A ciência e a esperança no futuro

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Em When the sleeper Wake, livro de 1899 cujo escritor é o britânico Herbert Gerge Wells, é citado um futuro em que as pessoas usariam um meio de comunicação sem fios e correios de voz, semelhante aos celulares que foram criados posteriormente na história. Nesse contexto é notável o quanto os seres humanos são crentes nas possibilidades que a ciência pode trazer, sem dúvida sendo ela a base da esperança de um tempo sequente próspero e alcançável.
Ademais, há inúmeros avanços tecnológicos de diversas áreas que trazem consigo segurança e conforto para população mundial. O momento pandêmico que vivemos nos dias de hoje é um exemplo do desenvolvimento científico na medicina que em meio a inúmeras mortes em virtude da doença covid-19, pós sua eclosão em 10 meses foi desenvolvida uma vacina em Oxford contra o vírus causador, a qual demoraria em torno de 10 anos para ser feita de acordo com o mesmo laboratório.
Seguindo essa linha de raciocínio, ainda existem um número abundante de ideias e possibilidades na medicina que são discutidas. Aubrey de Grey disserta em uma palestra, Fire 2017, sobre o assunto da dificuldade de morrer por doenças naturais que o ser humano vai encontrar. Também é dito sobre investimentos que serão necessários, porém por ser um gerontologista Aubrey confia fielmente na medicina, porque por mais que existam doenças que sejam mutáveis e evoluem constantemente a ciência faz o mesmo, criando esperanças de que trará uma maior vitalidade e um aumento na expectativa de vida.
Portanto, é certo dizer que em meio à tantos problemas enfrentados atualmente, algo racional e concreto como a ciência nos permite sonhar e ter esperanças em um futuro próspero, assim como Herbert Wells teve, à ponto de escrever em seu livro algo que imaginou e posteriormente à sua morte tornou-se realidade.

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3 Correções

  1. Olá! Boa noite.
    Na sua introdução você não construiu uma tese e isso é essencial.

    Os parágrafos de desenvolvimento se misturam, não da pra saber o que é desenvolvimento 1 e desenvolvimento 2. Ficou um parágrafo muito grande, e isso não é bom, tente fazer uns 4 parágrafos de 5 linhas para se organizar melhor e não ultrapassar o número de linhas exigidas.

    Também senti falta do uso de conectivos, pesquise um pouco sobre isso.

    Na conclusão, se você estiver seguindo o modelo Enem, tem que ter uma proposta de intervenção, senão tente, na conclusão, fazer uma retomada da sua tese, sem copiar a introdução, pesquise no youtube formas de fazer uma conclusão.

    Como não sei para o que você está estudando não vou dar uma nota.

    Abraço e boa sorte!

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  2. Bom dia/Boa tarde/Boa noite! Eu sou nova por aqui, por isso não sei corrigir muito bem as redações, mas darei o meu melhor!
    Pelo que observei, você não problematizou sua tese, não seguiu, pois, o modelo de redação do Enem, que seria construir toda uma problematização do tema e, no fim, pôr uma proposta de intervenção viável. Desse modo, não vou seguir piamente as regras do Enem, afinal de contas, tampouco sei delas.

    1ª) COMPETÊNCIA: DOMÍNIO DA LINGUAGEM (NORMA CULTA)/ESTÉTICA DO TEXTO.
    Primeiramente, gostaria de dizer que a estética de seu texto está muito boa, porém há vários erros de pontuação e gramática que dificultam a leitura e interpretação.
    Citarei alguns deles:

    1º parágrafo:
    “[…] Nesse contexto (coloca-se vírgula após conectivos conclusivos que iniciam a frase), é notável o quanto os seres humanos…

    3º Parágrafo:
    “… porém, por ser um gerontologista, Aubrey confia fielmente na medicina, porque, por mais que existam doenças que sejam mutáveis e evoluAm constantemente, a ciência faz o mesmo…” Lembre-se: apostos são isolados, pois são termos ligado somente ao nome, para especificá-lo/explicá-lo. Além disso, as orações intercaladas são isoladas, como ocorreu em “por mais que existam doenças que sejam mutáveis e evoluam constantemente”, que é uma oração subordinada. Também, tem-se a mudança de sujeito em seguida: “a ciência faz o mesmo”, por isso a obrigação de vírgula para separar esses dois “termos”.

    2ª) COMPETÊNCIA: COMPREENSÃO DA PROPOSTA/ESTRUTURAÇÃO CORRETA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (Introdução (apresentando a tese), desenvolvimento (com argumentos) e conclusão (com a proposta de intervenção).
    Bem, se seu objetivo foi fazer-me pensar que a ciência é a esperança para o nosso futuro, conseguiu. Porém, devo dizer-lhe que seu texto meio que fugiu do âmbito “dissertativo-argumentativo” e entrou no âmbito “dissertativo-expositivo”, visto que é muito complicado desenvolver uma argumentação sem antes uma problematização, isto é, um problema que pode ser atribuído ao tema. Para mim, seu texto possui uma dimensão mais informativa que uma opinativa.
    A introdução apresentou a sua tese “a ciência é a esperança do futuro”, mas não houve uma problematização, tipo: Na contemporaneidade, há questionamentos quanto à validade da ciência…” tlgd?
    Aliás, o 3º Parágrafo, apresenta a nós, os leitores, apenas as ideias que já foram retratadas nos parágrafos anteriores (sobre o desenvolvimento da medicina e seus efeitos positivos), apenas tendo como diferencial a citação da autoridade.

    3ª) COMPETÊNCIA: ORGANIZAÇÃO DOS ARGUMENTOS (COERÊNCIA).

    Bem, como eu disse, sua argumentação foi muito suave. Tente trabalhar, no futuro, com mais problematizações, pois a argumentação não é só afirmações ou explicações. Ela é todo um conjunto de proposições explicativas que visam justificar algo, ou melhor, sempre aquelas justificativas abordadas durante o parágrafo terão uma finalidade, isto é, uma conclusão.

    4ª) COMPETÊNCIA: COESÃO.

    Apenas encontrei um problema muito grande de coesão no parágrafo 2 e 3, respectivamente:

    “[…] O momento pandêmico que vivemos nos dias de hoje é um exemplo do desenvolvimento científico na medicina que em meio a inúmeras mortes em virtude da doença covid-19, pós sua eclosão em 10 meses foi desenvolvida uma vacina em Oxford contra o vírus causador, a qual demoraria em torno de 10 anos para ser feita de acordo com o mesmo laboratório.” Por ser um período muito extenso, alguns fatores o deixaram desconexo, como “pós sua eclosão? |em 10 meses| foi desenvolvida uma vacina….”.

    “Aubrey de Grey disserta em uma palestra, Fire 2017, sobre o assunto da dificuldade de morrer por doenças naturais que o ser humano vai encontrar.” Tome extremo cuidado com expressões isoladas, tipo o que é “Fire 2017”? O nome da palestra? Nome de um evento? Do local?
    É recomendável sempre tentar conectar/ligar as orações, para que o leitor leia com mais fluidez e facilidade.

    5ª) COMPETÊNCIA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (AMADO).
    Bem, já que não houve uma problemática para ser solucionada, então a sua conclusão, em um contexto onde não houve a intenção de fazer uma redação para o Enem, por exemplo, está boa, pois ela retomou o que foi abordado nos outros parágrafos e reafirmou essa “tese”.

    Entretanto, caso haja intenção de produzir uma redação para o Enem, é praticamente obrigatório a presença de:
    •Agente (aquele que vai intervir no problema)
    •Meio (por meio de quê ele vai intervir no problema)
    •Ação (o agente DEVE fazer o quê? Incentivar/Garantir/Assegurar/Intervir…)
    •Detalhamento (Muito negligenciam, porém sempre é bom acrescentar algo a mais a maneira em como o agente vai intervir no assunto em questão)
    •Objetivo (Para que finalidade o agente vai agir?)

    Se me permite, gostaria de dar algumas dicas que podem lhe ajudar na produção de redações:
    Leia algumas redações para que você conheça um pouco mais sobre esse gênero;
    Se for para fazer um texto para o Enem, estude sobre as competências;
    Se quiser fazer um texto dissertativo, o faça na 3ª pessoa;
    Estude sobre esse tipo textual, sobre os mecanismos, técnicas argumentativas e estruturação do parágrafo.

    Desculpa o textão, ainda sou nova nesse negócio de corregir redações, por isso não sei muito bem como manejar. Espero ter ajudado em algo! Ah! Lembre-se que a prática leva ao aprimoramento! Não se desanime! Boa sorte na sua jornada ;3

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  3. Oie, vou pontuar algumas coisas que observei.

    Primeiramente, quando vc cita uma obra é legal q ela esteja em português p que qualquer pessoa possa entender, sendo bilíngue ou não.
    Você tbm já teve trazer na introdução informações sobre o seu D1 e D2, uma porta de entrada com os argumentos que você vai trazer para que o leitor já saiba bem do que se trata seu texto.

    *caso esse seja um texto para o Enem, o ideal é que seja escrito em 3° pessoa.

    *você deixa os períodos muito longos o que faz com que o texto fique muito corrido e um pouco desconexo.

    *Lembre-se que ao começar novos períodos vc deve ter conectivos iniciais.

    *no terceiro parágrafo me pareceu que você apenas falou sobre o Aubrey, mas os parágrafos de argumento são para VOCÊ argumentar, mostrar seus pontos de vista e criticar a problemática. Foi muito bom ter trazido uma analogia, mas analogias são apenas apoio de argumento.

    Na conclusão você deve trazer propostas de intervenção.
    Novamente não sei se sua redação segue modelo Enem, mas caso siga, utilize “agente- ação- meio/modo- finalidade”

    Espero ter ajudado! Boa sorte!!!!!

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