No que se refere ao aspecto da corrupção no cenário atual, temos que admitir a falta de fiscalização por parte dos órgãos reguladores, bem como do Estado, que tem o dever de zelar pelo bem-estar da coletividade e atuar de forma a maximizar os recursos disponíveis. Contudo, as ações corruptas são cada vez mais preponderantes no contexto socioeconômico do país, culminando na desigualdade econômica, tendo em vista a precariedade dos serviços públicos e a ambição dos indivíduos da sociedade capitalista.
Primeiramente, cabe salientar que o poder público não investe suficiente nas políticas de fomento, por consequência, as Instituições governamentais e as que dependem de recursos públicos carecem de maiores investimentos e mudanças efetivas no seu quadro de atuação, com vistas a atender às suas necessidades e às do público-alvo. Segundo o relatório “World Inequality Report 2018”, 1% da população brasileira detinha, em 2015, 28% de riqueza do país, esses dados comprovam além da distribuição desigual de renda, a ineficácia do sistema econômico do Brasil, que necessita de uma maior regularização, como também a correção dos desvios financeiros decorrentes da corrupção exacerbada.
O capitalismo da sociedade moderna propulsiona o sentimento de ambição e de crescimento na população, uma vez que há uma busca incessante pelo desenvolvimento econômico e pela obtenção do lucro, corroborando a prática da corrupção e a desigualdade estrutural e econômica de um país.
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, já dizia Nelson Mandela. Para tanto, com base nessa premissa, as Instituições educativas podem formar indivíduos conscientes, desde a educação básica, por meio de didáticas, de campanhas e de projetos promovidos pelo seu corpo estrutural. Além disso, demanda-se a atuação efetiva do Estado em conjunto com o Ministério da Economia na criação de programas de regulação e a promoção do desenvolvimento nacional, a fim de atender às necessidades precípuas da população.
Beatriz Colaço
Um bom domínio nas normas gramaticais, só faltou abordar mais as soluções para esse problema, mas você está indo no caminho certo.
Procure melhorar mais nesse aspecto, e procure mais citações para adentrar no texto.
Karina13
Ótimo domínio das normas gramaticais,só acho que faltou colocar mais soluções para o problema,e citar algum exemplo de corrupção e desigualdade tipo fala de filmes que ocorre o mesmo.
De resto você abordou bem o assunto,soube explicar o motivo da corrupção e da desigualdade
xbruno1000x
Bom domínio das normas gramaticais.
Compreendeu bem a proposta da redação,argumentou e utilizou de informações para comprovar seu ponto de vista.
Porém na intervenção,apesar de ter assinalado a instituição que poderia solucionar o problema,faltou adentrar um pouco mais sobre como resolver.