A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação exclusiva a todo cidadão brasileiro. Embora, tal privilégio não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa as consequências do analfabetismo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão relevante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as desigualdades entre a sociedade. Nesse sentido, as classes sociais mais carentes não apresentam as mesmas oportunidades que as demais e acabam, muitas vezes, se submetendo ao trabalho infantil e a evasão escolar. Essa situação, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador das consequências do analfabetismo no Brasil. Segundo o curta-metragem “A vida que a gente só ouve falar”, o qual aborda a temática mostrando ao público as dificuldades que os iletrados passam no seu cotidiano, analfabetos possuem poucas oportunidades no mercado de trabalho, visto que não somente a prática de atividades simples se tornam árduas, como também a discriminação que muitos presenciam. Diante de tal descrito, é notório que esse problema gera discordância entre a população e exclusão daqueles que não se formaram no ensino fundamental e médio. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a persistir.
Percebe-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal junto com a participação do Ministério da Educação, crie programa educacionais para adultos e incentivem crianças de zonas carentes a permanecerem no ambiente escolar. Paralelamente, é imperativo que os governos estaduais disponham psicólogos e professores para o auxílio dos mais idosos. Assim, se estabilizará uma sociedade mais justa e igualitária, onde o Estado desempenha corretamente o que conjectura o artigo 6°, na Carta Magna.
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.
Introdução:
Exclusiva se refere ao direito ou a educação? Se for ao direito, o que faz mais sentido, seria no “exclusivo”, erro de concordância.
Esse conectivo “Embora” está entranho, tente substituir, mas é só para fins estéticos, pois geralmente ele vem com um complemento, ex: embora seja perto eu irei de carro, e não embora sozinho.
Se é um direito não é um privilégio, se atente a isso.
“não tem se repercutido com ênfase na prática” ficou meio estranho, se atente a escolha lexical.
Sua tese ficou bem explicita, parabéns.
Uma dica: coloque os dois argumentos também na introdução, pois ajuda o corretor a identificá-los, além de demonstrar organização textual.
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1° parágrafo: .
De acordo com o Descomplica, conectivos como “Em primeira instância, em primeira análise, primeiramente” não podem ser usados como conectivos de início de parágrafo, pois dão ideia de ordem e não de continuidade. Substitua por “Sob esse viés/ Sob essa perspectiva”.
Poderia ter explorado mais seu argumento, falado mais. O repertório coringa foi bem usado, mas poderia ter explorado mais a ausência de medidas governamentais, você basicamente falou que as famílias carentes se submetem a evasão escolar, mas não deixou tão claro a parcela de culpa do governo nisso. Tem que explicar como se o corretor não soubesse de nada.
Você escreve com fluidez.
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2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Ademais”
Repertório bom.
Cuidado com a escolha lexical novamente, e também períodos grandes que tiram a fluidez do seu parágrafo.
Argumento forte, árabéns.
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Conclusão:
“Junto com a participação” ficou meio redundante, que tal contando com a participação?
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: INCORRETO
Detalhamento: INCORRETO
Efeito: correto
Parabéns por retomar o repertório utilizado na introdução, demonstrando organização textual.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) achei alguns erros de concordância e vírgulas, mas no geral você escreve muito bem. Procure um professor, pois eu tenho dificuldade nessa área.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) poderia ter explorado mais seus argumentos, principalmente o primeiro.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) não tem conectivos, os parágrafos não estão bem estruturados
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltaram 2 elementos obrigatórios
NOTA FINAL: 840
Você escreve muito bem e está no caminho certo pro mil, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem no meu instagram de estudos que é: study.anav, avisando que postou, porque aqui as mensagens são muito ruins😊. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Se você puder me dar a melhor correção, pois da muito trabalho corrigir assim com detalhes eu ficarei muito grata 😊 .
ESPERO TER AJUDADO!