A alfabetização infantil no Brasil

  • 0

Consoante o sociólogo Émile Durheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico”, por ser assim, como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja hârmonico e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam preservados. Entretanto, não é isso que acontece de fato, visto que, a questão da alfabetização infantil no Brasil é considerávelmente desanimador e preocupante. Nessa perspectiva, em razão da lacuna educacional e silenciamento, emerge um problema complexo que precisa ser resolvido.

Em primeira análise, a ausência de políticas educacionais realmente efetivas e inovadoras têm contribuido de forma significativa na persistência da problemática. Nessa óptica, segundo o renomado filósofo Immanuel Kant, as pessoas são o que a educação faz dela, nesse ângulo, as escolas não estão efetivando uma adequada alfabetização, seja por despreparo dos professores ou negligência do Estado em não dar o devido suporte técnico e didático. Assim, depreende-se que o sistema de educação do Brasil é bastante falha e, que tal conjuntura configura uma violação do Artigo 7 da Constituição Federal, no qual é direito das crianças e adolecentes, sobre tudo, uma boa formação escolar.

Ademais, a falta de debate acerca o assunto, é um agravante da situação bastante relevante. Dessa maneira, conforme a ideia do filósofo Jürgen Habermans, a linguagem é uma verdadeira forma de mudança, sob essa visão, optando em usar a estratégia de ação comunicativa, resulta modificaçoēs positivas nos mais váriados aspectos sociais, como no caso, contribuir no melhoramento da alfabetização infantil, uma vez que, com os pais  atenados sobre o agravante, eles podem incentivar com mais vigor e falar da importância de ler e escrever para seus filhos e/ou cobrar do governo uma solução.

Portanto, em vista do posicionamento assumido, o Ministério da Educação deve promover políticas públicas de renovação do método de alfabetização no país e campanhas informativas, por meio de investimentos e participação da mídia e de profissionais capacitados, com a finalidade de alcançar o direito das crianças de serem alfabetizados da melhor forma possível. Logo, com essa medida é provável que a ideologia do Durkeim seja concretizada.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
    Nota final: 820
    Apesar de ter utilizado muitas referências e alusões faltou um detalhamento maior nos argumentos, da maneira que está é necessário que o leitor faça inferências externas para entender seu texto.
    Sua conclusão ficou muito bem trabalhada, mostrou com detalhes a maneira que o problema trazido deve ser resolvido e a referência com o a alusão usada no inicio do texto ficou show.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.