O desenho animado “Barbie Dreamhouse”, mostra a vida de uma boneca, considerada com a estética corporal perfeita, sendo o motivo da inveja de sua rival, Raqueli. Diante desse ponto de vista, nota-se a constante presença do incentivo para a obtenção de um corpo perfeito, dado por um padrão inatingível humanamente. Desse modo, é cabível citar que o excesso da busca pela perfeição imposto pela sociedade e a falta de um apoio governamental para o incentivo do autoconhecimento contribuem para a banalização das cirurgias plásticas na sociedade brasileira.
A vista disso, pode-se concluir que a mídia tem forte incentivo nas decisões individuais, tendo foco principalmente na aparência física, já que o “corpo de verão” é o centro das atenções durante o inverno no Brasil. Com isso, a revista Veja anuncia que desde 2008 o Brasil tem sido o segundo país que mais faz cirurgia de estética corporal no mundo, resultando na desenvoltura de uma preocupação social a respeito das doenças mentais resultantes pela busca do corpo perfeito.
Ademais, é evidente que o padrão de beleza é algo construído pela sociedade, com o foco de determinar o modo com que as pessoas devem adaptar seus corpos à perfeição. Na mesma ideologia, o filme “Extraordinário” é um refletor da influência da sociedade para auto aceitação e do papel que a escola deveria ter para manter a boa sanidade física e mental de cada indivíduo. Fora das telas de cinema, nota-se a falta do preenchimento da problemática no contexto brasileiro, pois a semelhança com a ficção está cada vez mais recorrente.
Logo, é notório a necessidade de uma intervenção do Ministério da Saúde para que a problemática seja reduzida, fazendo isso através da obrigatoriedade de eletivas de autoconhecimento e aceitação nas escolas públicas, com a intenção de minimizar os efeitos causados pelo padrão de beleza imposto pela sociedade, que por sua vez ocasionou a banalização das cirurgias plásticas no Brasil, afetando não só a estética corporal mas também o psicológico das pessoas. Desse modo o Brasil tornar-se-á uma nação exemplar para os demais países.
na180220
gente, me ajudem a fazer uma redação nesse tema???
UMA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA SOBRE: A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea.
cartola682
O desenho animado “Barbie Dreamhouse”, mostra a vida de uma boneca, considerada com a estética corporal perfeita, sendo o motivo da inveja de sua rival, Raqueli. Diante desse ponto de vista, nota-se a constante presença do incentivo para a obtenção de um corpo perfeito, dado por um padrão inatingível(2) humanamente. Desse modo, é cabível citar que o excesso da busca pela perfeição imposto pela sociedade e a falta de um apoio governamental para o incentivo do autoconhecimento(3) contribuem para a banalização das cirurgias plásticas na sociedade brasileira.
2 – por que esse padrão é inatingível?
3 – argumento 1 e argumento 2(tese)
A(1) vista disso, pode-se concluir que a mídia tem forte incentivo nas decisões individuais, tendo foco principalmente na aparência física, já que o “corpo de verão” é o centro das atenções durante o inverno no Brasil. Com isso, a revista Veja anuncia que(9)desde 2008(9) o Brasil tem sido o segundo país que mais faz cirurgia de estética corporal no mundo, resultando na desenvoltura de uma preocupação social a respeito das doenças mentais(10) resultantes pela busca do corpo perfeito.
1 – à vista disso
9 – vírgula
10 – Qual relação das doenças mentais com a busca pela corpo perfeito?(aprofundar argumentação).
Análise do primeiro parágrafo: Bom, na sua introdução você havia dito que ia falar do excesso da busca pela perfeição imposta pela sociedade. Você começa falando disso quando diz que a mídia tem forte incentivo nas decisões individuais. No entanto, recomendo você a ter um melhor domínio do parágrafo de desenvolvimento(https://www.youtube.com/watch?v=j3prOdEFncQ&t=2s&ab_channel=Lumaeponto).
Ademais, é evidente que o padrão de beleza é algo construído pela sociedade, com o foco de determinar o modo com que as pessoas devem adaptar seus corpos à perfeição(4). Na mesma ideologia, o filme “Extraordinário” (11) é um refletor da influência da sociedade(5) para auto aceitação(6) e do papel que a escola deveria ter para manter a boa sanidade física e mental de cada indivíduo. Fora das telas de cinema, nota-se a falta do preenchimento da problemática no contexto brasileiro, pois a semelhança com a ficção está cada vez mais recorrente.(7)
4 – Você havia falado do incentivo governamental na introdução, logo aqui você foge do projeto de texto.
5 – Evitar repetições tão próximas de palavras.
6 – autoaceitação
7 – Recomendo reler esse período final e ver se você realmente queria dizer isso.
11 – de que forma o filme mostra essa influência da sociedade para a autoaceitação?
Logo, é notório a necessidade de uma intervenção do Ministério da Saúde(agente) para que a problemática seja reduzida, fazendo isso através da obrigatoriedade de eletivas de autoconhecimento e aceitação nas escolas públicas(meio), com a intenção de minimizar os efeitos causados pelo padrão de beleza imposto pela sociedade(finalidade), que por sua vez ocasionou a banalização das cirurgias plásticas no Brasil, afetando(12) não só a estética corporal(8) mas também o psicológico das pessoas. Desse modo(8) o Brasil tornar-se-á uma nação exemplar para os demais países.(detalhamento)
8 – vírgula
12 – evitar uso excessivo do gerúndio.
Síntese: Você escreve bem, mas recomendo a você estudar alguns pontos, já que redação não é só prática. Esses pontos seriam: parágrafo de desenvolvimento, uso da vírgula, argumentação e os 5 elementos da proposta de intervenção. No YouTube tem vídeos para isso. Em relação à argumentação, recomendo especialmente os da Luma, que tem um conteúdo excelente sobre isso. No concernente à vírgula, a minha recomendação são os vídeos do Noslen, que são bem didáticos em relação a isso.
Claricerochs
Texto maravilhoso, Tema sensacional meus Parabens, repertorio socio-cultural bem colocado. Conectivos tambem de acordo, periodos da introducao e do desenvolvimento 1 e 2 tambem certinho so lhe dou uma dica que e na conclusao voce deixou um periodo muito longo e outro mais menorzinho e pos muita virgula coloque um ponto para que o periodo nao fique tao longo e volte No argumento do desenho Barbie no final da conclusao para que tenha aquela retomada e conclusao EXCELENTE.
BOA SORTE, CONFIE NO SEU POTENCIAL QUE SUA NOTASSA VEM. BJSSS
annabeatrizaaaa9
oiee, adorei sua redação,
Conseguiste retomar as palavras temática diversas vezes ao longo do texto, fazendo com que esse não se perca do tema central. Porém, as conclusões de ambos os desenvolvimentos ficou bem vaga e dispersa, mas ambos os seus dois argumentos eram de forte influência para a banalização dessa problemática. Demonstraste um repertórios produtivos e fidedignos. Senti falta de um segundo desenvolvimento mais claro, a ligação entre o apoio governamental e o padrão de beleza inatingível deveria ter sido mais claramente exposto no tópico frasal, na primeira linha do segundo parágrafo. Em relação ao domínio da língua Portuguesa, eu não sou nenhuma professora e estou tentando melhorar em diversos aspectos. Notei logo no começo da redação um desvio gramatical: a separação do sujeito e o predicado :
(sujeito )O desenho animado “Barbie Dreamhouse”, ( sem vírgola) mostra a vida de uma boneca, considerada com a estética corporal perfeita( predicado)…..
pelo que sei, isso estaria correto se não houvesse um artigo iniciando a frase, mas sim :
” No desenho animado “Barbie Dreamhouse”, retrata-se a vida de uma boneca(….)
massss, adorei a forma como usou os repertórios, achei que no segundo desenvolvimento poderia ter mudado a tática argumentativa e quem sabe colocar algo das áreas sociológicas ou filosóficas, para deixar a problemática mais real e menos ficcional.
conclusão bem feita e bem ligada a problematização. Visto isso, mesmo não sendo nenhuma especialista na área ou algo do tipo, daria 840. MUITO BOMM! PARABÉNS!
Natally
Redação excepcional. Os repertórios foram muito bem colocados, você trouxe argumentos bem completos tbm.
Seria legal que você falasse um pouco mais sobre o filme extraordinário, acho que você falou muito superficialmente. Além disso, faltou a retomada na tese na conclusão e é massa que você traga a sua primeira analogia (o filme da Barbie) pra o final da conclusão, pra que o texto fique cíclico.
Não me cabe te dar nota, mas pela estrutura e argumentos com certeza você já leva um +800.
Espero ter ajudado. Boa sorte!!!!
Marialusg
oi, boa noite
c1 – 160 (alguns erros de escrita e uso da vírgula)
c2 – 200
c3 – 200
c4 – 160 (períodos muito longos, principalmente na conclusão)
c5 – 200
seu texto é bem elaborado e tem uma argumentação concisa, o que permite um texto fluido e coeso. No geral, com certeza essa redação teria uma pontuação altíssima. Pontuei algumas coisas na c1 e c4 apenas como observação.