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Juventude: impactos na falta de perspectivas da juventude brasileira que não trabalha e nem estuda.
yuri1234
C1- Há mais de dois erros gramaticais. […oportunidades em meio á sociedade.] Aqui há uma troca da crase por um acento agudo (Tá, provavelmente foi erro de digitação, vou desconsiderar, mas vamos seguir). No D1, só nesse trecho [os mecanismos para exercer uma cidadania correta, transformam-se em desaLeia mais
C1- Há mais de dois erros gramaticais. […oportunidades em meio á sociedade.] Aqui há uma troca da crase por um acento agudo (Tá, provavelmente foi erro de digitação, vou desconsiderar, mas vamos seguir). No D1, só nesse trecho [os mecanismos para exercer uma cidadania correta, transformam-se em desafios que está presente] há dois erros: aquela vírgula desnecessária e um erro de concordância (desafios que estÃO presentes). Então há mais de dois erros, os demais não prejudicam a coerência do texto, então 160.
C2- Há uma tese explícita, o tema é abordado corretamente e há pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo (No seu caso, há dois: O Iluminismo e Benjamin Franklin), então não há motivos pra não ser 200.
C3- A introdução cumpre seu papel, os desenvolvimentos bem aprofundados e a conclusão está ok. Porém há uma incoerência no projeto de texto: O encaminhamento argumentativo presente na introdução dá a entender que no primeiro desenvolvimento você vai falar da falta de perspectivas a um emprego digno. Mas na frase de retomada do D1, você menciona impunidade (?). 160
C4- “Em primeira análise” e “Em segunda análise” não são estruturas de retomadas, são estruturas de hierarquia. A partir do Enem 2020, o inep exige que pelo menos 2 parágrafos possuam estruturas de retomada no início (No seu caso, há apenas no último). Há o uso de conectivos dentro dos parágrafos de maneira correta. Na conclusão você usa “através”, não está correto nesse contexto, mas o enem não tira ponto. Há outro problema: durante o texto inteiro e principalmente na conclusão, você utiliza muito gerúndio, não é errado utilizar gerúndio, porém ele em excesso prejudica (é o chamado gerundismo),pois os períodos ficam ambíguos. 120
C5- Vamos lá: Logo, é dever do Governo Federal juntamente com o MEC (AGENTE), atuarem (“ATUAREM EU NÃO POSSO CONSIDERAR COMO UMA AÇÃO)através de investimentos na área de ensino(AQUI É MODO) por meio de programas educacionais(OUTRO MODO), gerando bolsas de estudos e encaminhando jovens para o mercado de trabalho(FINALIDADE), promovendo uma qualificação juvenil social.(EFEITO DA FINALIDADE, POSSO CONSIDERAR UM DETALHAMENTO) Como efeito, a juventude adquirirá uma perspectiva de uma futuro promissor, trazendo fortalecimento para a sociedade. (EFEITO)
Percebeu que não há ação? Talvez possa até estar em algum período (de maneira implícita), mas como eu falei os gerúndios em excesso prejudicam. Então, 160.
Nota: 800
See lessTema: Agrotóxicos: Venenos da modernidade.
yuri1234
Boa tarde Marlon. Seu texto está muito bom, porém apresenta algumas incorreções. Farei uma análise de cada parágrafo. INTRODUÇÃO: Sua estrutura está muito boa, e sua introdução está praticamente completa. Sugiro que você estenda um pouco mais sua alusão, devido ao fato de estar muito simples e curtaLeia mais
Boa tarde Marlon.
See lessSeu texto está muito bom, porém apresenta algumas incorreções.
Farei uma análise de cada parágrafo.
INTRODUÇÃO:
Sua estrutura está muito boa, e sua introdução está praticamente completa.
Sugiro que você estenda um pouco mais sua alusão, devido ao fato de estar muito simples e curta, recomendo que você fale quais foram as modernizações na área social.
Depois de englobada deveria ter uma vírgula.
DESENVOLVIMENTO 1:
Seu tópico frasal está muito curto, frágil e confuso: “Em primeira análise, cabe espaço aos riscos e malefícios à saúde humana.” Cabe espaço? Você também poderia falar de quais são os riscos à saúde humana.
Seu parágrafo, devido ao fato de ter trazido muuuitos dados, ficou muito expositivo, você não precisa de trazer vários fatos, traga apenas um e argumente em cima dele, seus diversos fatos apenas expuseram o problema, não serviram para mostra: OLHA, esse é o MEU ponto de vista.
Sugiro que coloque um “e” entre “plantio” e “que”
Segundo é um pouco informal, substitua por “de acordo” “consoante”…
Coloque a sigla do órgão e entre parênteses escreva o nome por extenso, pois normalmente as pessoas conhecem o órgão pela sigla.
DESENVOLVIMENTO 2
Seu tópico frasal e a estrutura estão show!
Cuidado com o uso repetido de palavras com o mesmo prefixo, desconta ponto na C4.
Corroborar não é sinônimo de colaborar (tem como significa deixar forte, fortalecer…) e é um verbo transitivo direto, então você cometeu um erro de coesão e um erro de regência, pois o “à” é sem crase. Ademais, a construção sintática está um pouco confusa, evite usar palavras muito rebuscadas para não causar prolixidade, que foi o que aconteceu em seu texto.
Mais uma vez, um parágrafo expositivo e não argumentativo.
CONCLUSÃO:
Eu achei sua conclusão perfeita.
Notas:
C1-160 (erros de grafia, compreensão e pontuação).
C2-160 (fez parágrafos expositivos, mas de resto está muito boa).
C3-120 (Excesso de informação, texto expositivo, faltou citar na conclusão a saúde na conclusão, embora você tenha deixado implícito na ultima frase, vc deve citar saúde).
C4-120 (Repetição do prefixo “agro”, retomadas incorretas, e frases de difícil compreensão).
C5-200
Nota:760