A Constituição Federal de 1988, garante a todos o direito à educação, informação e isonomia. No entanto, tais garantias não são usufruídas, haja vista que há empecilhos que impedem a realização da leitura para formação social brasileira. Sob esse viés, cabe salientar as principais causas e consequências dessa problemática.
A princípio, com a chegada dos portugueses, no século XV, evidenciou-se o analfabetismo indígena em relação a língua portuguesa, o qual prejudicou os nativos de obterem aprendizagens essenciais. Hodiernamente, tal situação não mudou, visto que a falta de tempo dos indivíduos, os impossibilitam de se alfabetizarem e até mesmo de terem o hábito de ler. Nessa ótica, é inadmissível que após séculos da vinda dos lusitanos, ainda haja dificuldades para o gozo do direito à leitura.
Outrossim, durante a Ditadura Militar, a difusão literária foi censurada, o que dificultou a propagação de informações sobre o regime vigente. Sendo que esse impasse persiste inviabilizando boa parte da população de ter conhecimentos e pensamento crítico dos acontecimentos ocorridos na sociedade atual. Essa perspectiva é inaceitável em um país dito democrático, tendo em vista que as prerrogativas fundamentais para desenvolvimento social dos cidadãos estão constatadas só na teoria.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse problema. Destarte, o Ministério de Educação pode criar, por meio da tecnologia, um aplicativo que propicie a alfabetização com aulas e professores dinâmicos e além do mais disponibilizar livros offline gratuitamente, tendo assuntos diversificados e atrativos, utilizando os meios midiáticos para divulgar essa inovação e ensinar como usá-la. Espera-se, com isso, que os indivíduos usufruam das suas garantias constitucionais e haja mais prática de ler no Brasil.
usuarioneutro
Na introdução você citou corretamente a Constituição e no geral ficou OK.
Já no D1, foi bom o link que você fez entre o excesso de trabalho e leitura, porém, você acabou falando sobre trabalho (até na afirmação final) do que sobre a leitura, o que poderia (se fosse um corretor muito chato) tirar pontos seus por tangenciamento.
Na primeira frase do D2 talvez ficaria melhor “… analfabetismo (da língua portuguesa) pelos indígenas…” porque, a frase pode ferir os direitos humanos já que eles não precisavam saber português no contexto que eles viviam.É como se você afirmasse que eles eram inferiores por não seguirem a cultura de Portugal. Depois disso tudo fica meio confuso porque “de forma analóga” não ta fazendo sentido.
No fim, sua conclusão ficou bem bacana, continue assim.
Thaisss
Introdução: Excelente! Você contextualizou o tema e o trouxe a sua abordagem de uma forma analítica.
D1: sua base histórica foi bem legals até. Mas achei o parágrafo em si pouco trabalhado.Poderia ter argumentado mais. Até porque, esse fato histórico é antigo, mas e hoje em dia? O fato que voce colocou remete os passado mas o que impede as pessoas lerem atualmente? Poderia ter feito um paralelo entre esse dois mundos.
D2: gostei bastante.
Conclusão: ótima proposta de intervenção
Nota: 880
Isabelleeeeeee
A sua introdução ficou bem bacana, porém, a sua antecipação argumentativa ficou um pouco vaga… É essencial que você exponha o seu argumento 1 e o argumento 2 na introdução.
O seu desenvolvimento 1, foi pouco desenvolvido. Poderia ter explicado mais. Seria interessante começar o parágrafo com: A priori, em primeiro plano, Em primeira análise etc…
O seu desenvolvimento 2 ficou bem escrito.
Sua conclusão está ótima! Parabéns.
C1: 200
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 880
marcos_vks
Ótima redação. Nota-se o bom domínio padrão da língua portuguesa e a organização estrutural do gênero dissertativo-argumentativo, você está de parabéns. Porém, pude perceber que você meio que tangenciou o tema, ao abordar profundamente o trabalho em excesso, dando a entender que a falta de leitura na sociedade contemporânea se resulta do trabalho árduo. Fora isso, sua organização de ideias ficou muito boa. Alguns errinhos gramaticais, mas que não comprometem o texto. Sua proposta de intervenção está clara e objetiva. Continue treinando que você vai longe.