A ATUAL SITUAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO: COMO RESOLVER?

  • 2

É de conhecimento geral que o atual sistema penitenciário brasileiro está precário e precisa-se de uma reformulação. O Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de presos, porém estes, não vivem em condições humanas, visto que 69,3% dos presídios estão superlotados.

Em primeiro lugar, presos brasileiros somente são mandados para as penitenciárias para se isolarem da sociedade e cumprir sua pena passando um certo período de tempo na prisão, que pode ser dias a anos, longe da população. Porém, esses presidiários, não são preparados para retornarem a sua vida normal e posteriormente tentar sua vida no mercado de trabalho. Somente 12,6 % dos presos estudam e 18,9% trabalham, pois muitas vezes não há estas opções e não é obrigatório.

Além disso, a não divisão de facções criminosas rivais em cadeias diferentes gera muitos conflitos, deixando a superlotação em estado tenso. Em una mesma cela pode haver dois ou mais inimigos do crime, causando brigas e mortes. De 2017 a 2019 houve 200 óbitos causados por agressões nas prisões.

Portanto, é necessário que o ministério da justiça e segurança pública tome providências para melhorar o quadro atual, como construir novos presídios e reformar os antigos construindo novas alas. Deve-se também investir na educação dos presos, tendo a obrigação de todos terem aula com professores especializados, além de trabalharem na fabricação de objetos, por exemplo, para assim, quando voltarem à sociedade, nunca mais retornarem ao presídio, por terem condições de trabalho com novos conhecimentos adquiridos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação está dentro do tema proposto e não houve fuga ao tema. Eu visualizei poucos erro de ortografia. A linha raciocino a redação está boa e os argumentos também seguem uma boa escrita. A ideia de usar dados para basear os seus argumentos na redação é muito boa inclusive sendo um requisito exigido pelo enem, porém faltou citar as fontes de onde os dados foram retirados.
    Já na conclusão você pode citar mais de uma proposta de intervenção. Eu não sou nenhuma especialista, mas daria um 780 para sua redação se arrumar esse pontos citados sua nota deve subir. Continue praticando para chegar anota 1000. E bons estudos.

    • 2
  2. Sua redação está dentro do tema proposto e não houve fuga ao tema. Eu visualizei poucos erro de ortografia. A linha raciocino a redação está boa e os argumentos também seguem uma boa escrita. A ideia de usar dados para basear os seus argumentos na redação é muito boa inclusive sendo um requisito exigido pelo enem, porém faltou citar as fontes de onde os dados foram retirados.
    Já na conclusão você pode citar mais de uma proposta de intervenção. Eu não sou nenhuma especialista, mas daria um 780 para sua redação se arrumar esse pontos citados sua nota deve subir. Continue praticando para chegar anota 1000. E bons estudos!!@

    • -1
  3. Sua redação está dentro do tema proposto e não houve fuga ao tema. Eu visualizei poucos erro de ortografia. A linha raciocino a redação está boa e os argumentos também seguem uma boa escrita. A ideia de usar dados para basear os seus argumentos na redação é muito boa inclusive sendo um requisito exigido pelo enem, porém faltou citar as fontes de onde os dados foram retirados.
    Já na conclusão você pode citar mais de uma proposta de intervenção. Eu não sou nenhuma especialista, mas daria um 780 para sua redação se arrumar esse pontos citados sua nota deve subir. Continue praticando para chegar anota 1000. E bons estudos.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.