Iniciante

A conservação dos recursos hídricos e a relação com atividades econômicas no Brasil.

  • 0

O Brasil dispõe de uma ampla reserva de recursos naturais, possuíndo 12% dos recursos hídricos do planeta, o que lhe confere vantagens comparativas e competitivas no contexto econômico. O aumento de pressão sobre os recursos naturais brasileiros gerou impactos econômicos e sociais negativos. Para evitar o agravamento da situação, é necessária uma evolução do ponto de vista ético e moral, reconhecendo a importância dos recursos para a sobrevivência humana.

Eventos recentes no Brasil exemplificam a relação entre os recursos hídricos e a economia. A crise hídrica em 2014, que afetou principalmente a região Sudeste, foi considerada a pior da história. Especialistas afirmam que um dos principais motivos para a escassez de água no Brasil é o uso inadequado do solo, uso no setor agropecuário e grande desperdício de água. Um outro ponto importante é que quase 40% da água captada é perdida no sistema de distribuição. Seja por ligações clandestinas, vazamentos, roubos ou falhas na medição. E isso já representa uma boa parcela de investimentos financeiros perdidos.

Outrossim, “o homem deveria dominar a natureza em favor do seu bem-estar”. Por isso, diante dessa afirmação de Francis Bacon, filósofo inglês, é inviável não conectar as ações humanas – como o desperdício, desmatamentos, as queimadas, entre outras – com a falta de água. Os recursos disponíveis quando bem utilizados podem contribuir para o crescimento econômico, social e ambiental. A negligência do governo em relação à preservação faz com que a situação se perdure.

Torna se evidente que o governo federal deve criar projetos que garantem a preservação dos recursos hídricos e ambientais e que contribuam para a economia. Por meio de campanhas, palestras explicativas, ações junto a sociedade, com o objetivo de reverter a situação da questão hídrica no Brasil. Enfim, a partir dessas ações, a evolução social, econômica e ambiental contribuirá para a mudança do cenário nacional e a conservação dos recursos naturais.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. A redação está bem estruturada, mas faltam conectivos, existem muitas citações (o texto está bem rico), você foi bem clara nos parágrafos de desenvolvimento sobre o tema abordado. No terceiro parágrafo o início da citação está com letra minúscula, já na conclusão o termo “Governo Federal” está escrito com letras minúscula e deve ter suas iniciais escritas com letras minúsculas, também na conclusão você poderia ter abordado sobre o Ministério do Meio Ambiente e como ele pode lidar com a questão hídrica do país.
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  2. muito bom o seu texto,so senti falta de um titulo ,isso agrega muito sua redacao.
    tambem bastante informacoes muito bom,mais no primeiro paragrafo senti falta de conectivo .
    proposta de solucao muita boa ,descreveu bem quem faz,o que e como..
    conectivos no final ,para concluir.
    ex a fim de ….
    700

    • 1
  3. Olá , tudo bem? vou fazer algumas anotações ao longo do seu texto ok

    O Brasil dispõe de uma ampla reserva de recursos naturais, possuíndo (possuindo) 12% dos recursos hídricos do planeta, o que lhe confere vantagens comparativas e competitivas no contexto econômico. (Faltou conectivo ) O aumento de pressão sobre os recursos naturais brasileiros gerou impactos econômicos e sociais negativos. (Faltou conectivo) Para evitar o agravamento da situação, é necessária uma evolução do ponto de vista ético e moral, reconhecendo a importância dos recursos para a sobrevivência humana.(Tese pode ficar mais evidente)

    (Conectivo) Eventos recentes no Brasil exemplificam a relação entre os recursos hídricos e a economia. (Conectivo) A crise hídrica em 2014, que afetou principalmente a região Sudeste, foi considerada a pior da história. (Conectivo) Especialistas afirmam que um dos principais motivos para a escassez de água no Brasil é o uso inadequado do solo, uso no setor agropecuário e grande desperdício de água. (Conectivo) Um outro ponto importante é que quase 40% da água captada é perdida no sistema de distribuição.(Não separe essa frase) Seja por ligações clandestinas, vazamentos, roubos ou falhas na medição.(Não separe essa frase) E isso já representa uma boa parcela de investimentos financeiros perdidos.( Esse desenvolvimento possuí muitas informações e pouca argumentação )

    Outrossim, “o homem deveria dominar a natureza em favor do seu bem-estar”. (Conectivo) Por isso, diante dessa afirmação de Francis Bacon, filósofo inglês, é inviável não conectar as ações humanas – como o desperdício, desmatamentos, as queimadas, entre outras – com a falta de água. (Conectivo) Os recursos disponíveis quando bem utilizados podem contribuir para o crescimento econômico, social e ambiental. (Conectivo) A negligência do governo em relação à preservação faz com que a situação se perdure.

    Torna se evidente que o governo federal deve criar projetos que garantem a preservação dos recursos hídricos e ambientais e que contribuam para a economia.(Não separe essa frase) Por meio de campanhas, palestras explicativas, ações junto a sociedade, com o objetivo de reverter a situação da questão hídrica no Brasil. (Conectivo) Enfim, a partir dessas ações, a evolução social, econômica e ambiental contribuirá para a mudança do cenário nacional e a conservação dos recursos naturais.(Faltou detalhamento)
    OBS finais; É claro que seu texto é bem escrito , mas como pôde ver há uma carência de conectivos, as teses devem ser mais explicitas , sua contextualização no inicio pode ser melhor também , argumentar mais e completar a conclusão
    Espero ter ajudado e bons estudos ; )

    • 1
  4. Na introdução pude ver que não utilizou muitos conectivos, colocar um a cada ponto faz com que haja maior ligação as informações ali presentes. O problema não ficou tão explanado, então seria bom deixar bem exposto, como por exemplo: “tornando um problema..” ou “é evidente que o impasse… “, assim o leitor terá certeza de que é isso que você buscara uma solução no final. Pude notar que de início teve estatística, um pouco de matemática, o que enriquece o texto, atualidades também, filosofia, diferentes áreas do conhecimento enriquecem cada vez mais o texto, então me atraiu mais a leitura.
    Na minha opinião, a conclusão poderia ter começado com uma frase mais forte, para que o leitor veja que seu vocabulário é mais rico e sua precisão nas palavras, como “mediante o exposto..”, mas explicou bem, quem, como e onde. Espero ter ajudado um pouco.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.