A obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More retrata um corpo social isento de problemas. Fora da ficção, o Brasil encontra-se em um campo hodierno onde a crescente crise na mobilidade urbana persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela carente qualidade do transporte público, seja pelo intenso incentivo à compra de automóveis na sociedade capitalista contemporânea.
Primordialmente, é importante destacar que a má segurança e conforto disponibilizados nos transportes públicos, apesar de serem uma opção de menores impactos ambientais e ocupacionais nas estradas, se configuram como uma problemática a ser enfrentada. A faixa exclusiva para ônibus é um recurso que tem por objetivo de flexibilizar a transição desses veículos no trânsito, entretanto trechos e cidades não dispõem dessa opção, o que confere mais problemas de mobilidade. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, 83% dos entrevistados usariam os ônibus municipais se estes atendessem suas expectativas. Nesse sentido, é notória o contraste que se faz entre qualidade e necessidade.
Ademais, com a adesão do modelo produtivo Toyotismo na década de 70, as compras de automóveis cresceram significativamente, associados ao sistema de obsolescência programada e variação dos produtos, induzindo o cidadão a adquirir novos veículos em um espaço de tempo inferior. Consequente a isso, a quantidade de carros presentes nas rodovias, em especial em horários de pico, tendem a crescer exponencialmente, haja visto que, o número de faixas para veículos alternativos como bicicleta não são uma realidade em todas as cidades brasileiras, aliada a vida agitada e corrida das metrópoles que dificulta a aquisição de outros meios de mobilidade.
Portanto, é indubitável a crise na mobilidade urbana e seus impasses. Destarte, cabe ao Governo Federal em conjuntura com as Prefeituras Municipais através da Politica Nacional de Mobilidade Urbana promover o aumento da frota de transporte público nos centros urbanos bem como a garantia de sua qualidade. Outrossim, é necessária a construção de faixas exclusivas para ônibus em todas as metrópoles, assim como ciclovias e atuação da mídia propagandeando sobre a obtenção de hábitos que favoreçam o melhor fluxo nas rodovias. Assim, a sociedade idealizada por More se torna mais próxima e possível.
Ao corrigirem peço que deem uma nota para a redação (por competência se possível), obrigada!
Luana Ferreira Freitas
Bom,eu amei a sua redação, principalmente com o repertório muito bom e riquíssimo, principalmente quando você cita a obra “Utopia”.
Eu tiraria ponto na conclusão por que faltou o meio e detalhamento.
Avaliação final: você possui um repertório muito bom,faz bom uso da norma culta,trás palavras diferentes e aplica diversas áreas do conhecimento com o objetivo de convencer o leitor de sua verdade, porém faltou na conclusão meio e detalhamento.
Na minha visão daria 960.
Parabéns!!!
Maria Clara
C1: 160 (seria melhor colocar “do escritor inglês Thomas More” entres vírgulas. Além disso, evite utilizar gerúndio na sua redação ( note que no terceiro parágrafo você usou a palavra “induzindo”).
C2: 200
C3: 200 (você usou conectivos para fazer uma relação entre os parágrafos e fechou a argumentação em cada um deles, o que é ótimo)
C4: 200 (você tem um bom repertório socio-cultural)
C5: 160 (você não especificou de que forma o governo pode melhorar a qualidade do transporte público e como aumentar a frota. Lembre-se destas perguntas na hora da conclusão: o que fazer, como fazer, quem vai fazer e para quê?)
Nota final: 920
Lembrando que eu não sou especialista no assunto e sou estudante como você. Sou aberta a correções e a novos aprendizados, e espero estar ajudando da maneira correta. Por fim, você escreve muito bem e espero que obtenha êxito esse ano. Boa sorte!
Giokb
Olá Sara! Tudo bem?
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 160
NOTA = 880
Primeiramente, gostaria de deixar claro que não sou professora nem nada, é só o ponto de vista de uma outra aluna também haha
C1 – Sa, eu tirei ponto da sua C1 por perceber alguns desvios de pontuação, uma separação sujeito-predicado (isso eu notei no seu D1) e uma ênclise mal articulada.
C4 – Eu senti falta de alguns recursos coesivos ao longo do seu texto
C5 – Na conclusão, ao meu ver, falta o detalhamento e o modo. Por fim, você falou da Política Nacional de Mobilidade Urbana, mas não citou em seu texto nem explicou nesse último parágrafo, configurando, dessa maneira, uma informação “solta” e nova, o que não é aconselhável.
ps.: No seu D2 você usou o termo “exponencialmente”, não está errado, mas tem que explicar, pois não é uma “realidade” dos corretores – mesmo que para nós seja um diálogo com outra área do conhecimento que entendemos bastante e não precise conceituar.
ps.2: Qualquer pontuação minha que não concordar me dê um feedback
Todos nós estamos aprendendo!
ps.3: AMEI sua redação, principalmente seu repertório riquíssimo!!! Continua assim que você vai muuito looonge <3
laurawsilva
Achei o paragrafo do desenvolvimento 1 muito grande, tupo muitooo mesmo. Procura anular as palavras que não vão auxiliar em nada, aquelas que só tão ali por enfeite mas não vai colocar nada de importante! Tipo tua introdução ficou bemmm pequena comparada ao resto, mas eu AMEIII a tua redação!!! Ficou maravilhosaaaa, parabéns!!
Raquel Vitoria Ferreira
Introdução : Ótimo parágrafo, apresentou repertório e uma tese articulada. Entretanto, cometeu um erro na pontuação (você deve colocar vírgula após Thomas Morre).
Desenvolvimento 1: Indico que os períodos sejam menores, pois acabam comprometendo a organização e o entendimento do texto. Além disso, você mudou o foco do desenvolvimento do texto e não organizou bem as ideias.
Desenvolvimento 2: Você organizou bem as ideias, mas cuidado com o tamanho dos períodos (frisando novamente).
Conclusão: Não se usa “através”, pois expressa o sentido de “passar por algo”; você escreveu “politica” (o correto é “política”); a conclusão deve apresentar agente, ação, meio, finalidade e detalhamento (sua redação apresenta apenas 2 dos quesitos).
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
5. Respeito aos direitos humanos 120
NOTA 720