A ciência a frente de mais um desafio.Com o país em meio a uma epidemia mundial (Pandemia), a equipe epidemiológica brasileira traz como diferencial um grupo de cientistas altamente qualificados ,tendo como protagonista o vírus COVI-19(coronavírus). Pode-se dizer ,que além da Pandemia, que bate a nossa porta, temos ainda nossas próprias epidemias ,como a Dengue, Zika e chikunguya cujo o qual os meios de contágio são diferentes, mas que são tão fatais quanto o COVI-19 e que causa grande preocupaçao a toda a sociedade.
A priori deve ser destacado a eficiência da equipe científica que em 48 horas, conseguiu encontrar o genoma do vírus COVI-19 ( coronavírus) e identificou de onde veio o infectado(Itália) , segundo a diretora Ester Sabino do Instituto Medicina Tropical (IMT) ,sendo esse um passo a frente para o alcance de uma vacina, enquanto que a Itália de onde veio o paciente infectado , ainda se encontra andando em círculos com a epidemia em suas terras.
Ainda nesse contexto, não podemos esquecer as nossas epidemias domésticas, Dengue, Zika e chikunguya,que açolam nosso territorio, com um agravante ,a ser destacado, que é a redução de recursos de repassa de verbas nos anos de 2014 a 2017 segundo dados colhidos em 12 Março de 2020 ,fornecidos pela secretaria de tecnologia e ciência , comprometendo assim o deselvolvimento na área para a prevenção e combate a doença
Em suma , podemos concluir, que a prevenção se faz necessária em ambas. No caso do COVI-19 o governo Federal deve promover propagandas educativas ,fazer a distribuição de luvas e máscaras para a população, incorporar hospitais particulares no programa para internação e isolamento de futuros casos.Já nos casos das epidemias domésticas a prevenção deve ser contínua, através da televisão aberta para um maior alcance ,através dos municípios contratar agentes com o intuito
de promover visitas de orientação nas residências .Sendo assim , integrando a socidade e a comunidade científica visando o controle das pandemias e epidemias, para um bem em comum ,trazendo tranquilidade a toda sociedade.
A ciência no combate às grandes epidemias
Compartilhar
Caio Pasquini
seguindo os critérios da redação do Enem:
1ª = 160/200
2ª = 160/200
3ª = 140/200
4ª = 140/200
5ª = 140/200
nota final: 740
domínio da língua escrita razoável. falta conteúdo. o texto está com maior teor expositivo do que dissertativo (lembrar sempre que a argumentação é ponto principal do texto). Ideias boas, porém não foram bem formuladas ao longo do texto (o uso de conectivos e o “poder” de síntese melhoraria a leitura e, então, a nota final).
[email protected]
OLÁ
Bom sua introdução achei um pouco massante, você poderia usar somente uma vez a palavra pandemia, pois varias repetições de uma só palavra pode lhe fazer perde pontos, pois você tem que mostrar ter domínio sobre o conteúdo, procure sinônimos onde você possa encaixar, procure filmes ou séries que falem sobre assuntos de doenças para falar sobre, e poder correlacionar com o munto atual que vivemos fica muito bacana, e junto com está correlação você pode trazer a afirmação assim mostrando seu domínio ao conteúdo.