações carcerárias.
Em primeiro lugar, as prisões surgiram com o íntuito de reeducar as pessoas, para que pudessem ter novas atitudes na sociedade e a partir disto, refletir sobre suas ações. Contudo, na atualidade o sistema carcerário é crítico. Segundo o INFOPEN, as penitenciárias tiveram um aumento de 160% desde 2012, e a maioria dos delitos são roubos ou furtos, o que mostra que 7 em cada 10 pessoas que já foram presas, voltem para cadeia e tenham condições extremas de vida precarizadas, como saneamento básico ou alimentação.
Outrossim, a “Cultura do encarceramento” é imposta para as pessoas que cometem qualquer tipo de crime, sejam passionais ou hediondos, recebam a mesma punição, deixando claro ás falhas no sistema carcerário e contribuindo para que o Brasil esteja entre os 5 países com maior número de presos no mundo. Também deixa claro o descaso com á população carcerária que é excluída da sociedade e julgada como merecedora de atos desumanos, como se mostra na obra “ Prisões da miséria” de Louic Wacquant, que deixa claro a penalização da pobreza elevando ao nível máximo a exclusão dos detento da sociedade.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Urge que o Ministério da Justiça, entregue a Câmara de deputados o projeto de lei que aumenta as prisões e oferecem mais estruturas como saneamento e alimentação . É imprescindível que antes das pessoas serem presas, passem por uma avaliação para que infratores de crimes passivos, tenham como principal objetivo a reeducação. Para isto, atuem em projetos de caridade e participem de palestras e rodas de conversas obrigatórias pelo menos duas vezes por semana, para que aprendam que a prática de crimes não é a melhor solução. Deste modo, a crise carcerária será solucionada, dando á população penitenciária condições de vida essenciais, e tenham novas formas de aprender com seus erros.
Henrique002
Oi Vick! Ótima redação, Parabéns!!.
Eu vou dar a minha opinião de nota, mas ja deixo caro que não sou especialista.
1 – Domínio da norma padrão. Ótimo (200)
2 – Compreensão da proposta de redação. Perceba-se que você entendeu tudo (200)
3 – Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar.Muito bom, mas pode melhorar (180)
4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: Texto redondo (180)
5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado. Perfeito (200)
Você esta no caminho certo, bom estudos!.
NatallyTeixeira
As competências exigidas em uma redação em meu ver foram todas bem aplicadas, fazendo com que na minha opinião você atingiria mais de 800 pontos,
por conta que você demostra domínio do que esta relatando, pontuo uma boa intervenção e sua redação em si ficou muito bem estruturada. Parabéns continue praticando, bons estudos!