A ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO BRASIL: CONSEQUÊNCIAS DO ANALFABETISMO (se possível, colocar nota!)

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação exclusiva a todo cidadão brasileiro. Embora, tal privilégio não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa as consequências do analfabetismo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão relevante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as desigualdades entre a sociedade. Nesse sentido, as classes sociais mais carentes não apresentam as mesmas oportunidades que as demais e acabam, muitas vezes, se submetendo ao trabalho infantil e a evasão escolar. Essa situação, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador das consequências do analfabetismo no Brasil. Segundo o curta-metragem “A vida que a gente só ouve falar”, o qual aborda a temática mostrando ao público as dificuldades que os iletrados passam no seu cotidiano, analfabetos possuem poucas oportunidades no mercado de trabalho, visto que não somente a prática de atividades simples se tornam árduas, como também a discriminação que muitos presenciam. Diante de tal descrito, é notório que esse problema gera discordância entre a população e exclusão daqueles que não se formaram no ensino fundamental e médio. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a persistir.

Percebe-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal junto com a participação do Ministério da Educação, crie programa educacionais para adultos e incentivem crianças de zonas carentes a permanecerem no ambiente escolar. Paralelamente, é imperativo que os governos estaduais disponham psicólogos e professores para o auxílio dos mais idosos. Assim, se estabilizará uma sociedade mais justa e igualitária, onde o Estado desempenha corretamente o que conjectura o artigo 6°, na Carta Magna.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.

    Introdução:

    Exclusiva se refere ao direito ou a educação? Se for ao direito, o que faz mais sentido, seria no “exclusivo”, erro de concordância.

    Esse conectivo “Embora” está entranho, tente substituir, mas é só para fins estéticos, pois geralmente ele vem com um complemento, ex: embora seja perto eu irei de carro, e não embora sozinho.

    Se é um direito não é um privilégio, se atente a isso.

    “não tem se repercutido com ênfase na prática” ficou meio estranho, se atente a escolha lexical.

    Sua tese ficou bem explicita, parabéns.

    Uma dica: coloque os dois argumentos também na introdução, pois ajuda o corretor a identificá-los, além de demonstrar organização textual.

    ———————————————————————————————————————

    1° parágrafo: .

    De acordo com o Descomplica, conectivos como “Em primeira instância, em primeira análise, primeiramente” não podem ser usados como conectivos de início de parágrafo, pois dão ideia de ordem e não de continuidade. Substitua por “Sob esse viés/ Sob essa perspectiva”.

    Poderia ter explorado mais seu argumento, falado mais. O repertório coringa foi bem usado, mas poderia ter explorado mais a ausência de medidas governamentais, você basicamente falou que as famílias carentes se submetem a evasão escolar, mas não deixou tão claro a parcela de culpa do governo nisso. Tem que explicar como se o corretor não soubesse de nada.

    Você escreve com fluidez.

    —————————————————————————————————————————-

    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso do “Ademais”

    Repertório bom.

    Cuidado com a escolha lexical novamente, e também períodos grandes que tiram a fluidez do seu parágrafo.

    Argumento forte, árabéns.

    ———————————————————————————————————————————–

    Conclusão:

    “Junto com a participação” ficou meio redundante, que tal contando com a participação?

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: INCORRETO

    Detalhamento: INCORRETO

    Efeito: correto

    Parabéns por retomar o repertório utilizado na introdução, demonstrando organização textual.

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) achei alguns erros de concordância e vírgulas, mas no geral você escreve muito bem. Procure um professor, pois eu tenho dificuldade nessa área.

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) poderia ter explorado mais seus argumentos, principalmente o primeiro.

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) não tem conectivos, os parágrafos não estão bem estruturados

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltaram 2 elementos obrigatórios

    NOTA FINAL: 840

    Você escreve muito bem e está no caminho certo pro mil, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem no meu instagram de estudos que é: study.anav, avisando que postou, porque aqui as mensagens são muito ruins😊. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Se você puder me dar a melhor correção, pois da muito trabalho corrigir assim com detalhes eu ficarei muito grata 😊 .

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.