Novas formas de conexão estão surgindo ao redor do mundo. Plataformas digitais como Instagram, Facebook, Tiktok e Twitter servem como um dos principais meios de disseminação de notícias e uma separacão de opiniões. Com as redes sociais, se torna mais fácil não apenas o contato com outras pessoas, como também, o acesso mais fácil e rápido de informações. Essas ferramentas apresentam uma grande influência sobre seus usuários, levando em consideração a vasta gama de conteúdo consumido pelos mesmos.
Além disso, as redes sociais apresentam a capacidade de mudar o modo dos indivíduos lidam com as situações fora do mundo digital, intervindo no comportamento social e político. Dessa forma, o desenvolvimento da informática e da tecnologia, se torna a chave para uma transformação no atual cenário, visto que, são enfrentados graves problemas de mudanças climáticas, ocasionados pela poluição, desmatamento, entre tantas outras práticas humanas prejudiciais ao meio ambiente. Porém, para que haja resultados significativos, não basta apenas a divulgação de tais pautas, se faz necessário a mobilização das pessoas na tentativa de reverter este quadro, que não se encontra diretamente proporcional.
Portanto, é indiscutível que a consciência ambiental seja implementada no cotidiano de todos. Essas questões devem ser discutidas e trabalhadas profundamente, para que seja tomado conhecimento da gravidade da situação. Palestras, programas de estudos, melhoras de segurança dentro das redes sociais em relação ao espalhamento de fake news, criação de aplicativos interativos visando a importância do meio ambiente, e até mesmo o uso de grandes influenciadores para divulgação dos assuntos são alternativas que podem sancionar o problema.
A consciência ambiental e as redes sociais
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Le.Le.Lê
Olá! Espero que minhas dicas possam te ajudar a evoluir :-)
Introdução:
C1) “conteúdo consumido pelos mesmos”.
É um erro comum usar “os mesmos” como pronome, isto é, quando não queremos repetir um nome. Porém, esse uso é incorreto. Opte por usar sinônimos, ou até mesmo “eles”.
=> conteúdo consumido por eles.
C2) Se o tema é “A consciência ambiental e as redes sociais”, eu senti falta de menções ao meio ambiente na introdução. Você falou apenas sobre redes sociais, e eu acho importante você garantir desde o princípio que o seu texto não vai tangenciar o tema.
Desenvolvimento:
C1) “o desenvolvimento da informática e da tecnologia, se torna a chave”
Vírgula incorreta, você está separando o sujeito (o desenvolvimento da […]) do predicado (se torna a chave […]). Isso “quebra” o sentido da frase, sempre deve ser evitado.
C2) “visto que, são enfrentados graves problemas”
Vírgula inadequada. As pessoas tendem a achar que sempre vai uma vírgula junto com “que”, mas isso deve ser avaliado em cada situação. Você só precisa colocar vírgula antes de “visto que”, e não depois.
C3) “na tentativa de reverter este quadro, que não se encontra diretamente proporcional.”
Não ficou muito claro o que você quis dizer com “proporcional” aqui. Opte, talvez, por outra palavra.
*Considere escrever mais um parágrafo de desenvolvimento para aprofundar sua argumentação.
Conclusão:
C3) “é indiscutível que a consciência ambiental seja implementada no cotidiano de todos.”
=> é indiscutível que a consciência ambiental precisa ser incentivada cotidianamente.
Uma coisa que ajuda na competência três é o “projeto de texto”, ou seja, um planejamento legal lá no seu rascunho. Um detalhe que deixa evidente ao corretor que você fez um plano antes de escrever é encerrar o texto retomando algo que você usou como contextualização na introdução. Por exemplo, você poderia terminar a redação com: “Assim, as redes sociais contribuirão para a formação de consciência ambiental na população.”
É sempre bom trazer uma frase otimista ao final da proposta de intervenção, dando a ideia de que, se aquilo que você sugere for aplicado, o problema será resolvido, ou seja, o cenário será positivo.
C5) Citar várias ações não conta como um detalhamento. Atente-se aos cinco itens que as propostas de intervenção ENEM precisam ter:
Agente (quem), ação (o que), modo (como), finalidade (para que) e detalhamento (de qualquer um dos outros itens).
Isso que eu deixei entre parênteses são as perguntas que você deve se fazer ao elaborar sua proposta de intervenção.
O que eu faria para solucionar o problema?
Quem tomaria essa atitude (governo, escola, família, etc.)?
Como isso seria feito (lei, projeto, propagandas, …)?
Para quê? Com qual objetivo (reverter o quadro, solucionar a problemática)?
Detalhamento (dar uma breve descrição do agente, dar um nome para um projeto, etc.)
Nota: 740/1000
*lembre-se que essa é uma avaliação de uma estudante, eu não sou corretora oficial, mas posso dar uma nota aproximada de acordo com o que venho aprendendo.
C1) 160/200 (não percebi muitos desvios gramaticais)
C2) 160/200
Você trouxe repertório (citou as redes sociais) e ele foi produtivo, você explicou como isso molda o comportamento das pessoas.
Você escreveu dentro do tema, mas poderia ter citado a questão ambiental logo na introdução.
C3) 140/200
A sua tese não ficou tão bem estruturada na introdução. Você apenas disse que as redes sociais influenciam o comportamento dos indivíduos; seria bom que você escrevesse, além disso, que as redes sociais podem contribuir estimulando a consciência ambiental, afinal, foi isso que você defendeu ao longo do texto, e é legal deixar uma “amostra grátis” logo na introdução. Você poderia ter argumentado um pouco mais, aprofundando seu ponto de vista.
C4) 160/200
Operadores argumentativos (conectivos) foram utilizados ao longo do texto, muito bom! Entretanto, o ENEM ama de paixão esses carinhas, então você precisa estar quase sempre se perguntando “coloquei um ponto final, consigo começar a próxima frase com um conectivo?” e eu torço para que a resposta seja sim! Eu estou exagerando um pouco ksks, mas é mais ou menos isso.
C5) 120/200
Eu encontrei apenas 3/5 dos elementos essenciais na proposta. Opte por apenas uma ou duas das ações que você trouxe e explique ela(s) com mais detalhes, ficou muito vago, você não está dando instruções claras o suficiente sobre como resolver o problema.
No mais, eu gostei bastante da sua redação! Parabéns, e continue escrevendo e aprendendo!
LuadeJesus
A redação está muito coerente em certos pontos , porém eu pude ver pequenos erros de digitação e umas duas linhas no final dos parágrafos , que não fizeram muito sentido no texto e que pareceram desnecessárias , pois sem elas o parágrafo por si só já está ótimo , também sentir falta de citações, mas em resumo, a sua redação está ótima, só falta a correção desses pequenos detalhes. Parabéns!
cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 80 pontos.
Estrutura sintática deficitária.
Alguns desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 120 pontos.
Abordagem completa do tema.
Texto com duas partes, sem introdução.
O repertório é legítimo, pertinente ao tema e seu uso é produtivo (o argumento que defende o uso das redes sociais com o objetivo de incentivar uma melhora de comportamento).
C) Competência 3 (projeto de texto): 120 pontos.
O projeto de texto possui muitas falhas, pois você não deixou claro sua posição a respeito das redes sociais: afinal, são benéficas, maléficas ou isso diz respeito ao uso delas feito?
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 200 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Além disso” e “Portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Também não há repetições problemáticas nem inadequações.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 160 pontos.
Faltou um elemento: o agente.
Nota: 680 (80+120+120+200+160).