A palavra chave para o momento em que estamos vivenciando seria resiliência, que significa a rápida adaptação ou recuperação de uma situaçao. Pode-se dizer que, no caso dos brasileiros em especial devido a pandemia é um momento que estamos vivenciando a resiliência na economia e no social.
A princípio, podemos destacar as restrições do funcionamento do comércio impostas pelos governadores aos seus estados e alongando-se as empresas em prol da preservação da saúde publica.Logo trazendo uma nova realidade a todos, obrigando assim a uma adaptaçao para uma recuperaçao.No qual ,começa pelos comércios trocando a venda presencial pela venda em plataforma online, tal qual as empresas também fizeram sua parte, assim colocando os trabalhadores em sistema de trabalho online em suas residências, uma prática muito utilizada no exterior, mas que aqui no Brasil era quase que ignorada.Através desses, criando na área econômica novos hábitos como no texto do escritor Alessandro Frezza – O Capitão e o moço.
Em relação ao social podemos perceber que trouxe a todos um novo olhar ao seu semelhante.Dessa forma obrigando não só a cuidar de nós mesmos, como também ajudar a cuidar dos nossos patriarcas e matriarcas, vizinhos, entre outros mais vulneráveis , dando início a uma onda de solidariedade em todo país.
Portanto o governo do estado como responsável pelas restrições, deve através dos programas fiscais e adiamento de impostos promover ajuda aos mesmos, desse modo não havendo demissão em massa trazendo prejuízo a economia.Enquanto ,que no social o governo federal deve disponibilizar internet gratuita , através das operadoras as classe menos favorecidas para que elas façam uso das ferramentas digitais para ficar mais próximas dos entes queridos de um modo seguro, pois através dessas ferramentas não se tem contato físico somente emocional.Sendo deduzido esses custos no imposto de renda dessas empresas, com isso consolidando a capacidade de resiliência do ser humano em situações adversas.
A capacidade de resiliência do ser humano em situações adversas
Compartilhar
lanaP
Bom dia, Edilaine! 1. O primeiro erro que encontrei em sua redação foi a palavra “vivenciamos” que traz o pronome “nós” à tona. Para um modelo estilo Enem é recomendável que não haja contato entre o escritor e interlocutor, então não utilize, de maneira explícita ou subjetiva, tal pronome.
2. Sua redação apresenta erros ortográficos, a falta de vírgula ou a utilização incorreta dela, por exemplo: “Pode-se dizer, que no caso dos brasileiros em especial devido a pandemia é um momento que vivenciamos a resiliência na economia e no social” – a frase está longa demais para possuir apenas uma vírgula e a mesma deveria vir após o “que”.
3. Em sua conclusão, você apresenta a internet gratuita como agente para pessoas desfavorecidas, mas você deve levar em conta que pessoas desfavorecidas não possuem, na maioria das vezes, aparelhos digitais para usufruir do benefício, tornando o mesmo inválido.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações sejam maravilhosas!
LAYSA BEATRIZ
Olá! Tudo bem? Espero que sim!
Bom,assim como eu,creio que você está aqui para aprimorar conhecimentos e produzir pra que terceiros possam dar suas sugestões. Então aqui vai minha sugestão,espero ajudar e que não me leve à mal,pois estou lhe dando uma crítica construtiva,assim como permito que faça o mesmo quando quiser com a minha! hahah
Sua redação foi escrita e pensada de uma boa forma,ótimo temas e bons argumentos. Mas,se você reler novamente,poderá perceber alguns erros de ortografia,o que são levados em conta no Enem,caso sua redação foi pensada nele.
Já na sua conclusão,assim como foi mencionada em uma correção,está meio que desproporcional,pois as pessoas desfavorecidas,realmente não possuem esse recurso.
Releia,e pense direitinho.
Um beijo,espero ter ajudado! S2