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Crise hídrica: a grande vilã do século XXI
yukizin
Boa noite Introdução: Ótima citação, muito bem colocada e encaixada no tema. A contextualização do tema com a realidade é muito bem feita. Um ponto importante que eu percebi, é que quando você diz ''grande demanda por tal recurso'' parece que será um dos seus argumentos, quando na realidade não é, lLeia mais
Boa noite
See lessIntrodução: Ótima citação, muito bem colocada e encaixada no tema. A contextualização do tema com a realidade é muito bem feita. Um ponto importante que eu percebi, é que quando você diz ”grande demanda por tal recurso” parece que será um dos seus argumentos, quando na realidade não é, logo, ficou um pouco mal explorada essa afirmação.
Desenvolvimento 1: Muito bem construído, coeso e com uma ótima linha de raciocínio, contém dados e um repertório espetacular de Aristóteles, fazendo o paralelismo muito pertinente e produtivo. Porém, acho que poderia ter sido um pouco mais aprofundado a questão do desmatamento do Cerrado, ficou um pouco raso no seu texto.
Desenvolvimento 2: Bom parágrafo, explora bem os argumentos e deixou claro a sua visão. Houve repertório, mas poderia ter sido algo mais expressivo.
Conclusão: Breve resumo do texto inteiro, os fatores conclusivos que o Enem exige, duas soluções bem estruturadas e a retomada da introdução. Da forma como o Enem gosta.
Geral: Gostei muito da sua redação, está excelente! Acredito que você já está com um pé na sua faculdade!
NOTA: 980
O controle de classes: a intolerância e o discurso de ódio contra as minorias.
yukizin
Bom dia Introdução: Citação produtiva, bem aprofundada e entrelaçada com o texto, coesão muito boa e linguagem simples, boa prévia do texto na frase final. Desenvolvimento 1: Ótimo repertório, apresentando o feudalismo e o colonialismo brasileiro de modo muito pertinente ao tema proposto, conectivosLeia mais
Bom dia
See lessIntrodução: Citação produtiva, bem aprofundada e entrelaçada com o texto, coesão muito boa e linguagem simples, boa prévia do texto na frase final.
Desenvolvimento 1: Ótimo repertório, apresentando o feudalismo e o colonialismo brasileiro de modo muito pertinente ao tema proposto, conectivos bem encaixados e o argumento interligado com o repertório apresentado. (apenas um comentário extra, verifique a diferença entre os termos: ”índio” e ”indígena”)
Desenvolvimento 2: Bom repertório, produtivo e bem explorado. Argumento, ao meu ver, válido e presente no cotidiano. Porém, senti a falta de variedade em conectivos, especialmente o primeiro termo do parágrafo: ”em segundo lugar”, pareceu um pouco repetitivo, acho que muitos outros poderiam agregar o mesmo efeito.
Conclusão: O parágrafo que eu menos gostei. Embora a estrutura esteja boa e respeitando os critérios do Enem, as formas de se resolver a problemática, como a criação do ”Pró-igualdade” esbarra diretamente no bolsa família, já existente, dessa forma tornaria-se mais um gasto administrativo, gerando mais burocracia tanto para os necessitados, quanto para o governo. E sobre a abertura das escolas, será que não tornaria-se um pouco repetitivo e com poucos resultados efetivos?
Geral: Gostei bastante da redação, bem dentro do padrão Enem, mas acho que pecou na conclusão. Embora a proposta de intervenção seja bem específica, uma criação autoral, ela acabou se tornando pouco efetiva.
Nota: 900
Obs: Não sou especialista, também sou estudante. Qualquer problema na minha correção, podemos conversar.